Kenny G

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kenny G
Kenny G
Informação geral
Nome completo Kenneth Bruce Gorelick
Nascimento 5 de junho de 1956 (67 anos)
Origem Seattle
País  Estados Unidos
Gênero(s) Smooth jazz
Rhythm and blues
Instrumento(s) Principal:
Saxofone soprano
Secundários:
Sax alto
Saxofone tenor
Flauta
Período em atividade 1976 até atualidade
Outras ocupações Músico
Instrumentista
Compositor
Gravadora(s) Arista (19822006)
Concord Jazz (2008atualidade)
Página oficial http://www.kennyg.com

Kenneth Bruce Gorelick (Seattle, 5 de junho de 1956), mais conhecido pelo nome artístico de Kenny G, é um saxofonista estadunidense[1].

Biografia

Seu envolvimento com a música começou quando ele ainda era pequeno. Sua primeira apresentação ao vivo como profissional ocorreu nos anos 70 acompanhando Barry White, pois fazia parte da The Love Unlimited Orchestra. O bom desempenho o incentivou a seguir adiante, e a carreira solo se iniciou na década de 80.

Seu primeiro álbum de sucesso, Duotones (1986), atingiu o top 10 nos Estados Unidos, e mostrou as suas armas: um som instrumental com fortes pitadas de Rhythm and blues moderno, melodias românticas e sempre uma ou outra faixa com vocalistas convidados do naipe de Smokey Robinson, Peabo Bryson e Michael Bolton. Um dos grandes vendedores de discos na área instrumental, ele quebrou recordes até mesmo com seu primeiro disco natalino, Miracles: The Holiday Album (1994), por sinal seu único CD até hoje a atingir o primeiro lugar na parada de álbuns americana. Ele se apresentou ao vivo no Brasil na década de 90, com grande presença de público.

Seu som é admirado em todo o mundo por diversas culturas. Lançou diversos CDs, com músicas ecléticas, e com vários intérpretes de toda parte do mundo. É, sem dúvida, o músico instrumental mais vendido do mundo, com um número espantoso de mais de 80 milhões de discos vendidos.

Rhythm & Romance

É o seu primeiro álbum de Jazz latino, apoiado por alguns dos mais belos músicos latinos. O resultado é uma espécie de mistura entre salsa e samba, baladas e bossa nova, todas as quais são realizadas em conjunto com belas melodias.

O álbum é uma coleção de novas músicas e amados clássicos que estão enraizadas no ritmicamente díspares, resultando em um trabalho totalmente original e dançante. Fixado para o dia dos namorados (Valentine's Day), o álbum é o 1º de Kenny para a Starbucks Entretenimento e Concord Records.

Isso é notável para analisar as últimas duas décadas tem Kenny estabeleceu-se como o maior músico de-venda instrumental era moderna, com vendas globais totalizando mais de 75 milhões de álbuns, com 45 milhões de álbuns vendidos em os E.U. sozinho. Ora, por Romance & Ritmo, Kenny empreendimentos em território inexplorado criativo e está tendo o tempo de sua vida dum animado álbum, que fala de uma exatamente por isso que um jovem Kenny Gorelick de Seattle, Washington, que descobriu o saxofone uma noite, enquanto observa o Ed Sullivan show, foi inspirado para pegar o instrumento em primeiro lugar.

Encantado com o ritmo da música latina, Kenny e antigo colaborador e produtor Walter Afanasieff, (Mariah Carey, Barbara Streisand, Celine Dion) definidos para encontrar o direito instrumentação e mecanismos para a romântica latim melodias que foram agitação em torno da cabeça do saxofonista para meses. Juntos, eles têm montado um All-Star line-up do latim músicos incluindo guitarrista Ramon Stagnaro, percussionistas Michito Sanchez, Paulino da Costa, Ron Powell e o lendário baterista Alex Acuña (Weather Report). O álbum também apresenta hóspede vocais de subida estrela chilena Barbara Munoz e de língua espanhola pop / rock sensação, Camila.

"É realmente cerca de dois estilos musicais diferentes unem para criar algo completamente novo", diz Kenny. "O som da minha música é muito distintas e por isso é o som destes extraordinários músicos. Elas trazem o ritmo e eu sou o romance, "o saxofonista piadas.

Romance é algo Kenny G conhece muito bem. Para um homem que tenha feito uma carreira jogando fora de notas suaves, ele está prestes a jogar o seu suaves. Para os primeiros poucos bares em amor a clássica canção "Besame Mucho", o saxofonista amado stands exatamente um quarto de polegada de distância do microfone, como um som distinto lindamente respira através do instrumento e ecoa em todo o exuberante jardins de Los Angeles "famoso Conway Studios gravação. O acompanhamento músicos graciosa nos juntar atrás dele para o primeiro dos muitos destaques do disco.

