Iucatã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estado de Iucatã
Coat of arms of Yucatan.svg


Escudo do Estado de Iucatã

Yucatán en México.svg


Outros Estados mexicanos

Capital Mérida
Outras cidades primárias Valladolid
Municípios 106
Gentílico Yucateco (a)
(em espanhol)
Área
Posição
38,402 km²
20°
População (censo de 2010)
Posição
1.955,577
21°
Densidade (censo de 2010)
Posição
49 Hab km²
18°
IDH (censo de 2010)
Posição
0.7230
19°
Fuso Horário UTC-6
Altitude 210 msnm
Latitude 21º 36' - 19º 32'
Longitude 86º 32' - 90º 25'
ISO 3166-2
Abreviação postal
MX-YUC
Yuc.

O Iucatã (português brasileiro) ou Iucatão (português europeu) é um dos 31 Estados do México, localizado no norte da península de Iucatã, fazendo limite com os estados mexicanos de Campeche e Quintana Roo (o qual foi, até ao início do século XX, parte do estado do Iucatão). Sua principal fonte de renda é o turismo.

Política[editar | editar código-fonte]

Governo[editar | editar código-fonte]

A Constituição de Iucatã estabelece a separação de poderes ao poder Executivo,Legislativo e Judiciário[1] . O poder Executivo é exercido pelo Governador de Iucatã e o legislativo pelo Congresso de Iucatã, que é uma legislatura unicameral composto por 25 deputados[2] . O governador e os deputados são eleitos por sufrágio universal e voto secreto. O Poder Judiciário é exercido pelo Tribunal de Justiça do Estado Superior.

De acordo com a Constituição, o exercício do poder Executivo desta entidade mexicana é investido em um único indivíduo, chamado o governador do Estado Livre e Soberano de Iucatã[3] , que é eleito por um período de seis anos, com início em 1 de Outubro, ano de eleições. Atualmente, o período governamental começa em 1 de Outubro do ano da eleição e termina em 30 de setembro, depois de terem decorrido seis anos[4] .

Divisão Político Administrativa[editar | editar código-fonte]

O estado de Iucatã é dividido em 106 municípios, organizados em 13 distritos administrativos,[5] 9 regiões geográficas, de acordo com o Instituto Nacional para o Federalismo e o Desenvolvimento Municipal (INAFED)[6] , são 7 regiões econômicas, de acordo com o Ministério do Planejamento e Orçamento[7] .

A base constitucional dos municípios localizados na Constituição mexicana no artigo 115, que afirma:

"Estados-Membros adotaram para o sistema interno, a forma de republicano, representativo, popular, com base em sua divisão territorial e de organização política e administrativa, o município livre de acordo com as seguintes bases: a) Cada município será governado por uma eleição municipal direta popular, integrado pelo Presidente Municipal e do número de conselheiros e curadores determinado por lei. Esta competência que esta Constituição concede o governo municipal deve ser exercida exclusivamente pela cidade e nenhuma autoridade intermediária alguma entre este e o Governo do Estado.[8]

Conflito de fronteira entre os estados peninsulares[editar | editar código-fonte]

Há uma disputa territorial em curso entre os três estados que compõem a península de Iucatã. Este conflito judicial ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1997, quando o estado de Quintana Roo entrou com uma ação de inconstitucionalidade contra o estado de Campeche por suposta invasão do território para criar o último, em 1996, o município de Calakmul, cuja criação está supostamente invadida (de acordo com o estado de Quintana Roo) Quintana, 4810 km² de território, área em que são incorporados são mais de 20 comunidades rurais cujos habitantes, são um pouco mais de 20.000, não sabem em qual estado eles pertencem. Em 3 de maio desse mesmo ano no estado de Quintana Roo apresentou outro litígio contra o Estado de Yucatán[9] . A decisão do Supremo Tribunal Federal poderia custar ao estado de Iucatã perda de 5400 km².

Alternativamente limites de geoestatística foram desenhados pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) para enquadrar questões estatísticas, devido à imprecisão e falta de informação relativa aos aspectos políticos e administrativos de cada limites estaduais são apresentados; nos limites municipais apresentado pelo INEGI[10] [11] .

Geografia[editar | editar código-fonte]

Os 106 municípios de Iucatã com os limites definidos pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI)[12]

Localização[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Iucatã

O estado de Iucatã está localizado no sudeste do México, na península de Iucatã.

A área do estado é de 43.379 km², representando 2,21% da área total do México. Iucatã também tem 340 km de costa marítima, o que representa 3,1% do total de nacional[13] .

As fronteiras geográficas, coordenadas geográficas são 21 ° 36 'N, 19 ° 32' Sul (latitude norte); 87 ° 32 'leste, 90 ° 25' oeste (de longitude oeste). O estado tem  fronteiras com o estado de Quintana Roo; a oeste com o estado de Campeche e no norte do Golfo do México.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

A costa de Yucatã, no Golfo do México, que varia de cidade de Celestun e aos limites orientais de Rio Lagartos no município de Tizimin. Possui uma extensão aproximada de 378 km, o que representa 3,8% de todos litoral em México.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Área protegidas[editar | editar código-fonte]

As áreas protegidas no interior do estado, totalizando 62.229.091.20 hectares. Em Yucatã há dois parques nacionais, o Dzibilchantún e o outro ao lado da cidade chamada Alacranes Reef Beach; com proteção do local de flora e fauna, chamado ma'ax Otoch yetel Kooh. Também tem duas reservas de biosfera que são Ria Lagartos e Ria Celestun.

