Marcelo Huertas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marcelinho Huertas
Real Madrid-FC Barcelona mayo 2013CropedmarcelinhoP1070766.jpg
Informações pessoais
Nome completo Marcelo Tieppo Huertas
Data de nasc. 25 de maio de 1983 (30 anos)
Local de nasc. São Paulo, SP, Brasil
Altura 1,90m
Informações no clube
Clube atual FC Barcelona
Posição Armador

Marcelo Tieppo Huertas[1] (São Paulo, 25 de maio de 1983), ou Marcelinho Huertas, é um jogador de basquete brasileiro que atua pelo FC Barcelona[2] , equipe da cidade de Barcelona, na Catalúnia, Espanha.

Quando jovem, Huertas atuou no basquete colegial dos Estados Unidos[3] , no Texas, mas acabou voltando ao Brasil. Se destacou primordialmente no basquete da capital paulista, tendo sido um dos melhores jogadores já criados pelo Paulistano[4] . Seu talento foi reconhecido ainda cedo pelo lendário treinador sérvio Zelijko Obradovic quando, em clínica em São Paulo, viu o armador em ação e vaticinou: "Esse menino já está pronto[5] ".

Huertas, que joga como armador, faz parte da Seleção Brasileira de Basquetebol, já tendo disputado, entre outros, o Campeonato Sul-Americano Adulto (do qual foi campeão, na Venezuela, em 2006), os Jogos Pan-Americanos (nos quais conquistou a medalha de ouro, no Rio de Janeiro em 2007) e a Copa América de Basquetebol de 2009 (da qual também foi campeão).

Sua primeira equipe na Europa foi o DKV Joventut[6] , onde atuou com Ricky Rubio. Marcelinho Huertas é amigo de Ricky Rubio desde que o prodígio espanhol tem 12 anos de idade[7] .

Curiosamente, Marcelinho Huertas deixou o time de Badalona para dar espaço para Ricky Rubio, em 2007. Segundo o treinador da equipe na época, Aíto García Reneses, a transferência foi motivada por motivos táticos e de planejamento a longo prazo[8] . Desta maneira, Huertas rumou para o Iurbentia Bilbao, equipe também espanhola. Nesta equipe, em 2008, Huertas foi eleito o melhor armador da Liga ACB[9] , fazendo parte do "dream team" da liga juntamente com os jogadores Ricky Rubio, Rudy Fernández, Felipe Reyes e Marc Gasol.

Seu bom rendimento no Bilbao chamou atenção dos italianos do Fortituto Bologna[10] .

Depois de um ano muito ruim na Itália, voltou à Espanha para se tornar um dos melhores jogadores do país liderando o Caja Laboral[11] ao lado do amigo Tiago Splitter. Lá foi campeão da Liga ACB em 2010.

Em 9 de agosto de 2011 Huertas assinou contrato de 4 anos com o FC Barcelona substintuindo o antigo amigo Ricky Rubio que foi jogar na liga Americana.[12]


Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2011).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Referências

Basketball pictogram.svg Este artigo sobre um(a) basquetebolista, integrado ao Projeto Basquetebol, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.