Humberto de Lencastre, Duque de Gloucester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Humphrey, Duque de Gloucester

Humphrey de Lencastre, Duque de Gloucester (139023 de fevereiro de 1447) foi o quinto filho do rei Henrique IV de Inglaterra. Em 1414, o seu irmão mais velho Henrique V fez dele Duque de Gloucester. Através do seu casamento com Jacqueline Wittelsbach, Humphrey tornou-se Conde da Zelândia, Hainaut e Holanda em 1422. A união, um desastre a todos os níveis, foi anulada em 1428, deixando Humphrey livre para casar com Eleanor Cobham, a sua amante.

Depois da morte prematura de Henrique V em 1422, Humphrey tornou-se no regente do sobrinho Henrique VI, então um bebé de meses. Enquanto o seu irmão e co-regente João, Duque de Bedford se ocupava da questão francesa, Humphrey ocupou-se da educação do sobrinho e da governação do reino. Com a maioridade de Henrique VI, Humphrey cedeu a custo o poder mas nunca deixou de tentar influenciar o sobrinho. Em 1447, a sua mulher Eleanor foi presa, julgada e condenada por feitiçaria contra o rei, a fim de favorecer Humphrey. Embora não tendo sido directamente acusado, Humphrey foi preso e morreu (assassinado provavelmente) poucos dias depois.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.