Magnificat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Magnificat (também conhecida como Canção de Maria ou Canto de Maria) é um cântico entoado (ou recitado) frequentemente na liturgia dos serviços eclesiásticos cristãos. O texto do cântico vem diretamente do Evangelho segundo Lucas (Lucas 1:46–55), onde é recitado pela Virgem Maria por ocasião da Visitação a sua prima Isabel. Na narrativa, após Maria saudar Isabel, que está grávida de João Batista, a criança se mexe dentro do útero de Isabel. Quando esta louva Maria por sua fé, Maria entoa o Magnificat como resposta.

O cântico ecoa diversas passagens do Antigo Testamento, mas a alusão mais notável se relaciona à Canção de Ana, dos Livros de Samuel.[1] Juntamente com o Benedictus e o Nunc dimittis, e diversos outros cânticos do Antigo Testamento, o Magnificat foi incluído no Livro de Odes, uma antiga coletânea litúrgica encontrada em alguns manuscritos da Septuaginta.

No cristianismo, o Magnificat é recitado com mais frequência na Liturgia das Horas. No cristianismo ocidental, o Magnificat é mais cantado ou recitado durante o principal serviço vespertino: as Vésperas, no catolicismo romano, e a Oração Vespertina (Evening Prayer ou Evensong, em inglês), no anglicanismo. No cristianismo oriental, o Magnificat costuma ser entoado durante as Matinas de domingo. Em certos grupos protestantes, o Magnificat pode ser cantado durante os serviços de culto.

Texto original em grego[editar | editar código-fonte]

Texto original em latim [2][editar | editar código-fonte]

Schola Gregoriana - Antiphona e Magnificat

Tradução para português[editar | editar código-fonte]

Magnificat - O Cântico de Maria

Magnificat na Música[editar | editar código-fonte]

O Magnificat inspirou uma quantidade imensa de compositores, ao longo dos séculos. Existem mais de 600 grandes obras catalogadas[3][4].

Somente Giovanni Pierluigi da Palestrina compôs 35 versões do Magnificat.[5]. E Orlande de Lassus, em variações, compôs 110[6].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. 1 Samuel 2:1–10
  2. BÍBLIA, N.T. Evangelium secundum Lucam. Latim. In: Biblia Sacra Juxta Vulgatam Clementinam. Org. Michaele Tvveedale et al. Londini: Editio Electronica, 2005. p. 1308.
  3. IMSLP - Categoria: Magníficats.
  4. Wikipédia: List of Magnificat composers
  5. Palestrina - IMSLP - Magnificats.
  6. Magnificats - Orlande de Lassus (IMSLP).