I Want to Hold Your Hand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"I Want to Hold Your Hand"
Single de The Beatles
Lado B Reino Unido This Boy
Estados Unidos I Saw Her Standing There
Lançamento 29 de novembro de 1963
Formato(s) compacto
Gravação 17 de outubro de 1963
Gênero(s) rockpop rock
Duração 02:25
Gravadora(s) Reino Unido Parlophone
R 5084
Estados Unidos Capitol
R 5112
Composição Lennon-McCartney
Produção George Martin
Cronologia de singles de The Beatles
She Loves You
Can't Buy Me Love

"I Want To Hold Your Hand" é uma canção lançada pelo grupo de rock inglês The Beatles em 1963. Composta pela dupla Lennon/McCartney, pode ser considerada o marco inicial da Beatlemania nos Estados Unidos pois foi a primeira música do Beatles a fazer sucesso neste país, alcançando a primeira posição na Billboard no dia 1º de fevereiro de 1964 como a mais tocada nas rádios por sete semanas e esteve entre as cem mais tocadas por quinze semanas (Hot 100). No Reino Unido, o single havia alcançado o primeiro lugar nas paradas no dia 12 de dezembro de 1963, permanecendo no topo por cinco semanas.

Origem da Composição[editar | editar código-fonte]

A rejeição da Capitol Records das gravações do grupo nos Estados Unidos era agora a principal preocupação de Brian Epstein, e ele encorajou Lennon e McCartney a escrever uma música para atrair especificamente o mercado americano. George Martin, no entanto, não tinha tais lembranças explícitas, acreditando que a Capitol não tinha alternativa a não ser lançar "I Want To Hold Your Hand" devido à crescente demanda pelo produto do grupo.

McCartney havia se mudado recentemente para 57 Wimpole Street, Londres, onde estava hospedado como convidado do Dr. Richard e Margaret Asher, e cuja filha, a atriz Jane Asher, se tornou namorada de McCartney após seu encontro no início do ano. Este local se tornou brevemente a nova base de escrita de Lennon e McCartney, substituindo a casa de McCartney em Forthlin Road em Liverpool. Margaret Asher ensinou oboé na "pequena e abafada sala de música" no porão, onde Lennon e McCartney se sentaram ao piano e compuseram "I Want to Hold Your Hand".

John estava intigado com um álbum contemporâneo francês de música experimental. Havia uma faixa em que uma frase musical se repetia, como se o disco estivesse arranhado. O efeito foi usado em "I Want To Hold Your Hand" - por sugestão minha - , em "that my love, i can't hide, i can't hide, i can't hide". Afirmava Freeman

Em setembro de 1980, Lennon disse à revista Playboy:

Escrevemos muitas coisas juntos, um a um, olho no olho. Como em 'I Want to Hold Your Hand', lembro-me de quando conseguimos o acorde que compôs a música. Estávamos na casa de Jane Asher, lá embaixo, no porão, tocando piano ao mesmo tempo. E nós tínhamos, 'Oh você-u-u / entendeu algo ...' E Paul toca esse acorde e eu viro para ele e digo, 'É isso aí!' Eu disse: 'Faça isso de novo!' Naquela época, costumávamos escrever absolutamente assim - ambos brincando um no nariz do outro.

Em 1994, McCartney concordou com a descrição de Lennon das circunstâncias em torno da composição de "I Want to Hold Your Hand", dizendo: "'Olho no olho' é uma descrição muito boa. É exatamente assim que foi. 'Eu quero Hold Your Hand 'foi muito co-escrito. " De acordo com Ian MacDonald, de acordo com a forma como Lennon e McCartney colaboraram naquela época, frases liricamente brandas e aleatórias eram provavelmente citadas pela dupla; se as frases se ajustassem ao som geral, elas permaneceriam. O título da música era provavelmente uma variação de "I Wanna Be Your Man", que os Beatles gravaram recentemente no EMI Studios.

Amostra do single "I Want to Hold Your Hand" (1963), que ajudou a cimentar o sucesso internacional da banda. Atingiu uma popularidade enorme nos EUA poucas semanas antes da estreia da banda no país.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Créditos[editar | editar código-fonte]

De acordo com Ian MacDonald:[1]

Versão em português[editar | editar código-fonte]

Em 1964, os Duo Ouro Negro fizeram uma versão em português da música, intitulada "Agora Vou Ser Feliz".[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MacDonald 1998, p. 87.
  2. «Bandas portuguesas reúnem versões dos Beatles em colectânea». Público. 28 de janeiro de 2004. Consultado em 13 de outubro de 2021. A compilação abre com a versão portuguesa de "I Want To Hold Your Hand", pelo Duo Ouro Negro, que recebeu o título de "Agora Vou Ser Feliz" (1964) 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single de The Beatles é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.