Jeff Dunham

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Jeff Dunham
Nacionalidade  Estados UnidosEstados Unidos
Ocupação Comediante de Stand Up, Ventríloquo.
Página oficial
http://www.jeffdunham.com

Jeff Dunham (Dallas, 18 de abril de 1962) é um ventríloquo estado-unidense e um comediante de "Stand Up". Diplomado na Baylor University, ele executou vários espetáculos de comédia, inclusive Comedy Central Presents em 2003. Os bonecos atuais dele incluem um woozle nomeado Peanut, um homem velho e amargo chamado Walter, Melvin o Super-Herói, Achmed o Terrorista Morto e José Jalapeño - um jalapeño falante em uma vara. O seu primeiro DVD, Jeff Dunham: Arguing With Myself (Jeff Dunham: Discutindo Comigo Mesmo), foi lançado em Abril de 2006. No início do Show, Jeff abre o espetáculo com a equipe habitual, que inclui dois outros personagens: Sweet Daddy D e Bubba J. A comédia nova dele Jeff Dunham: Spark of Insanity estava disponível a postos de Redbox no dia 4 de setembro de 2007[1], e foi lançado para venda em DVD em 18 de setembro de 2007. O DVD caracteriza Peanut, José, Walter, Melvin o Super-herói, e Achmed o Terrorista Morto. O DVD foi gravado no Teatro de Warner em Washington, DC. “Spark of Insanity" no dia 23 de setembro de 2007.

Peanut[editar | editar código-fonte]

Peanut é um woozle roxo com um topete pequeno de cabelo verde na cabeça, e só um sapato. (Quando este fato foi mencionado por Jeff, que ele notou que se Peanut tinha perdido um sapato, Peanut respondeu, " Nenhum cara, eu achei um!" Ao contrário da maioria dos bonecos de Jeff Dunham, os olhos de Peanut e sobrancelhas são imóveis. Isto permite uma maior gama de movimento para a cabeça dele. Peanut também tem uma vara presa ao cotovelo esquerdo dele que o Jeff opera para avançar a gama do movimento do boneco.

Peanut nasceu em uma ilha na Micronésia no Oceano Pacífico perto de Guam de acordo com a biografia fictícia, ele tem 5 irmãos. Peanut também tem um avô que tem uma deficiência na audição. Ele nunca terminou escola. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1986. De acordo com o website oficial, ele conheceu Jeff Dunham no Texas central, mas de acordo com Jeff Dunham: Arguing With Myself(Jeff Dunham,: Discutindo Comigo mesmo), eles se encontraram na Flórida. Um das marcas registradas de Peanut é quando ele balança a mão em cima da cabeça dele e diz " Neeow "!

Walter[editar | editar código-fonte]

Walter é um homem velho aposentado e aborrecido com braços cruzados em freqüente descontentamento. Casado a 48 anos (a partir de 2008), ele tem uma visão sarcástica do mundo de hoje. Ele também é um veterano da Guerra de Vietnã.

Uma característica especial no DVD Spark of Insanity mostrou Walter anunciar a sua candidatura para Presidente. No site oficial Jeff Dunham, os internautas que visitarem a página podem votar em quem eles gostariam de ver como o próximo Presidente dos Estados Unidos. Todos os candidatos são listados, inclusive Walter. A partir de 13 de fevereiro de 2008, Clinton conduz às 56.8%, e o Walter está em segundo às 37.7%. [2]

Walter lembra o Sr. Wilson do filme "O Pestinha" por ser rabugento e sempre de péssimo humor.