Cada canção de Ritmos & Romance é viver como as sessões registadas bordo rasante com a energia e inspiração. Aqui nós não só obter um vislumbre de Kenny G do artista, mas o Kenny G colaborador, o trabalho de cada nota com a maior atenção aos detalhes, enquanto ainda permitindo que o improvisational competências de que ele e os outros músicos através de brilhar. Cada gravação é uma combinação única de precisão e de invenção que evoca-se os sons do Brasil, Havana e tudo mais.

"Isto é muito emocionante para assistir", diz Afanasieff. "Você tem este extraordinário músico Kenny em que se reuniu com um grupo de músicos a partir de um fundo totalmente diferentes, todos os jogadores renomados, por direito próprio. Mas juntos eles todos falam a mesma língua musicalmente. "

Embora ele ainda era ocasionais de regularização das músicas do registro, Kenny decidido a experimentar alguns dos novos materiais em uma recente turnê para a América do Sul, em frente do que ele chamou de "última audiência para a música latina." O risco pago ao largo; a multidão calorosamente abraçado o material novo e cantou juntamente com a clássica balada "Sabor um mi".

Um antigo aviador, Kenny é nenhum estranho para assumir riscos. Depois de anos de jogar profissionalmente com grupos como Barry White's Love Unlimited Orchestra e Jeff Lorber Fusion, Kenny assinado com a Arista Records em 1982 e três criticamente aclamado-jazz álbuns mais tarde, (Kenny G, G-Force e Gravity) ele estava pronta para hit da estratosfera.

Kenny G da grande momento veio em 1988 com o Tonight Show com Johnny Carson. Um dos produtores insistiram que para tal um grande artista deverá executar o aparecimento de uma faixa acompanhado por um vocalista. Kenny sentiram que era importante neste momento para estabelecer-se com um instrumental. O debate prosseguiu até minutos antes da hora em que mostram Kenny lançado em "Songbird", um marco na gravação do seu quarto álbum, Duotones. Naquela noite ele jogou fora o seu coração e uma estrela nasceu.

Kenny A partir daí, passou a tornar-se um multiplatina em breve colaborando com a sensação gosta de Aretha Franklin, Whitney Houston, Natalie Cole e Frank Sinatra. Sua próxima estúdio álbuns, Silhouette e respiração foram extremamente bem sucedidos, este último se tornando o maior recorde de vendas instrumental E.U. história com mais de 12 milhões de registros vendidos em os E.U. sozinho. O álbum mostrava as Grammy ® premiado single, "Forever in Love". Kenny logo atraiu um impressionante conjunto de colaboradores. Em 1996, Kenny equipa com renomado artista / produtor babyface para "O Momento", que incluiu dois vocais colaborações incluindo "Everytime I Close My Eyes", e "que alguém é você" com Toni Braxton.

Em 1994, Kenny quebrou outro recorde com o seu feriado compilação, Milagres, que, para além de ser Kenny "primeiro álbum a hit número # 1 no Top 200 da Billboard chart, se tornou o álbum mais vendido de todos os feriados em tempo. Treze anos depois, ele continua como o álbum mais vendido feriado. Seu segundo e terceiro álbuns de 1999 feriado normas da Fé (que incluiu o milênio inspirada versão Auld Lang Syne) e os desejos do 2002, também foram notavelmente bem sucedidos.

Em 2002, Kenny teve sua audiência para as ilhas com o álbum soulful Paraíso, que mostrava as batidas, adulto-contemporâneo faixa "All the way", com Brian McKnight. Em 2004, Kenny emitiu um todo-guest-star álbum intitulado Na última ... O Duets Album. O álbum featured performances por Barbara Streisand, Burt Bacharach, LeAnn Rimes, bem como um remake do Outkast's "a forma como você Move" a Terra, Vento e Fogo.

Outras obras notáveis incluem: 1999's Jazz normas de álbum intitulado Classics na chave de G, (que incluiu "What a Wonderful World", o dueto virtual com Louis Armstrong e "Garota de Ipanema" dueto com Bebel Gilberto) e 2006 'S eu estou no Humor de Amor: As melodias mais romântico de todos os tempos, o saxofonista é exclusivo tomar relativamente a algumas das canções cada vez maior amor escrita incluindo as normas como Dorothy Fields "" A maneira como você Look Tonight ", direita up através de modernos hits como Alicia Keys' "Será que eu não Got You," e James Blunt's "Você é bonito."

Nesse mesmo ano, Kenny ganhou uma enorme honra para a sua outra paixão: golfe. Em dezembro de 2006, Kenny alegou o # 1 no ranking Golf's Digest "Top 100 da Música" lista, com uma impressionante 0.6 desvantagem.

