Till There Was You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Till There Was You é uma canção escrita por Meredith Willson para sua peça musical de 1957 The Music Man, e que também apareceu na versão do filme de 1962. A canção é cantada pela personagem Marian Paroo (Barbara Cook interpretou-a na Broadway, Shirley Jones no filme) para o Professor Harold Hill (retratado pelo ator Robert Preston) no final do ato 2.

A primeira gravação da canção foi lançada antes mesmo da versão da trilha sonora de 1958. Cópias promocionais do single foram lançadas em 26 de novembro de 1957, enquanto que a produção da Brodway a lançou em 19 de dezembro. Produzida por Nelson Riddle, ela apresenta a vocalista de 17 anos, Sue Raney e sua orquestra.

Em 1959, Anita Bryant gravou um single que atingiu o ranking #30 da Billboard Hot 100; uma versão instrumental de 1962 de Valjean também é bastante popular.

A versão dos Beatles[editar | editar código-fonte]

Os Beatles incluiram a canção no álbum With the Beatles (Reino Unido - 1963), e Meet the Beatles! (Estados Unidos - 1964).

Paul McCartney conheceu a canção pela prima mais velha, Bett Robbins.[1] "Till There Was You" fez parte do repertório de 1962 apresentada ao vivo no Star Club em Hamburgo.[2] Tornou-se uma amostra da versatilidade dos Beatles, provando que eles poderiam mudar facilmente entre o rock and roll e as balladas. Canção foi apresentada ao vivo em 1963 no Royal Command Performance.

Os Beatles a tocaram na audição da Decca Records em 1 de janeiro de 1962,[2] e foi a segunda de seis canções apresentada no programa de televisão de Ed Sullivan em 9 de fevereiro de 1964.[3]

Existe ainda a versão ao vivo gravada durante o programa de rádio na BBC presente no álbum Live at the BBC (lançado em 1994) e a versão ao do Royal Command presente no Anthology 1 (lançado em 1995).

Créditos[editar | editar código-fonte]

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Ray Coleman Yesterday & Today p.25
  2. a b Bill Harry The Ultimate Beatles Encyclopedia p.651
  3. Ian MacDonald Revolution in the Head p.80