Método de Hartree-Fock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O método de Hartree-Fock (HF) é uma forma aproximada das equações de mecânica quântica para férmions, utilizada em física e química (onde também se conhece como método de campo autoconsistente). Isto se deve a que suas equações, baseadas em orbitais de uma partícula, são mais acessíveis computacionalmente que os métodos baseados em funções de onda de muitas partículas.

A aproximação de Hartree-Fock é o equivalente, em física computacional, à aproximação de orbitais moleculares, de enorme utilidade conceitual para os físicos. Este esquema de cálculo é um procedimento interativo para calcular a melhor solução monodeterminantal à equação de Schrödinger independente do tempo, para moléculas isoladas, tanto em seu estado fundamental como em estados excitados. A interação de um único elétron em um problema de muitos corpos com o resto dos elétrons do sistema se aproxima mediando-o como uma interação entre dois corpos (após aplicar a aproximação de Born-Oppenheimer). Desta forma, se pode obter uma aproximação à energia total da molécula. Como consequência, calcula a energia de intercâmbio de forma exata, mas não tem em absoluto considerado o efeito da correlação eletrônica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

O livro texto "Modern Quantum Chemistry", de A. Szabo e N. S. Ostlund, contêm um excelente tratamento do método de Hartree-Fock, desde os conceitos e ferramentas matemáticas subjacentes, passando por um desenvolvimento formal completo, até uma implementação em Fortran 77 para um caso preciso.