Mas continua a ser a música do artista primeiro amor. Com cada nova gravação, Kenny começa a partir de um pessoal local-os sons que ele passar. Ela traz-lhe grande alegria para a implantação de novos materiais para viver um público-alvo. Durante os últimos vinte anos, ele tem sido um elemento de fixação em arenas, amphitheaters concerto e salões e foi realizada para milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando pressionado sobre sua teoria segundo a qual ele tem sido tão bem sucedidos, Kenny oferece, "Penso que a minha música oferece às pessoas a oportunidade de ouvir os seus próprios pensamentos. Toque em suas imaginações. Crie suas próprias histórias de canções sem a limitação das palavras ... plus-lo, realmente, um belo instrumento."

Discografia

Álbuns em estúdio

Álbuns especiais

Álbuns ao vivo

  • 1989: Kenny G Live
  • 1995: In America (Live)
  • 2006: Best - Live Hong Kong

Compilações

  • 1993: Montage
  • 1993: The Collection
  • 1994: The Very Best
  • 1997: Greatest Hits
  • 2001: In America
  • 2003: Ultimate
  • 2004: Artist Collection
  • 2004: Songbird: The Ultimate Collection
  • 2004: The Romance
  • 2006: The Essential
  • 2008: Love Ballads
  • 2009: Greatest Hits
  • 2009: Super Hits
  • 2010: Collection
  • 2010: Songbird - The Best of
  • 2011: The Essential

EPs (Extended Play)

  • 1995: Six of Hearts
  • 1996: Havana: The Extended Mixes
  • 2012: Namaste

Prêmios, Idicações e Honrarias

Grammy Awards

Até 2011, Kenny G recebeu 18 indicações para o Grammy Awards. Em 1994, conseguiu sua única conquista deste prêmio, com a música Forever in Love.

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Obs. Ref.
1987 Grammy Awards Melhor Performance Instrumental de Música R&B Duotones Indicado [2]
1989 Melhor Performance Instrumental de Música Pop Silhouette Indicado
1990 Breadline Blues Indicado
1991 Melhor Composição Instrumental Going Home Indicado Dividido com com Walter Aranasieff
Melhor Performance Instrumental de Música Pop Indicado
1992 Theme from Dying Young Indicado
1994 Melhor composição instrumental Forever in Love Venceu
Melhor Performance Instrumental de Música Pop Indicado
1995 Sentimental Indicado
1996 Have Yourself a Merry Little Christmas Indicado
1998 Havana Indicado
1999 My Heart Will Go On Indicado
2001 Melhor Álbum Instrumental de Música Pop Faith: A Holiday Album Indicado
2003 Paradise Indicado
Melhor Performance Vocal de Música R&B por Duo ou Grupo Musical All The Way Indicado Dividido com Brian McKnight
2004 Melhor Álbum Instrumental de Música Pop Wishes: A Holiday Album Indicado
2011 Heart and Soul Indicado

Outros Prêmios

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado Obs. Ref.
1989 Soul Train Music Awards Melhor Álbum de Jazz Silhouette Venceu [3]
1994 American Music Awards Favorite Adult Contemporary Artist Venceu
Favorite Adult Contemporary Album Breathless Indicado
Soul Train Music Awards Melhor Álbum de Jazz Venceu
1999 Hong Kong Film Awards Melhor Canção Original de Filmes You're My Woman Indicado Canção do filme "Long zai jiang hu"
Dividido com T.K. Chan, Walter Afanasieff (compositores); Andy Lau (letrista/performer)
2008 Grammy Latino Melhor Álbum Instrumental Rhythm & Romance Indicado

Honrarias e Recordes

  • Em 1997, Keny G teve seu nome gravado na calçada da fama de hollywood.[4]
  • Também em 1997, Kenny G entrou para o Guinness Book por manter a mesma nota, sem respirar, durante 45 minutos. Ele utilizou a técnica conhecida por Respiração circular[5] (este recorde foi quebrado pelo brasileiro Hilquias Alves, também saxofonista. Hilquias manteve a mesma nota por 60 minutos.)
  • O álbum Breathless é, até hoje, o álbum de música instrumental mais vendido de todos os tempos, com 15 milhões de cópias, sendo 12 milhões somente nos EUA.[6]
  • O álbum Miracles: The Holiday Album é, até hoje, o álbum natalino mais vendido da história, com 13 milhões de cópias no mundo todo.[6]

Referências

  1. Musician Biographies; Alan Glenn. «Biografia de Kenny G» (em inglês). Consultado em 15 de julho de 2008 
  2. 947thewave.cbslocal.com/ Grammy Artist Spotlight: Kenny G Has ‘Heart and Soul’
  3. aceshowbiz.com/ Awards & Nominations
  4. walkoffame.com/ Kenny G Inducted to the Walk of Fame on November 20, 1997 with 1 star.
  5. news-journalonline.com/ Kenny G plays Peabody
  6. a b Zimmerman, Kevin (September 30, 2002). «Kenny G Has Time on his Side». BMI.com. Consultado em April 7, 2007  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ver também

Ligações externas