I Want to Hold Your Hand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
"I Want to Hold Your Hand"
Single de The Beatles
do álbum Meet the Beatles!
Lado B Reino Unido This Boy
Estados Unidos I Saw Her Standing There
Lançamento 29 de novembro de 1963
Formato(s) Compacto
Gravação 17 de outubro de 1963
Gênero(s) Rock and roll, pop, pop rock
Duração 02:27
Gravadora(s) Reino Unido Parlophone
R 5084
Estados Unidos Capitol
R 5112
Composição Lennon-McCartney
Produção George Martin
Cronologia de singles de The Beatles
She Loves You
Can't Buy Me Love

I Want To Hold Your Hand é o nome de uma música lançada pelo grupo de rock inglês The Beatles em 1963. É uma das músicas de maior sucesso dos Beatles. Composta pela dupla Lennon/McCartney, pode ser considerada o marco inicial da Beatlemania nos Estados Unidos pois foi a primeira música do Beatles a fazer sucesso nos EUA, alcançando a primeira posição na Billboard no dia 1º de fevereiro de 1964 como a mais tocada nas rádios por sete semanas (Billboard 1) e esteve entre as cem mais tocadas por quinze semanas (Hot 100). No Reino Unido, o single havia alcançado o primeiro lugar nas paradas no dia 12 de dezembro de 1963, permanecendo no topo por cinco semanas.

Amostra do single "I Want to Hold Your Hand" (1963), que ajudou a cimentar o sucesso internacional da banda. Atingiu uma popularidade enorme nos EUA poucas semanas antes da estreia da banda no país.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Em sua primeira visita pelos Estados Unidos, os Beatles a tocaram na antológica apresentação no Ed Sullivan Show (programa de televisão de maior força na época no país) quebrando record de audiência.

Com uma harmonia simples, a música fala sobre uma declaração de amor. Foi gravada em 17 de outubro de 1963 nos estúdios Abbey Road em Londres.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Créditos:

John Lennon: vocal principal e guitarra base

Paul McCartney: vocal principal e baixo

George Harrison: guitarra solo

Ringo Starr: Bateria

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde fevereiro de 2012).
  • Em 1964, os Beatles gravaram uma versão em alemão da música, chamada "Komm, Gib Mir Deine Hand".
  • Em 1978, mais de dez anos depois da apresentação no Ed Sullivan Show, foi feito um filme com esse tema. O filme conta a história de seis amigas que saem de sua cidade para ver a primeira apresentação dos Beatles em solo americano.
  • O último concerto dos Beatles, no telhado da Apple Records, em 1969: a tarde fria, mas empolgante de Londres fez com que a já então consagrada banda tocasse por quarenta minutos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.