Lagarto-de-contas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:
Como ler uma caixa taxonómicaLagarto-de-contas
BeadedLizard-AHPExotics.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Sauria
Família: Helodermatidae
Género: Heloderma
Espécie: H. horridum
Nome binomial
Heloderma horridum
(Wiegmann, 1829)
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

O lagarto de contas (Heloderma horridum) é um dos dois únicos lagartos venenosos do mundo, sendo o outro o monstro-de-gila (Heloderma suspectum). Seu nome latino consiste em duas palavras. Heloderma, que significa pele e horridum, que significa horrível (ou seja, lagarto horrível). A pele deste lagarto consiste em várias esferas minúsculas chamadas ostioderms. Cada conta contém um pequeno pedaço de osso que lhes dá quase uma armadura coberta de pele.

A vida útil destes lagartos pode chegar em torno de 30 anos, embora tenham sido encontrados animais que chegaram até os cinqüenta. Para as fêmeas, o tamanho adulto médio é de 76 centímetros e seu peso fica entre três e quatro quilos. Para os machos, o tamanho adulto médio é 72 centímetros e pesam de dois a três quilos. Excepcionalmente grandes machos podem atingir 91 centímetros e pesar 4 quilos e meio.

Os lagartos atingem a maturidade sexual em dois anos e meio a três anos de idade. Uma vez que a oviposição ocorre, o período de incubação é de cerca de 165-215 dias, tempo razoável em que os filhotes vão pondo as cabeças para fora dos ovos. Geralmente, leva dois ou três dias para eles façam todo o caminho, absorvendo suas sacos vitelinos e ingerindo o conteúdo líquido dos seus ovos. Os recém-nascidos tem em média de 5-6 centímetros e pesam cerca de 40 gramas. Embora o tamanho desses animais possam ser considerados, saber o seu sexo é quase impossível. Os machos geralmente têm cabeças mais amplas e pescoços mais longos, já as fêmeas têm cabeças e pescoços estreitos e mais curtos, embora sempre haja exceção para cada regra.

Tipos de lagartos Classe: Reptilia Ordem: Squamata Família: Helodermatidae

  • Heloderma horridum horridum
  • Heloderma horridum charlesbogerti
  • Heloderma horridum alvarezi
  • Heloderma horridum exasperatum

Apenas os tipos horrdium e exasperatum são criados nos Estados Unidos por particulares. O tipo charlesbogerti são encontrados no Zoológico de San Diego.

Os animais são originários das Drenagens do Pacífico do sul, México,Guatemala e as drenagens do Atlântico, do centro de Chiapas, México, e do Sudeste da Guatemala. Seu habitat é principalmente as florestas estacionais deciduais e as florestas tropicais, arbustos espinhosos, também encontrado em pinheiros de carvalho nas florestas, com elevações do nível do mar até 1500 metros. Na natureza, os animais só são ativos de abril a meados de novembro. Passam apenas cerca de uma hora por dia acima do solo, e sua dieta natural é consistente de répteis e aves ovos e, ocasionalmente, pequenos mamíferos. O lagarto usa seu veneno principalmente como uma arma defensiva.

As glândulas de veneno estão localizadas na mandíbula inferior. Na base de cada dente existe um espaço para armazenar o veneno. O veneno é injetado pelo lagarto em suas presas através da mordida A mordida desse animal é extremamente dolorosa e pode ser potencialmente fatal em um ser humano, mas isso é apenas em casos extremamente raros.