Magical Mystery Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Magical Mystery Tour
Trilha sonora de The Beatles
Lançamento 27 de Novembro de 1967 (EUA) (LP)
8 de Dezembro de 1967 (Reino Unido) (EP)
19 de Novembro de 1976 (Reino Unido) (LP)
Gravação Abbey Road
Novembro de 1966 a Novembro 1967 (LP, CD)
Abril a Novembro de 1967 (EP)
Gênero(s) Rock Psicodélico
Duração 36:49 (LP, CD)
19:12 (EP)
Gravadora(s) Parlophone, Capitol, EMI
Produção George Martin
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de The Beatles
Último
Último
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
(1967)
The Beatles
(1968)
Próximo
Próximo
Singles de Magical Mystery Tour
  1. "Strawberry Fields Forever"
    Lançamento: 13 de Fevereiro de 1967
  2. "Penny Lane"
    Lançamento: 17 de Fevereiro de 1967
  3. "All You Need Is Love"
    Lançamento: 7 de Julho de 1967
  4. "Baby, You're a Rich Man"
    Lançamento: 7 de Julho de 1967
  5. "Hello, Goodbye"
    Lançamento: 24 de Novembro de 1967
  6. "I Am the Walrus"
    Lançamento: 24 de Novembro de 1967

Magical Mystery Tour é um disco gravado pelos Beatles, lançado no formato EP duplo no Reino Unido e LP nos E.U.A. Produzidas por George Martin, ambas as versões incluem as seis canções da trilha sonora do filme homônimo de 1967. O disco foi lançado no Reino Unido no dia 8 de dezembro de 1967 como um EP duplo de seis faixas, pelo selo Parlophone, e, nos E.U.A., no dia 27 de novembro de 1967, como um LP de onze faixas compilado pela Capitol Records, incluindo no segundo lado do disco músicas dos compactos lançados pela banda naquele ano de 1967. O resto do mundo, incluindo o Brasil (pelo selo Odeon), seguiu o formato inglês. O primeiro lançamento oficial no Reino Unido do LP de 11 faixas não ocorreu até 1976.

Apesar das críticas largamente difundidas na mídia em relação ao filme, a trilha sonora foi um sucesso de crítica e público e foi indicada ao Grammy. Em 1987, quando os Beatles atualizaram todo seu catálogo para o lançamento em CD, a sequência de onze faixas do LP estadunidense foi adotada como "oficial" em detrimento da sequência de seis músicas do EP inglês, por esta não ser considerada viável (poucas músicas para um CD). Juntamente com os demais álbuns de estúdio da banda, o Magical Mystery Tour foi remasterizado digitalmente e relançado no dia 9 de setembro de 2009, nas versões mono e estéreo. Em 2012, o EP duplo mono foi relançado numa caixa especial contendo, além dos EPs propriamente, o filme em DVD e em Blu-Ray, e, ainda, um livreto extra com informações e fotos. No dia 9 de setembro de 2014 foi relançada uma nova remasterização analógica, mono, do LP estadunidense, juntamente com toda a discografia da banda em vinil.

A história do projeto[editar | editar código-fonte]

O filme Magical Mystery Tour[editar | editar código-fonte]

Depois de gravarem o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club BandPaul McCartney quis criar um filme baseado nos Beatles e sua música. O filme não teria roteiro: várias pessoas comuns viajariam num ônibus rodoviário (modelo Bedford VAL de 1964), e teriam aventuras "mágicas" não especificadas. O filme Magical Mystery Tour foi feito e incluía seis novas canções dos Beatles. O filme foi originalmente exibido no canal BBC de televisão nas férias de Natal, mas foi duramente criticado.

Formatos iniciais[editar | editar código-fonte]

O número de canções usadas no filme impôs um desafio aos Beatles e a EMI, sua gravadora no Reino Unido, já que eram poucas para um LP e muitas para um EP. Uma ideia foi lançar um EP que tocasse na rotação de 33, mas isso causaria perda na qualidade do áudio, o que era inaceitável. A solução foi lançar um formato inovador de dois EPs, mono, embalados em capa dupla que incluía um livreto de 28 páginas contendo as letras e fotografias coloridas.

Os EPs, entretanto, não eram populares nos E.U.A. à época, então a Capitol Records decidiu lançar a trilha sonora no formato de LP, com o primeiro lado contendo a trilha sonora (embora em ordem diferente da do EP), e o segundo lado incluindo faixas dos compactos lançados naquele ano; sendo que três das cinco canções do lado 2 eram em "falso estéreo" ("Penny Lane", "Baby, You're a Rich Man" and "All You Need Is Love").

Histórico de lançamentos[editar | editar código-fonte]

Em 1969 e 1971, mixagens em estéreo verdadeiro até então indisponíveis foram criadas, o que permitiu o lançamento da primeira versão do LP com tais mixagens.

Devido à demanda pública do LP no Reino Unido - a versão estadunidense, importada, atingiu o 31º lugar nas paradas britânicas em janeiro de 1968 -, a EMI o lançou em 1976, mas reutilizando as masters em falso estéreo da Capitol Records.

Quando da padronização do catálogo dos Beatles para o lançamento mundial em CD, em 1987, a versão estadunidense do LP (em estéreo verdadeiro) foi incluída aos demais álbuns britânicos.

A inclusão dos compactos de 1967 no CD com esse álbum fez com que este tivesse a duração semelhante aos demais CDs dos álbuns originais, e eliminou a necessidade de os três compactos (a saber: "Strawberry Fields Forever & Penny Lane", "All You Need Is Love / Baby You're A Rich Man" e "Hello, Goodbye") serem incluídos no álbum Past Masters, uma coletânea em dois volumes criada para acompanhar o lançamento inicial dos CDs e disponibilizar todas as faixas não encontradas nos álbuns originais (a maioria sendo de compactos) no formato de CD.

Recepção[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora foi recebida muito melhor do que o filme. Foi indicada para a premiação do Grammy de álbum do ano de 1968, e alcançou o 1º lugar nos E.U.A., aí permanecendo por oito semanas.

As faixas dos discos[editar | editar código-fonte]

Álbum (LP)[editar | editar código-fonte]

Todas as faixas são de autoria de Lennon-McCartney, exceto onde indicado.

Lado 1: trilha sonora do filme

N.º Título Duração
1. "Magical Mystery Tour"   2:43
2. "The Fool on the Hill"   3:00
3. "Flying" (Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) 2:16
4. "Blue Jay Way" (Harrison) 3:56
5. "Your Mother Should Know"   2:29
6. "I Am the Walrus"   4:36

'Lado '2: compactos de 1967

N.º Título Duração
1. "Hello, Goodbye"   3:30
2. "Strawberry Fields Forever"   4:10
3. "Penny Lane"   3:03
4. "Baby, You're a Rich Man"   3:03
5. "All You Need Is Love"   3:48

EP duplo[editar | editar código-fonte]

Lado 1

N.º Título Duração
1. "Magical Mystery Tour"   2:51
2. "Your Mother Should Know"   2:29

Lado 2

N.º Título Duração
1. "I Am the Walrus"   4:36

Lado 3

N.º Título Duração
1. "The Fool on the Hill"   3:00
2. "Flying" (Lennon/McCartney/Harrison/Starkey) 2:16

Lado 4

N.º Título Duração
1. "Blue Jay Way" (Harrison) 3:56

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994 ISBN 0-06-095065-X
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7
  • Miles, Barry. Paul McCartney - Many Years From Now. Secker & Warburg, 1997. Page: 357. ISBN 0-436-28022-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de The Beatles é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.