Jorge Antunes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jorge Antunes (Rio de Janeiro, 23 de Abril de 1942) é um compositor brasileiro. Realizou seus estudos musicais tradicionais na Universidade do Brasil (atual UFRJ): violino, regência e composição. Fez cursos de aperfeiçoamento em Buenos Aires, Utrecht e Paris, tendo estudado com Alberto Ginastera, Kröpfl, Gandini, Koenig, Bayle, Reibel e Pierre Schaeffer. Entre 1976 e 1977, terminou seu Doutorado na Unviersidade de Paris VIII, sob a orientação de Daniel Charles.

Compôs a ópera Olga, baseada no drama da vida de Olga Benário. A partir de 1961 se destacou como precursor da música eletroacústica no Brasil e iniciou pesquisas no domínio da correspondência entre os sons e as cores. Desenvolveu uma técnica de composição a que dá o nome de Música Cromofônica, e em 1965 começou a produzir obras de multi-media.

Apesar de sempre compor música eletroacústica, possui um catálogo instrumental muito vasto que inclui muitas obras sinfônicas, música de câmara e duas grandes óperas. Suas partituras são editadas por Suvini Zerboni, Billaudot, Breitkopf & Härtel, Salabert e Sistrum.

Desde 1973 é professor da Universidade de Brasilia, onde dirige o Laboratório de Música Eletroacústica e ensina Composição e Acústica Musical.

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências