Imperador Kōmyō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imperador Kōmyō

O Imperador Kōmyō (光明天皇 Kōmyō-tennō,, 11 de janeiro de 132226 de julho de 1380?) foi o segundo imperador da Corte do Norte do Japão. Segundo documentos históricos anteriores ao período Meiji, Kōmyō reinou entre 1336 e 1348. Antes de ascender ao trono, o seu nome pessoal (imina) era Príncipe Imperial Yutahito (豊仁親王, Yutahito-shinnō?).[1]

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Kōmyō foi o segundo filho do Imperador Go-Fushimi. A sua mãe foi ??(寧子), filha de Saionji Kinhira (西園寺公衡).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Assumiu o trono aos quatorze anos de idade, a 20 de setembro de 1336, no momento em que Ashikaga Takauji se revoltou contra o Imperador Go-Daigo, e durante a Restauração Kenmu. Ashikaga foi para Kyoto e o Imperador Go-Daigo fugiu para o Monte Hiei. O príncipe foi então coroado com o nome de Imperador Kōmyō, dando início à Corte do Norte. Go-Daigo fugiu para Yoshino e fundou a Corte do Sul.

A 18 de novembro de 1348, aos 26 anos, este abdica do poder em favor do filho mais velho do seu irmão, o Imperador Sukō.

Em 1352, durante a revolta Kan'ō, o Imperador do Sul, Imperador Go-Murakami chega a Kyoto e captura o Imperador Komyo, juntamente com o Imperador Kōgon, o Imperador Sukō e o príncipe herdeiro. Durante a reunificação Shōhei, este foram colocados sob prisão domiciliar na província de Yamato, em Yoshiro. Em 1355 Kōmyō regressa a Kyoto, tornando-se mais tarde monge. Em 1380 falece com a idade de 58 anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Titsingh, Isaac. (1834). Annales des empereurs du japon, pp. 294–295.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]