Jason Segel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde agosto de 2010) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Jason Segel
Segel na estréia do filme Os Muppets em dezembro de 2011.
Nome completo Jason Jordan Segel
Nascimento 18 de janeiro de 1980 (34 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Ocupação Ator, autor, roteirista
Atividade 1998 - presente
IMDb: (inglês)


Jason Jordan Segel (Los Angeles, 18 de janeiro de 1980) é um ator, roteirista (argumentista) e músico norte-americano. Conhecido pelo seu trabalho com o produtor Judd Apatow na curta série de televisão Freaks and Geeks e em Undeclared, e pelos filmes Forgetting Sarah Marshall, Knocked Up, e I Love You, Man. Também participou no sitcom da CBS, How I Met Your Mother, como Marshall Eriksen.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Jason nasceu em Los Angeles, Califórnia, sendo filho de Jillian, uma dona de casa, e Alvin G. Segel, um advogado,[1] , e cresceu em Pacific Palisades, no mesmo estado. Segel frequentou uma escola episcopal associada, embora tenha sido criado na religião judaica de seu pai. Após a conclusão do ensino fundamental, completou os seus estudos de ensino fundamental e médio em Harvard-Westlake School, onde graças a sua estatura de 193  entrou para o time basquetebol da escola. Nesta época ele estava esperando para se tornar um ator durante o dia em sua escola e atuou em produções do teatro local em Palisades.

Carreira[editar | editar código-fonte]

É conhecido por seu papel como "Freak" Nick Andopolis na série de comédia/drama da NBC Freaks and Geeks, sobre um grupo de alunos suburbanos de uma escola de Detroit nos anos 1980. Escreveu pessoalmente uma canção que sua personagem, Nick, canta para a principal personagem feminina, Lindsay (Linda Cardellini), num episódio da série. Ela e Segel namoraram por alguns anos na sequência do cancelamento do show. Segel teve papéis recorrentes em CSI: Crime Scene Investigation, como Neil Jansen, e como Marshall Eriksen no sitcom How I Met Your Mother, da CBS, papel que lhe valeu uma indicação ao Emmy de Melhor Actor Coadjuvante em Série de Comédia em 2009. Participou em Slackers, SLC Punk!,The Good Humor Man, e Dead Man on Campus. Em 2007, apareceu em Knocked Up, dirigido pelo produtor de Freaks and Geeks, Judd Apatow, e estrelou no papel principal de Forgetting Sarah Marshall, de 2008, filme que ele escreveu e produziu com Apatow para a Universal Pictures.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Mills, Nancy. "'Despicable Me' star Jason Segel really gets into his roles", USA Today, July 8, 2010. Página visitada em September 2, 2010.