José Jalapeño[editar | editar código-fonte]

José Jalapeño é uma pimenta de jalapeño com uma personalidade mexicana, um sombreiro, e um bigode cuja piada constante é que ele está colocado em um pau (ou como José diz "on a stick "!) usado em quase todas as suas frases. O movimento de José é limitado a um único movimento da boca que Jeff opera usando o dedo polegar dele na parte de trás da vara de José. Embora impeça de fazer muito movimento, José compensa a perda de mobilidade com as características mexicanas, a capacidade de cantar, e a maioria de tudo, a vara dele. Ele vive em uma caixa pínea clara, um dos calções de banho de armazenamento de caráter originais de Jeff. José normalmente é tirado durante o ato de Peanut e os dois entram freqüentemente em discussão, e com Jeff no meio de tudo. José esclareceu que ele não é mexicano, mas cubano, e que ele saiu da Flórida, embora ele diz às vezes que ele é Porto Rico e da Cidade de Nova Iorque. Este personagem incomum de Dunham tem sua origem em uma série de comerciais de rádio para um restaurante italiano quando Jeff ainda estava na faculdade. Dunham proveu vozes por falar toppings de pizza. O comercial era um sucesso, assim ele decidiu fazer um boneco para um das vozes. Depois de pintar a cabeça e pôr a cabeça em uma vara para deixar secar, um dos companheiros de casa dele entrou e falou, "Ei, é um Jalapeño em uma Vara"!,. Dunham e o seu colega riram e Dunham nunca terminou o corpo do boneco, enquanto optando para usar isto ao invés como é. Durante os anos o José teve um makeover, ou pode ter sido substituído até mesmo por uma versão olhando melhor.

No site oficial de Dunham, é revelado que o José era parte de uma família de Saltar Jalapeños, e o acontecimento dele com a vara de pogo foi assim: Ele estava praticando um dia, deslizou, e a vara de pogo perfurou o lado inferior dele. Perto do coração dele, não pôde ser removida a vara de pogo seguramente, dando a vara "famosa" dele. Os pais de José são o Juan e Rosa Jalapeño. José tem medo de “cock-a-roaches". Ele também tem medo do Taco Bell. Jose tem uma autorização de residência que lhe faz um imigrante legal (Greencard). Que ele guarda em sua outra vara.

O José também insiste que as meninas veneram o ver a sua vara.

Achmed, o Terrorista Morto[editar | editar código-fonte]

Achmed, o Terrorista Morto é um esqueleto de wisecracking com uma barba e turbante branco. Ele é usado por Dunham para fazer comédia baseado no contemporâneo assunto terrorismo. Achmed é conhecido pelo seu grito: "Silence! I kill you!" ("Silêncio! Eu mato você!"). Ele é um homem-bomba que recebeu treinamento do "Campo de Treinamento de Homens-Suicidas", que recebe inscrições do tele-suicidas. De acordo com a personagem, o local era uma instalação agradável, até que apareceu um novo recruta para praticar (o suicídio através da explosão da bomba).

Achmed se autointitula: "um aterrorizante terrorista".

Escreveu uma música intitulada "Jingle Bombs", que foi apresentada durante o especial de natal ao lado de Brian Haner, pseudo Guitar Guy.

Melvin[editar | editar código-fonte]

Melvin é um super-herói que usa um uniforme azul com uma letra D grande estampada em seu peito, que segundo Melvin é por causa da sua música tema (dá-dá-dá-daáá), além de uma capa na cor verde. Pode voar e possui visão de raio-x, mas suas fraquezas são bolinhos e pornografia.

Bubba J.[editar | editar código-fonte]

Bubba J é um "White Trash" morador de um estacionamento de trailers. White trash é uma expressão para indicar pessoas brancas pobres de baixo nível economico, social e cultural, que vive em condições precarias, trabalham em sub empregos e tem um estereótipo de casamentos consanguíneos.

Sweet Daddy D[editar | editar código-fonte]

Sweet Daddy D é um típico malandro que costuma ofender os "White Trash" com piadas sobre NASCAR como, "Eles estão fazendo uma curva para a esquerda...Eles estão fazendo outra curva para a esquerda...Eles estão fazendo outra curva para a esquerda... O que será que vai acontecer depois?".

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Jeff apareceu em um episódio de Sunny entre Estrelas com, sua marionete Walter.
  • Gravou duas participações para o programa da Xuxa em inglês em 1993.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]