Horário Padrão Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Fuso Horário Central da América do Norte (CT ou C) é um fuso horário em partes do Canadá, Estados Unidos, México, América Central, algumas ilhas do Caribe e parte do Oceano Pacífico Oriental.

O Horário Padrão Central (CST) está seis horas atrás do Tempo Universal Coordenado (UTC). Durante o verão, a maior parte da zona usa o horário de verão (DST) e muda para o horário de verão central (CDT), que é cinco horas atrás do UTC.[1][2]

A maior cidade do Fuso Horário Central é a Cidade do México ; a área metropolitana da Cidade do México é a maior área metropolitana da zona e da América do Norte.

Regiões usando hora central[editar | editar código-fonte]

Canadá[editar | editar código-fonte]

A província de Manitoba é a única província ou território no Canadá que observa o horário central em todas as áreas.

As seguintes províncias e territórios canadenses observam o horário central nas áreas indicadas, enquanto suas outras áreas observam o horário do leste:

Além disso, a maior parte da província de Saskatchewan está no horário padrão central durante todo o ano, nunca se ajustando ao horário de verão. As principais exceções incluem Lloydminster, uma cidade situada na fronteira entre Alberta e Saskatchewan. A carta da cidade estipula que ela deve observar o horário das montanhas e o horário de verão, colocando a comunidade no mesmo horário de toda Alberta, incluindo as principais cidades de Calgary e Edmonton. Como resultado, durante o verão, os relógios de toda a província coincidem com os de Alberta, mas durante o inverno, os relógios da maior parte da província coincidem com os de Manitoba.

Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Dez estados estão contidos inteiramente no fuso horário central:

Cinco estados são divididos entre o horário central e o horário padrão da montanha :

Cinco estados estão divididos entre o horário central e o horário do leste :

Além disso, Phenix City, Alabama, e várias comunidades próximas em Russell County, Alabama, observam não oficialmente o horário do leste. Isso se deve à proximidade de Columbus, na Geórgia, que fica no horário do leste.

Embora legalmente localizado dentro do fuso horário central, Kenton, Oklahoma - localizado a leste adjacente da fronteira definida dos fusos horários Central e Mountain (na divisa do estado de Oklahoma− Novo México) - não oficialmente observa o horário da montanha.[3] Isso ocorre porque a maioria das pessoas que interagem com a cidade residem no Novo México ou no Colorado.[4][3])

México[editar | editar código-fonte]

A maior parte do México - aproximadamente os três quartos do leste - fica no fuso horário central, exceto cinco estados do noroeste (Baixa Califórnia, Baja California Sur, Sinaloa, Sonora e a maior parte de Naiarite) e um estado do sudeste (Quintana Roo).

América Central[editar | editar código-fonte]

Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua usam o horário padrão central durante todo o ano.

Ilhas do Pacífico Oriental e outras áreas[editar | editar código-fonte]

As Ilhas Galápagos, no Equador, usam o horário padrão central durante todo o ano; o restante do Equador usa o horário padrão do leste. Tanto a Ilha de Páscoa quanto a Ilha Salas y Gómez no Chile usam o Horário Padrão Central durante o inverno do Hemisfério Sul e o Horário de Verão Central durante o verão do Hemisfério Sul; o restante do Chile usa o horário padrão do Atlântico e o horário de verão do Atlântico.

Horário de Verão Central[editar | editar código-fonte]

O horário de verão (DST) está em vigor em grande parte do fuso horário central entre meados de março e início de novembro. A hora modificada é chamada de "Central Daylight Time" (CDT) e é UTC-05:00. No Canadá, Saskatchewan não observa mudança de horário. Uma razão para a falta de mudança de horário em Saskatchewan é que o 105º meridiano de longitude, o ponto inicial do fuso horário da montanha, divide a província em partes aproximadamente iguais. A província optou por mudar para o horário de verão "permanente" por fazer parte do fuso horário central. A única exceção é a região imediatamente ao redor do lado de Saskatchewan da cidade biprovincial de Lloydminster, que optou por usar o horário de montanha com DST, sincronizando seus relógios com os de Alberta.

Nas áreas dos fusos horários canadenses e americanos que observam o horário de verão, a partir de 2007, o horário local muda às 02:00, horário padrão local, para 03:00, horário de verão local, no segundo domingo de março e retorna às 02:00, horário de verão local. hora para 01:00 hora padrão local no primeiro domingo de novembro. O México decidiu não concordar com essa mudança e observa seu horário de verão do primeiro domingo de abril ao último domingo de outubro. Em dezembro de 2009 , o Congresso mexicano permitiu que dez cidades fronteiriças, oito das quais em estados que observam o horário central, adotassem o horário de verão dos EUA em vigor em 2010. Outubro de 2022 foi o último CDT no México, pois aboliu o horário de verão. Nos EUA, o Sunshine Protection Act é uma legislação proposta que acabaria permanentemente com as mudanças sazonais.[5]

Lista alfabética das principais áreas metropolitanas do fuso horário central[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Central Time (CST/CDT) | GMT». greenwichmeantime.com (em inglês). Consultado em 22 de maio de 2020 
  2. Melo, Marcelo (20 de maio de 2022). «Diferença de horário Brasil e EUA: Conheça o horário dos EUA!». IE Intercâmbio no Exterior. Consultado em 4 de julho de 2023 
  3. a b Young, Norma Gene. "Cimarron County," Encyclopedia of Oklahoma History and Culture, Oklahoma Historical Society, Accessed June 30, 2015.
  4. Bright, Sheilah (19 de setembro de 2012). «The Last of Kenton». This Land Press. Consultado em 9 de setembro de 2020. Cópia arquivada em 27 de setembro de 2020 
  5. S.623 - Sunshine Protection Act of 2021 US Congress

Ligações externas[editar | editar código-fonte]