Cenote sagrado, en Chichén Itzá.

As áreas protegidas têm ajudado a conservar a biodiversidade da organização, mas a maioria não têm condições adequadas de trabalho e monitoramento.

Educação[editar | editar código-fonte]

Em 2010, no Estado, 141.753 pessoas com mais de oito anos não sabia ler ou escrever[14] .

O estado tem cerca de 1.332 pré-escolas[15] , 1535 escolas primárias[16] , escolas secundárias  625[17] , 119 escolas filiadas à Secretaria de Educação Pública[18] , junto com outras instituições afiliadas a universidades, os dois últimos níveis fazer o ensino secundário.

A maior parte do ensino superior é concentrada em Mérida[19] .  A Universidade Autônoma de Yucatán é considerada o maior local de ensino no Estado, e como uma das cinco melhores universidades públicas do México[20] , além de ser classificado como uma das melhores da América Latina[21] . Na capital, também destacar outras universidades como o Instituto Tecnológico de Mérida, da Universidade Tecnológica Metropolitana Universidade Marista de Mérida, o Mayab Universidade Anahuac, o Modelo University e da Universidade Mesoamericana de San Agostinho enquanto no estande do norte do estado Conkal Instituto de Tecnologia, da Universidade de East e Tizimín Insituto de Tecnologia, todas consideradas entre as 360 melhores universidades do pais[22] .

Saúde[editar | editar código-fonte]

A expectativa de vida no estado foi de 75,4 anos em 2010[23] . Sendo igual à média de mortalidade infantil nacional[24] . A mortalidade infantil foi de 13,7 por 1.000 nascidos vivos em 2011. Segundo dados do Instituto Mexicano do Seguro Social em 2010, 60,2% da população infantil de Yucatã tinha sobrepeso ou obesidade[25] . A população de Yucatã tem uma prevalência de diabetes mellitus 11,8%, hipertensão de 32,4% e 29,9% de obesidade em todas as faixas etárias da população[26] .

A cobertura do sistema de saúde era quase universal no início de 2011, uma vez que teve uma adesão Popular[27] .Embora 99,4% de certeza, de acordo com uma nota informativa da Presidência da República, a cobertura universal foi conseguido na sua totalidade em Setembro de 2011[28] .

Turismo[editar | editar código-fonte]

A península de Iucatã como um todo, e do estado de Iucatã, em especial, é uma região com turística, razão pela qual o turismo tornou-se nos últimos 25 anos no negócio com maior potencial econômico. Principalmente, turismo cultural (arqueológico, gastronômico, histórico) e ecológico, particularmente espeleológico.

Museu de Arte Contemporânea Ateneo de Yucatán, Mérida, Yucatán 

Estima-se que existem mais de 1.600 sítios arqueológicos no território. Além disso, Iucatã tem vários portos,dentre os quais Celestun, Progreso, Telchac Puerto, Sisal, El Cuyo e Chicxulub, o último porto é o mais próximo do epicentro da cratera de Chicxulub gerado por um asteroide de 65 milhões de anos e vinculado à extinção dos dinossauros. Como resultado do impacto de Chicxulub, uma rede de cavernas.

As propriedades se tornaram importância turística a partir da última década do século XX, como eles se tornaram lugares de descanso.  A cultura do estado é também uma atração turística, roupas, música e tradições. O turismo em Iucatã é um destaque as construções coloniais do século XVI e XVII, principalmente nas cidades de Mérida, Valladolid, Izamal e em outras cidades do estado.

Vista panorâmica do Castillo de Chichén com o Templo das Mil Colunas em primeira plano.
Catedral de San Ildefonso noche
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

  1. Artigo 16 - Constitución Política del Estado de Yucatán (H. Congreso del Estado de Yucatán)..
  2. H. Congreso del Estado de Yucatán.
  3. Artigo 46 - Constitución Política del Estado de Yucatán (H. Congreso del Estado de Yucatán).
  4. Artigo 48 - Constitución Política del Estado de Yucatán (H. Congreso del Estado de Yucatán)..
  5. Dados generales de Yucatán.
  6. Regionalización de Yucatán - Enciclopedia de los Municipios de México..
  7. Secretaría de Planeación y Presupuesto - Regionalización del Estado de Yucatán.
  8. Artículo 115 - Constitución Política de los Estado Unidos Mexicanos. Legislación Federal..
  9. Situación Actual de la División Político-Administrativa Interestatal de Yucatán.
  10. INEGI - Mapa de Campeche.
  11. INEGI. Mapa de Yucatán..
  12. Mapa dos municípios de Iucatã.
  13. Medio Físico del Estado de Yucatán..
  14. INEGI. «Población analfabeta mayor de 8 años».
  15. Escuelas preescolares en Yucatán - Secretaría de Educación del Estado de Yucatán..
  16. Escuelas primarias en Yucatán.
  17. Escuelas secundarias en Yucatán - Secretaría de Educación del Estado de Yucatán..
  18. Directorio de Planteles - Secretaría de Educación del Estado de Yucatán..
  19. Universidades - Altillo.com.
  20. UADY, entre las 5 mejores del país.
  21. Ranking Iberoamericano SIR 2010.
  22. International Colleges & Universities..
  23. Mujeres y Hombres en México.
  24. Dinámica. Yucatán.
  25. Yucatán, líder en obesidad infantil.
  26. Servicios de Salud de Yucatán - Obesidad.
  27. Elogia Secretario de Salud Avances de Yucatán.
  28. Cobertura universal en salud en Yucatán, Quintana Roo y Campeche.