Holdemar Menezes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Holdemar Meneses)
Holdemar Menezes
Holdemar Menezes
Nascimento 13 de dezembro de 1921
Aracati
Morte 19 de agosto de 1996
Cidadania Brasil
Ocupação escritor

Holdemar Oliveira de Menezes[1] (Aracati, 13 de dezembro de 1921Florianópolis[2], 19 de agosto de 1996) foi um médico, professor, escritor e político brasileiro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Aracati, no Ceará, sendo o terceiro filho de Ezequiel Silva de Menezes e Otília Oliveira de Menezes. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, em 1949, se formou na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, hoje parte da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Sua especialidade era ginecologia e obstetrícia. Durante a graduação, participou do movimento político estudantil e foi membro da União Metropolitana dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro (UMES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em 1950, casou-se com a pianista Hilda Cardoso de Menezes, com quem teve três filhos. Terminada a residência no Hospital da Gamboa, no Rio, foi para Santa Catarina, onde iniciou efetivamente a carreira profissional. Em São Francisco do Sul, foi cirurgião-diretor do Hospital de Nossa Senhora de Nazaré e diretor do Hospital de Caridade. Em Araquari, foi chefe do posto de saúde local. Em Florianópolis, foi diretor da Maternidade Carmela Dutra.

Na área da saúde, ocupou ainda os cargos de delegado estadual do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU) e chefe da divisão médica do Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Estivadores e Transportes de Cargas (IAPETC).

Lecionou Medicina Legal na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Biologia Educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Dedicou grande parte de sua vida à escrita, mesmo sem nunca ter sido escritor em tempo integral. Em 1972, foi agraciado com o Prêmio Jabuti (um dos mais respeitados da literatura brasileira) por seu livro A Coleira de Peggy. É considerado um imortal pela Academia Catarinense de Letras (ACL).

Atuou também no jornalismo, colaborando com o jornal O Estado e a revista A Verdade.[3]

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Exerceu a vereança na Câmara Municipal de São Francisco do Sul.

Pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), foi deputado estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª legislatura (1963 — 1967), como suplente convocado.[4]

Referências

  1. De acordo com a grafia antiga, Holdemar Oliveira de Menezes.
  2. Meirinho, Jali: Datas Históricas de Santa Catarina – 1500/2000. Florianópolis : Insular, Editora da UFSC, 2000.
  3. «Holdemar Menezes / Biografias / Memória Política de Santa Catarina». memoriapolitica.alesc.sc.gov.br. Consultado em 18 de janeiro de 2022 
  4. Holdemar Menezes, Memória Política de Santa Catarina, em memoriapolitica.alesc.sc.gov.br

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Piazza, Walter: Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985.
  • Meirinho, Jali: Datas Históricas de Santa Catarina – 1500/2000. Florianópolis: Insular, Editora da UFSC, 2000.


Precedido por
Heitor Pinto da Luz e Silva
(fundador)
ACL - cadeira 12
1970 — 1996
Sucedido por
Edson Ubaldo