I Saw Her Standing There

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"I Saw Her Standing There"
Single de The Beatles
do álbum Please Please Me
Lado A "I Want To Hold Your Hand"
Lançamento 26 de Dezembro de 1963
Formato(s) 7'
Gravação Abbey Road Studios 11 de Fevereiro de 1963
Gênero(s) Rock, Beat
Duração 2:55
Gravadora(s) Capitol Records
Composição Lennon/McCartney
Produção George Martin
Cronologia de singles de The Beatles
Último
Último
"She loves you"
(1963)
"Can't Buy Me Love"
(1963)
Próximo
Próximo

"I Saw Her Standing There" é uma canção escrita por Lennon/McCartney e abre o primeiro álbum dos Beatles chamado Please Please Me, lançado no Reino Unido pela Parlophone em 22 de março de 1963.

Em 13 de janeiro de 1964, a Capitol Records lançou a canção nos Estados Unidos como lado B do primeiro single dos Beatles neste país com a canção "I Want to Hold Your Hand" no lado A. "I Saw Her Standing There" entrou na lista das 100 mais tocadas da Billboard em 8 de fevereiro de 1964, ficando lá por 11 semanas, atingindo seu topo máximo no número 14 das mais tocadas.

Composição[editar | editar código-fonte]

A canção foi escrita em parceria por John Lennon e Paul McCartney, porém a idéia incial foi de Paul.[1] Originalmente intitulada como "Seventeen", a canção surgiu quando Paul se dirigia para casa depois de um concerto em Southport, Merseyside[2] e posteriormente a completou em sua casa na Rua Forthlin de Liverpool em setembro de 1962[1] McCartney disse: "Eu tinha: She was just seventeen e Beauty queen. Quando eu mostrei para o John, ele gritou e riu, e disse 'Você está brincando a respeito desta rima, não está?"[2] Paul admitiu que a o riff dessa canção foi influênciado pela música de Chuck Berry "I'm Talking About You" ([[1961).[1]

Gravação[editar | editar código-fonte]

A canção foi gravada nos Abbey Road Studios em 11 de fevereiro de 1963, como parte da maratona de gravações para o álbum Please Please Me. Os Beatles não estavam presentes durante as mixagens no dia 25 de fevereiro de 1963,[3] o que era comum na época.

No álbum, a canção começa com a contagem "one-two-three-four!" ("um-dois-três-quatro"). Geralmente, esta contagem seria cortada da edição final mas o produtor George Martin resolveu deixá-la por considerá-la especialmente vigorosa e por inciar o álbum com um ar para cima. O jornalista musical, Richard Williams sugeriu que esta introdução seria influênciada pela canção "Blue Suede Shoes" de Elvis Presley por causa da frase "Well, it's one for the money, two for the show…" ("bem, é um para dinheiro, dois para o show…")[4]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Outras gravações[editar | editar código-fonte]

  • Em 1974, durante um show ao vivo, John Lennon e Elton John gravaram a canção e a lançaram como lado B do single "Philadelphia Freedom".
  • Paul McCartney incluiu "I Saw Her Standing There" em seu álbuns solo ao vivo Tripping the Live Fantastic e Back in the U.S.. Gravou ainda uma versão para o CHOBA B CCCP, mas não inclui-a no álbum.
  • The Who filmaram e gravaram uma versão para o filme The Kids Are Alright com Keith Moon no vocal principal. Entretanto, a canção não foi lançada na trilha sonora e só está disponível em versão bootleg. The Who também a tocaram durante sua tournê de 1982 (a Farewell Tour) com John Entwistle no vocal principal.
  • Outros que fizeram covers da canção: Daniel Johnston, a cantora Tiffany, The Tubes, Carmaig de Forest, Peter Grant, MxPx, Allister, entre outros.

References[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Miles, Barry. Paul McCartney: Many Years From Now. New York: Henry Holt & Company, 1997. 93–94 p. ISBN 0-8050-5249-6
  2. a b Badman, Keith. The Beatles Off The Record. London: Omnibus, 2000. 50 p. ISBN 0-7119-7985-5
  3. Lewisohn, Mark. The Beatles Recording Sessions. New York: Harmony Books, 1988. 24 p. ISBN 0-517-57066-1
  4. Mojo Special Limited Edition # M-04951. London: EMAP Metro Limited, 2002. 40 p.