Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil
Orientação Pentecostalismo
Fundador Horace S. Ward
Origem Serra Talhada, 1937
Sede Mogi Guaçu - SP
Número de membros 58 214
Número de igrejas 458
Países em que atua 10

A Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil é uma igreja cristã evangélica pentecostal no Brasil. Foi fundada no dia 24 de janeiro de 1937 pelo missionário estadunidense Horace S. Ward, que chegara ao Brasil dois anos antes.Possui sedes em todo o Brasil em número de mais de 450 igrejas ,além de várias em outros paises.

Nove de abril de 1906, uma época em que a segregação racial se encontrava no topo dos problemas da sociedade americana, pessoas afluíam em massa para ver de perto e provar do novo sabor dos cultos “coloridos” – como descreveu a imprensa de então. Essas reuniões eram realizadas no prédio 312 da Azuza Street. (Rua Azuza) em Los Angeles – Califórnia. Lá, negros, brancos, hispânicos, ricos e pobres se encontravam agora sob o mesmo teto do Espírito, que assumia o controle das reuniões.

Dois anos depois desse derramamento do Espírito Santo, um evangelista da Igreja Metodista Wesleyana, com 54 anos de idade, por nome John Stroup, de South Solon, Estado de Ohio, recebeu o batismo com o Espírito Santo e logo começou a testificar desta experiência em todos os lugares em que teve oportunidade. Em 1917, convidou os crentes que haviam sidos batizados com o Espírito Santo, para formarem uma sociedade ou organização. A primeira reunião aconteceu em Flatwoods, Kentucky, no dia 10 de maio de 1917. O nome dado a nova organização foi ”The Pentecostal Church of Christ” (A Igreja de Cristo Pentecostal). No dia 22 de Dezembro de 1934, partiu de New Orleans, Estados Unidos da América do Norte, a bordo do navio “Delsud”, o Rev. Horace S. Ward, enviado como missionário pela ” The Pentecostal Church of Christ”, daquele País, o qual chegou ao Rio de Janeiro, então capital do Brasil, no dia 9 de janeiro de 1935, com o objetivo de realizar um trabalho missionário de evangelização nesse País, sob os cuidados da igreja americana. Solteiro, sozinho, sem saber o idioma, só esperava em Deus que o havia chamado para essa obra.

Seis dias depois seguiu para a região nordeste do Brasil, depois de dois anos de trabalho, na cidade de Serra Talhada foi organizada em 24 .01.1937 a primeira igreja desta denominação no Brasil, recebendo o nome de “IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL DE SERRA TALHADA”. Que em 1949 receberia o nome de “IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL DO BRASIL”. Em 1938 foi à sua terra e casou-se com a irmã CAROLINE que o acompanhou de volta ao Brasil para dar continuidade ao trabalho que seu esposo havia começado. Em 1954, a Igreja Pentecostal de Cortês, representada pelo Pastor Eloy Pinto de Oliveira, resolveu unir-se à Igreja de Cristo Pentecostal do Brasil.

Na Convenção Nacional realizada nos dias 25 a 29 de Janeiro de 1978, em Santo André-SP , atendendo a certa conveniência interna, foi efetuada uma pequena alteração no nome da Igreja, passando a denominar-se IGREJA DE CRISTO PENTECOSTAL NO BRASIL. O Rev. Horace Ward, serviu à Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil, não só como missionário, mas como pastor e Superintendente Geral, cargo que exerceu de 1948 a 1951 e de 1959 a 1963, porém ainda no Brasil, cooperando com a igreja até Agosto de 1969 quando, encerrando, suas atividades como missionário no Brasil, retornou para os Estados Unidos, onde faleceu em março de 1993.

O segundo missionário enviado ao Brasil, pela ” The Pentecostal Church of Christ”, foi o Rev. Chester Irvin Miller, que chegou a este país em 1941, ainda solteiro e aqui atuou com brilhantismo e eficiência, tanto na condição de missionário como nas atividades pastorais. Em 1945 casou-se com a irmã RACHEL que o apoiou na continuidade do trabalho. Exerceu o cargo de Superintendente Geral da ICPB de 1952 a 1954, trabalhando na reorganização estrutural da Igreja e promovendo uma maior dinâmica no trabalho. Porém em julho de 1954 teve de deixar o Brasil e retornar aos Estados Unidos da América, para assumir o cargo de Superintendente Geral da ”The Pentecostal Church of Christ”.

