Kilari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.
Kilari
きらりん☆レボリューション
(Kirarin Reboryūshion)
Gênero Comédia romântica, Música
Mangá
Kirarin Revolution
Autor An Nakahara
Editora(s) Japão Ciao
França Glénat
Itália Star Comics
Coreia do Sul Daewon C.I.
República da China Ever Glory Publishing
Hong Kong Jade Dynasty
Revista Shogakukan
Data de publicação Março de 2004 – Junho de 2009
Volumes 14
Anime
Kirarin Revolution
Kirarin Revolution STAGE-3
Kilari (PT)
Direção Masaharu Okuwaki
Yoshitaka Fujimoto
Estúdio SynergSP, Nippon Animation
Exibição original 7 de abril de 2006 – 27 de março de 2009
Emissoras de TV Japão TV Tokyo, AT-X, BS Japan
França Télétoon+
Itália Italia 1, Boing, Hiro
Hungria Animax
Coreia do Sul KBS
Emissoras lusófonas Portugal Canal Panda[1]
Nº de episódios 153
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Kirarin Revolution (きらりん☆レボリューション, Kirarin Reboryūshon?, lit. "Revolução Cintilante" ou "Revolução de Kirarin"), e em Portugal chamado apenas por Kilari, é um mangá japonês do gênero shōjo de An Nakahara. O título da série é o suposto nome do single da estreia de Kirari.[2] Em Agosto de 2007, foi editado pela revista Ciao e publicado pela Shogakukan. Ganhou em 2009 o Prêmio Shogakukan de Mangá [3] de melhor mangá do gênero Kodomo.

A adaptação do anime é uma coprodução entre o Japão e a Coreia do Sul, e foi ao ar dia 7 de Abril de 2006 no Japão na TV Tokyo e teve em torno de 153 episódios até 27 de Março de 2009.[4] A partir do episódio 103, o show foi ao ar em Alta Definição no formato 16:9 em animação 3D. Foi exibido no horário das 18:00-18:30 nas Sextas.

Em Portugal a primeira temporada da série foi ao ar no Canal Panda dia 5 de setembro de 2011, a segunda temporada no dia 17 de setembro de 2012 e a terceira temporada no dia 16 de setembro de 2013, todas com dobragem portuguesa.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Kirari Tsukishima é uma garota jovem bonita de 14 anos de idade, que não se preocupa com o Ídolo Japonês e o mundo de entretenimento porque sua mente está ocupada por comida. Sua obsessão com a comida só faz com que ela seja ignorante sobre o amor. Um dia, depois de salvar uma tartaruga que está presa em uma árvore, Kirari conhece um rapaz bonito e gentil chamado Seiji, que lhe dá um bilhete para o concerto dos SHIPS (um grupo ídolo popular) para mostrar a sua gratidão por ela ter salvado seu animal de estimação. No entanto, quando Kirari aparece no show, um outro garoto chamado Hiroto, rasga o bilhete e avisa a ela para ficar longe de Seiji, porque ambos vivem em mundos diferentes. Kirari indignada foge para o concerto, apenas para descobrir que Seiji e Hiroto, são realmente membros dos SHIPS. Finalmente compreende o significado de "mundos diferentes", Kirari se recusa a desistir de perseguir Seiji e declara que ela também vai se tornar um ídolo. No entanto, ser um ídolo requer toneladas de treinamento e talento. Prestes a dividir a fama e confrontar os rivais e os escândalos, Kirari está determinada a se tornar uma top ídolo...

