Lucy in the Sky with Diamonds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Lucy in the Sky with Diamonds"
Canção de The Beatles
do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Gravação Abbey Road Studios, 1 de março de 1967
Gênero(s) Rock psicodélico, Acid Rock[carece de fontes?]
Duração 3:28
Gravadora(s) Parlophone
Letra Lennon/McCartney
Produção George Martin
Faixas de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
"With a Little Help from My Friends"
(2)
"Getting Better"
(4)

"Lucy in the Sky with Diamonds" ("Lucy no Céu com Diamantes", em tradução livre) é o título de uma canção composta e gravada pelos Beatles em 1967, como parte do oitavo álbum da banda, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band.

Composta por John Lennon (mas atribuída à dupla Lennon/McCartney), a canção gerou controvérsia por seu título, que foi interpretado como uma possível alusão ao LSD.[1] Logo após o lançamento da canção, surgiu a especulação de que a junção da primeira letra de cada um dos substantivos do título formava, intencionalmente, "LSD". Apesar de Lennon negar isso veementemente, a British Broadcasting Corporation proibiu a canção.

John disse que inspiração da música veio de um desenho que seu filho, Julian Lennon, trouxe de uma colega da escola e mostrou para o pai.[2] A colega, chamada Lucy O'Donnell, apesar de ter sido a fonte de inspiração para uma das canções históricas dos Beatles, contou ao jornal The Guardian, em 2009, que não se relaciona com o tema: "Esse tipo de música não tem muito a ver comigo."

Em 1974, o professor e paleoantropologo Donald Johanson e seu aluno Tom Gray, ao descobrirem um fóssil de Australopithecus afarensis na Etiópia, atribuíram-lhe, inspirados pela música que tocava sem parar no acampamento da expedição, o nome de Lucy.[3][4]

Regravação[editar | editar código-fonte]

A canção foi regravada, posteriormente, por diversas bandas e artistas, como Elton John, em 1975.
Também foi tema de abertura da telenovela Império, de 2014, desta vez interpretada pelo cantor Dan Torres,[5] britânico radicado no Brasil. Em 1968, o cantor Raulzito fez a versão brasileira "Você Ainda Pode Sonhar" e foi lançado no álbum Raulzito e os Panteras.

A versão de The Flaming Lips[editar | editar código-fonte]

Uma versão cover de The Flaming Lips foi incluída no seu álbum With a Little Help from My Fwends, lançado pela Warner Bros.[6] A música, com vocais de Miley Cyrus e Moby, foi lançada como single oficial em 18 de maio de 2014.[7] Todos os lucros das vendas recorde vão para a Bella Foundation, uma organização em Oklahoma City que ajuda a fornecer cuidados veterinários aos donos de animais de estimação carentes.[8]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.