Le Morte d'Arthur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Detalhe de O último sono de Artur, pintura de Edward Burne-Jones.

A Morte de Artur, originalmente Le Morte d'Arthur ou La Morte Darthur, é um livro escrito no século XV pelo inglês Thomas Malory sobre a história do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Baseado em crônicas e obras literárias inglesas e francesas, o livro tornou-se um dos mais populares da literatura arturiana.

Título[editar | editar código-fonte]

Malory entitulou sua obra "o livro completo do rei Artur e sus nobres cavaleiros da távola redonda", mas William Caxton, editor da primeira edição do livro, deu-lhe o título de "Le Morte d'Arthur", em francês.[1]

História da publicação[editar | editar código-fonte]

Algumas partes do livro são material original de Malory, embora outras sejam as interpretações que Malory deu a histórias anteriores. O livro foi publicado pela primeira vez em 1485 por William Caxton.[2]

Legado[editar | editar código-fonte]

Ainda que não se trate da obra mais antiga sobre o ciclo arturiano, A morte de Artur está entre as mais conhecidas. Ela inspirou obras como o romance de John Steinbeck The Acts of King Arthur and His Noble Knights, a obra Camelot, de T. H. White; e filmes como Excalibur, de John Boorman, ou, indiretamente, The Sword in the Stone de Disney,[3] entre outras obras.

Notas

  1. Thomas Malory's 'Le Morte Darthur' na galeria online da Biblioteca Britânica
  2. McShane, Kara L. (2010). Malory's Morte d'Arthur. The Rossell Hope Robbins Library at the University of Rochester. Página visitada em 3 Julho 2013.
  3. Baseada nos textos de T. H. White, que por sua vez se basearam na obra de Malory.

Referências gerais[editar | editar código-fonte]

  • ARCHIBALD, E., EDWARDS, A. S. G. (eds.). A companion to Malory (Arthurian studies). Londres: D. S. Brewer, 2000. ISBN 0-85991-520-4.
  • SVOGUN, Margaret. Reading romance: literacy, psychology and Malory's Le Morte d'Arthur. Peter Lang Pub. Inc., 2000. ISBN 0-8204-4522-3
  • VINAVER, E. Malory. Oxford University Press, 1929. ISBN 0-19-811583-0.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.