I Want to Hold Your Hand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

I Want To Hold Your Hand é o nome de uma música lançada pelo grupo de rock inglês The Beatles em 1963. É uma das músicas de maior sucesso dos Beatles. Composta pela dupla Lennon/McCartney, pode ser considerada o marco inicial da Beatlemania nos Estados Unidos pois foi a primeira música do Beatles a fazer sucesso nos EUA, alcançando a primeira posição na Billboard no dia 1º de fevereiro de 1964 como a mais tocada nas rádios por sete semanas (Billboard 1) e esteve entre as cem mais tocadas por quinze semanas (Hot 100). No Reino Unido, o single havia alcançado o primeiro lugar nas paradas no dia 12 de dezembro de 1963, permanecendo no topo por cinco semanas.

Amostra do single "I Want to Hold Your Hand" (1963), que ajudou a cimentar o sucesso internacional da banda. Atingiu uma popularidade enorme nos EUA poucas semanas antes da estreia da banda no país.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Em sua primeira visita pelos Estados Unidos, os Beatles a tocaram na antológica apresentação no Ed Sullivan Show (programa de televisão de maior força na época no país) quebrando record de audiência.

Com uma harmonia simples, a música fala sobre uma declaração de amor. Foi gravada em 17 de outubro de 1963 nos estúdios Abbey Road em Londres.

Curiosidades

Créditos:

John Lennon: vocal principal e guitarra base

Paul McCartney: vocal principal e baixo

George Harrison: guitarra solo

Ringo Starr: Bateria

  • Em 1964, os Beatles gravaram uma versão em alemão da música, chamada "Komm, Gib Mir Deine Hand".
  • Em 1978, mais de dez anos depois da apresentação no Ed Sullivan Show, foi feito um filme com esse tema. O filme conta a história de seis amigas que saem de sua cidade para ver a primeira apresentação dos Beatles em solo americano.
  • O último concerto dos Beatles, no telhado da Apple Records, em 1969: a tarde fria, mas empolgante de Londres fez com que a já então consagrada banda tocasse por quarenta minutos.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de The Beatles é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.