Jeff Dunham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jeff Dunham
Jeff Dunham
Nascimento 18 de abril de 1962 (62 anos)
Dallas, Texas
 Estados Unidos
Nacionalidade norte-americano
Ocupação Comediante de Stand Up, Ventríloquo.
Página oficial
www.jeffdunham.com

Jeff Dunham (Dallas, 18 de abril de 1962) é um ventríloquo e comediante estadunidense. Ele é mais conhecido por ter criado o personagem Achmed, o terrorista morto. Ele recebeu mais de 350 milhões de visualizações no YouTube em outubro de 2009 (sua introdução de Achmed, o terrorista morto, no especial Spark of Insanity foi classificado como o nono vídeo mais visto do YouTube na época).

Seu especial de Natal foi a transmissão mais assistida na história da Comedy Central nos Estados Unidos, com seu DVD vendendo mais de 400.000 cópias nas suas duas primeiras semanas. A Forbes o classificou como o terceiro comediante mais bem pago dos Estados Unidos, atrás de Jerry Seinfeld e Chris Rock.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Dallas, Texas, em 18 de abril de 1962. Quando ele tinha três meses de idade foi adotado por Howard Dunham e sua esposa Joyce, que o deram uma criação presbiteriana, como filho único.

Ele começou com a ventriloquia em 1970, aos oito anos de idade, quando seus pais lhe deram um boneco de Natal. No dia seguinte, ele pesquisou um livro de instruções sobre ventriloquia da biblioteca. Na quarta série, Dunham decidiu que ele não só queria ser um ventríloquo profissional, mas o melhor de todos. Dunham começou a praticar durante horas na frente de um espelho, estudando os métodos de Edgar Bergen.

Diplomado na Baylor University, ele apresentou vários espetáculos de comédia, inclusive o Comedy Central Presents em 2003. Os bonecos atuais dele incluem um woozle (espécie fictícia) chamado Peanut, um homem velho e amargo chamado Walter, Melvin o Super-Herói, Achmed - o Terrorista Morto e José Jalapeño - um uma pimenta Jalapeño falante em uma vara. O seu primeiro DVD, Jeff Dunham: Arguing With Myself (Jeff Dunham: Discutindo Comigo Mesmo), foi lançado em Abril de 2006. [carece de fontes?]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Peanut[editar | editar código-fonte]

Peanut é um ser da espécie "woozle" (fictícia), ele é roxo com um topete pequeno verde na cabeça, e só um sapato. (Quando este fato foi mencionado por Jeff, quando perguntou se Peanut tinha perdido um sapato, Peanut respondeu, "Nada cara, eu achei um!"). Peanut nasceu em uma ilha na Micronésia no Oceano Pacífico perto de Guam de acordo com a biografia fictícia, ele tem 5 irmãos. Peanut também tem um avô que tem uma deficiência na audição. Ele nunca terminou a escola. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1986.[carece de fontes?]

Walter[editar | editar código-fonte]

Jeff Dunham com seu boneco Walter em 2007

Walter é um homem velho, aposentado e aborrecido, sempre descontente. Casado há 48 anos, ele tem uma visão sarcástica do mundo de hoje. Ele também é veterano da Guerra de Vietnã.

Uma característica especial no DVD Spark of Insanity mostrou Walter anunciar a sua candidatura para Presidente. No site oficial Jeff Dunham, os internautas podiam votar em quem eles gostariam de ver como o próximo Presidente dos Estados Unidos. Todos os candidatos eram listados, inclusive Walter. [carece de fontes?]

José Jalapeño[editar | editar código-fonte]

José Jalapeño é uma pimenta jalapeño, de origem mexicana, tem um sombreiro e um bigode cuja piada constante é que ele está em cima de um pau ele rebate "em um espeto". José esclareceu que ele não é mexicano, mas cubano e que ele saiu da Flórida, embora ele diz às vezes que ele é Porto Rico e da Cidade de Nova Iorque.