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Kirari Tsukishima (月島きらり , Tsukishima Kirari?) (Kilari na dobragem portuguesa)
Dublada pela Koharu Kusumi, e no CD drama com a voz de Miyu Matsuki na versão original, e dobrada pela Bárbara Lourenço na dobragem portuguesa.
Kirari é uma garota jovem e bonita de 14 anos que se esforça para ser um ídolo, e a razão principal para se tornar, foi porque ela se apaixonou pelo Seiji dos SHIPS a primeira vista e quer se aproximar dele. Ela tem um enorme apetite por comida, e ela é desajeitada, densa, excessivamente confiante nos outros, e não tem bom senso. Apesar de seus problemas e sua falta de talento, ela consegue perseverar, como resultado da ajuda que ela recebe dos seus amigos e sua resiliência inabalável. Como um ídolo, ela ganha inúmeros amigos e apoiadores, mas seu vínculo mais forte é com Hiroto e Seiji, que agem como seus protetores. Ela tem uma característica única de transformar todos os projetos artísticos em formas de cogumelos. [5]
Ao longo da série, ela fica presa em um triângulo amoroso com Hiroto e Seiji. No começo, ela gostava do Seiji e pensava nele como seu príncipe. Ela tenta fazer o que pode para impressioná-lo e fazê-lo se apaixonar por ela. Conforme o tempo passa e ela passa o tempo com Hiroto, ela começa a se apaixonar por Hiroto também. No mangá, ela finalmente confessa seu amor a ele durante seu primeiro encontro.[6]
Apenas no anime, ela também é um membro do grupo de ídolos chamados Kira Pika que consiste nela e Hikaru Mizuki, que também são talentosas, mas tem medo do palco. Mais tarde, ela começa um outro grupo conhecido como Milky Way com outras duas meninas: Noel e Kobeni.
Na-san (なーさん, Naa-san?)
Dublado pela: Chigusa Ikeda e no CD drama com a voz de Kumiko Higa.
O gato de Kirari. Ele é um gato excepcional que pode costurar, cozinhar e fazer outras tarefas. Na-san recebeu reconhecimento por sua inteligência e habilidades de canto. Como um personagem mascote para a heroína, ele fornece uma grande quantidade de ajuda para Kirari e protege-a do perigo. Também é mostrado que ele é um gato gênio que se destaca tanto em Inglês quanto Matemática.
Hiroto Kazama (風真 宙人, Kazama Hiroto?)
Dublado pelo: Akio Suyama (episódios 1-102), Takuya Ide (episódios 103-153) e no CD drama com a voz de Masaki Mimoto.
Um membro do popular grupo ídolo de boy bands chamado SHIPS. Ele se tornou um ídolo quando ele se juntou com Seiji aos 12 anos. Ele é o mais velho dos cinco irmãos, a quem ele cuida, enquanto seus pais estão fora. Por alguma razão, ele fica frio coincidentemente quando a avó de Kirari está chocada com ele ou quando ela é mencionada.
Ao contrário de Seiji, que é amável e gentil, Hiroto é honesto e rigoroso e às vezes é amargo com Kirari. Apesar de como ele a trata, ele realmente se preocupa com ela e gosta de vê-la sorrir alegremente. Embora ele suporta os sentimentos de Kirari com Seiji ao longo da série, muitas vezes ele se preocupa com ela quando ela enfrenta situações difíceis, e ele é geralmente aquele que ajuda-a. Ele é muito inteligente e talentoso em tarefas domésticas, e ele ensina a Kirari para ajudá-la no trabalho.
Hiroto tem um lado macio escondido, ele gradualmente mostra mais carinho para Kirari, e ele também fica com ciúmes de outros caras como Cloudy, que tenta chegar perto dela, e em raras ocasiões, Seiji. Até no final do mangá, ele percebe seus verdadeiros sentimentos pela Kirari[7] e devolve seus sentimentos quando ela confessa a ele. No mangá, ele também beija Kirari depois que ele voltou de Nova Iorque.
Seiji Hiwatari (日渡 星司, Hiwatari Seiji?)
Dublado pelo: Souichiro Hoshi (episódios 1-102), Shikou Kanai (episódios 103-153) e no CD drama com a voz de Wataru Hatano.
Um membro do popular grupo ídolo de boy bands chamado SHIPS, também tem um interesse amoroso no começo pela Kirari. Seiji aos 12 anos, tornou-se um ídolo quando ele se juntou com Hiroto. Ele é de uma família muito rica, e seus pais não concordam com ele ser um ídolo e quer que ele se case com outra família rica.[8] Durante todo o início da série, ele parece alheio aos sentimentos de Kirari, e ele a trata como uma irmã mais nova, mesmo quando ele fica com ciúmes de sua proximidade com Hiroto no episódio 12. Já que Seiji é tão denso quanto Kirari, ele sempre tem uma expressão calma e sem noção.
Ele tem um profundo amor por Kame-san e tem um olhar assassino quando algo é derramado sobre ele.[9] Quando ele está vagando na cidade, ele se disfarça como um otaku.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá, foi escrito e desenhado por An Nakahara, e começou a serialização na edição da Ciao Comics em Março de 2004. O primeiro volume foi lançado dia 28 de Agosto de 2004. Originalmente, Nakahara planejou o nome de Kirari para ser "Konomi Hazuki" e sobrenome de Hiroto para ser "Tsukishima". [10]