O terceiro missionário enviado ao Brasil pela ” The Pentecostal Church of Christ”, dos Estados Unidos , foi o Rev. Russel Frew que, aqui chegou no ano de 1952, acompanhado de sua distinta esposa, irmã Annie Frew, e um casal de filhos. O missionário Russel, residiu alguns anos no nordeste brasileiro, tendo sido pastor do Campo de Caruaru-PE; foi eleito Superintendente Geral da Igreja em 1955, cargo que exerceu até junho de 1959 quando sentiu-se gravemente enfermo sendo necessário retornar para os Estados Unidos para tratamento da saúde, onde chegou no dia 14.06.59 e não suportando o agravamento, faleceu no dia seguinte, sendo chamado à mansão dos salvos. A igreja começou a expandir-se pelo Nordeste alcançando os Estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Ceará. Em 1957 a I.C.P.B. chegou à Região Sul do País. Ao iniciar o trabalho, uniu-se a ela o pastor Ernst Grimm, que a convite do Missionário Horace Ward passou a fazer parte do Ministério, sendo ordenado Missionário pela Missão Americana. O missionário Ernst Grimm foi o primeiro pastor da Região Sul, treinando e enviando obreiros que abriram vários trabalhos nas Regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

Fundou o INSTITUTO BÍBLICO BEIRA-MAR, em Florianópolis, Capital do Estado de Santa Catarina que ajudou a igreja na formação de obreiros até 1978. Em 1964 a I.C.P.B. recebeu a sua emancipação administrativa que era exercida pela Missão Norte Americana, elegendo assim o primeiro Superintendente Geral Brasileiro o pastor José Pinto de Oliveira que administrou a igreja durante 22 anos consecutivos, sendo eleito e reeleito pelas Convenções nacionais.

Exercendo, portanto, o cargo de Superintendente Geral de 1964 a 1986 quando veio a falecer. Em sua administração foi reformulado o Estatuto algumas vezes, foi feita uma reforma administrativa criando as administrações Distritais.

Foi também criado um logotipo oficial para a I.C.P.B. e foi ainda criado o Conselho Deliberativo. Foi construído o templo na cidade de Recife – PE, que foi a sede nacional por várias décadas, sendo na época, o maior templo desta denominação.

Em 1986, com o falecimento do Superintendente Geral Rev. José Pinto de Oliveira, assumiu o cargo o então Vice-Superintendente pastor Pedro Messias que completou o mandato e foi eleito para o mandato seguinte, exercendo o cargo de 1986 a 1993. Em sua administração foi feita uma reforma no Estatuto, foi feita reestruturação administrativa criando as administrações Estaduais, foi transferida a sede nacional para Brasília (a capital do país) onde permaneceu até 1998, foi reestruturada as Missões que passou a ser um Departamento.

Em 1993 foi eleito o Rev. João Batista Guimarães, o qual depois de cumprir o primeiro mandato foi reeleito em 1997, em 2001 e em 2005 para o quarto mandato. Em sua administração foi feita uma das maiores reformas Estatutárias, foi iniciada a construção do Centro de Convenções na cidade de Mogi Guaçu – SP, sendo inauguradas as 1ª e 2ª partes que compreendem o Auditório e o Prédio Administrativo, e o refeitório e a cozinha para onde também foi transferida a sede nacional.

Foi informatizada a administração Geral da igreja, foi criada a Escola de Treinamento de Obreiros (E.T.O.) e em 2005 o SETEPEB (Seminário Teológico Pentecostal do Brasil), foi criado um correio eletrônico e uma página na Internet. Em 18/07/2009 foi eleito em Recife-PE, o Rev. Daniel Silva como Superintendente Geral da Igreja no Brasil para o quadriênio 2009/2013. O Rev. Daniel inicia seu trabalho tomando como base o projeto “Novos rumos”, que foi apresentado na Convenção Geral e aprovado por aqueles que o elegeram como Superintendente Geral.

OBS. Este é um histórico sucinto, o histórico completo está no livro ICPB, um sonho americano, uma realidade brasileira. 75 anos

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.