Herófilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Herófilo (Calcedônia, 335 a.C.280 a.C.) - em grego Herophilos - foi um médico grego, nascido em Chalkedon (Calcedônia), na Ásia Menor. Ele é conhecido como o primeiro anatomista da história. Junto com Erasístrato fundou a famosa Escola de Medicina de Alexandria. Herófilo é considerado o pai da Anatomia, foi um dos primeiros a basear suas conclusões na dissecção de cadáveres. Ele estudou o cérebro, reconhecendo este órgão como o centro do sistema nervoso e da inteligência. Dissecou e descreveu sete pares de nervos cranianos. Também distinguiu nervos de vasos sanguíneos e os nervos motores dos sensitivos. Outros objetos de estudo foram os olhos, fígado, pâncreas, as glândulas salivares, e o trato alimentar, assim como os órgãos genitais. Foi também um estudioso de Hipócrates e escreveu um tratado sobre o método hipocrático.

Seus trabalhos se perderam, mas Galeno o citava muito, no segundo século d.C.

Acredita-se que Herófilo tenha sido um dos fundadores do Método Científico. Ele introduziu o método experimental na medicina e considerava-o essencial para o conhecimento. Por isso, foi criticado por Galeno, para quem o método experimental contrariava o raciocínio.

Herófilo também introduziu muitos dos termos científicos usados até hoje para descrever fenômenos anatômicos. Foi o primeiro a utilizar terminologia convencional, em vez de "nomes naturais", utilizando termos que criou para descrever seus objetos de estudo, nomeando-os pela primeira vez, por exemplo denominou o primeiro troço do intestino delgado Duodeno dado medir doze dedos.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.