Achmed, o Terrorista Morto[editar | editar código-fonte]

Achmed, o Terrorista Morto é um esqueleto com uma barba e turbante branco. Ele é usado por Dunham para fazer comédia baseado no contemporâneo assunto terrorismo. Achmed é conhecido pelo seu grito: "Silence! I kill you!" ("Silêncio! Eu mato você!"). Ele é um homem-bomba que recebeu treinamento do "Campo de Treinamento de Homens-Suicidas". De acordo com a personagem, o local era uma instalação agradável, até que apareceu um novo recruta para praticar (o suicídio através da explosão da bomba).

Achmed se autointitula: "um aterrorizante terrorista". Escreveu uma música intitulada "Jingle Bombs", que foi apresentada durante o especial de natal ao lado de Brian Haner, pseudo Guitar Guy.

Melvin[editar | editar código-fonte]

Melvin é um super-herói que usa um uniforme azul com uma letra D grande estampada em seu peito, que segundo Melvin é por causa da sua música tema (dá-dá-dá-daáá), além de uma capa na cor verde. Pode voar e possui visão de raio-x, mas suas fraquezas são bolinhos e pornografia.

Bubba J[editar | editar código-fonte]

Bubba J é um White Trash, uma expressão para indicar americanos brancos, pobres de baixo nível econômico, social e cultural, que vive em condições precarias, trabalham em sub empregos e tem um estereótipo de casamentos consanguíneos. Ele é morador de um estacionamento de trailers.

Sweet Daddy Dee[editar | editar código-fonte]

Sweet Daddy Dee é um típico malandro, ele é negro e costuma ofender os White Trash com piadas sobre NASCAR como, "Eles estão fazendo uma curva para a esquerda... estão fazendo outra curva para a esquerda... estão fazendo outra curva para a esquerda... O que será que vai acontecer depois?".[carece de fontes?]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
1991 Hot Country Nights Ele mesmo Um episódio
1996 Ellen Starky o Ventríloquo Episódio: "When the Vow Breaks: Part 1" (com Walter como Gus)
2002 Any Day Now Ventríloquo Episódio: "Truth Hurts"
2002 She Spies Ventríloquo Elvis Presley Episódio: "Ice Man"
2003 Comedy Central Presents Ele mesmo Também como roteirista
2003 One on One Benny / Kenny Episódio: "I Know What You Did Last Thursday"
2005 Blue Collar TV Ventriloquist Episódio: "Stupidity"
2006 Jeff Dunham: Arguing with Myself Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo
2007 Delta Farce Amazing Ken
2007 Jeff Dunham: Spark of Insanity Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo
2008 History of the Joke Ele mesmo Documentário da TV
2008 Jeff Dunham's Very Special Christmas Special Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo e compositor
2009 30 Rock Rick Wayne Episódio: "Stone Mountain" (com Bubba J. como Pumpkin)
2009 The Jeff Dunham Show Ele mesmo 7 Episódios; também como roteirista e produtor executivo
2009 Sonny with a Chance Jeff Episódio: "Hart to Hart" (com Walter)
2009 I'm No Dummy Ele mesmo Documentário
2010 Dinner for Schmucks Lewis o Ventríloquo
2011 Jeff Dunham: Controlled Chaos Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo
2012 The Batmobile Ele mesmo Documentário da TV
2012 Jeff Dunham: Minding the Monsters Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo
2012 Big Top Scooby-Doo! Schmatko (Voz)
2013 From Up on Poppy Hill Gen (Voz) Versão em inglês
2014 The Nut Job Mole (Voz)
2014 Jeff Dunham: All Over the Map Ele mesmo Especial da TV; também como roteirista e produtor executivo e co-editor
2014 Achmed Saves America Achmed / Bubba J. / Himself Desenho; Criador e produtor executivo
2016 Hell's Kitchen Ele mesmo Episódio: "9 Chefs Compete"(com Walter)
2017 The Nut Job 2 Mole (Voz)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jeff Dunham