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime, foi produzido em uma colaboração entre o estúdio de animação japonês SynergySP e o estúdio coreano G&G Entertainment, que estreou na TV Tokyo. Além disso, as unidades especiais da banda criados pela Up-Front Agency promoveu o show. O anime não utilizou qualquer parte do elenco do CD drama, e em vez disso, escolheu um novo elenco de voz. Koharu Kusumi, então com 13 anos, foi escolhida para expressar Kirari e também emprestou sua voz para a maior parte das canções da abertura e encerramento. Além disso, ela retratou a personalidade de Kirari ao vivo, especialmente durante as sequências de ação ao vivo no programa matinal infantil Oha Star. Outra unidade chamada Kira Pika, que era formada com Kusumi e Mai Hagiwara da banda Cute, seguido um formato semelhante, apesar de que a personagem Hagiwara era uma criação original anime. Após episódio 103, o show ficou animado em 3D e foi visto em formato de Alta Definição. Ficou com o título de Kirarin Revolution STAGE 3 (きらりん☆レボリューションSTAGE3 Kirarin Reboryūshon STAGE3?). Outra unidade de anime exclusiva, MilkyWay, foi formada, com Yuu Kikkawa e Sayaka Kitahara, que também iria interpretar personagens na série. A maior mudança, no entanto, eram os dubladores originais para Seiji e Hiroto, Souichiro Hoshi e Akio Suyama, foram substituídos por Shikou Kanai e Takuya Ide, que, então, formaram a versão da banda ao vivo dos SHIPS, algo que os antigos dubladores não fizeram.

O anime, sob o título Kilari!, É licenciado em Portugal pela LUK Internacional.[11]

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

  • Na-san Tamagotchi
    • Console: Handheld Electronics
    • Região: Japão
    • Gênero: Quebra-cabeças, Cuidando do animal de estimação
  • Kirarin Revolution: Kira Kira Idol Audition
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 10 de Agosto de 2006
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Quebra-cabeças, Música
  • Kirarin Revolution: Naa-san to Issho
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 7 de Dezembro de 2006
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação
  • Kirarin Revolution: Mezase! Idol Queen
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 12 de Julho de 2007
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Estratégia
  • Kirarin Revolution: Tsukutte Misechao! Kime*Kira Stage
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 13 de Dezembro de 2007
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música
  • Kirarin Revolution: Minna de Odorou Furi Furi Debut!
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 24 de Julho de 2008
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música
  • Kirarin Revolution: Atsumete Change! Kurikira * Code
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 20 de Dezembro de 2008
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://canalpanda.pt/panda-tv/canal/kilari-estreia
  2. きらりん☆レボリューション 1 (em japonês) Leisha. Página visitada em 23-07-2009.
  3. 小学館漫画賞:歴代受賞者 (em japonês) Shogakukan. Página visitada em 19-08-2007.
  4. あにてれ:きらりん☆レボリューション TV Tokyo. Página visitada em 15 de Setembro de 2012.
  5. Episódio 55 do Anime (ao desenhar) e no episódio 23 do Anime (quando aprende a costurar para um projeto do vestido).
  6. Kirarin Revolution, mangá vol. 14
  7. Kirarin Revolution, mangá vol. 13
  8. Kirarin Revolution episódio 85 - somente no anime (não conhecido no mangá)
  9. Kirarin Revolution, episódio 46 do anime
  10. きらりん☆レボリューション 8 (em japonês) Shueisha. Página visitada em 23-07-2009. [ligação inativa]
  11. http://www.lukinternacional.com/es/catalogo/kilari.html Kilari na Luk Internacional

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.