Draft da NBA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O draft da NBA é um evento anual no qual os trinta times da National Basketball Association (NBA) podem draftar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga. Costumeiramente, estes jogadores são amadores oriundos do basquete universitário, mas jogadores internacionais também podem ser escolhidos. Jogadores universitários que completaram quatro anos de universidade são automaticamente elegíveis para a seleção; os que ainda não o completaram precisam declarar sua elegibilidade e abrir mão do restante da universidade. Jogadores internacionais com ao menos 22 anos de idade são automaticamente elegíveis para a seleção; menores de 22 anos devem declarar sua elegibilidade. O draft da NBA geralmente ocorre no final da Junho, durante a pré-temporada da NBA. A seleção consiste em duas rodadas, onde um total de sessenta jogadores são selecionados.

Loteria[editar | editar código-fonte]

A loteria do draft da NBA é um evento anual realizado pela própria NBA para determinar a ordem das escolhas. Os times que ficaram de fora do playoffs na temporada anterior participam de um processo de loteria para determinar a ordem da escolha; o vencedor da loteria ganha o direito de ter a primeira escolha do draft. Com as regras atuais, 14 franquias que não foram aos playoffs participam da loteria, que é organizada de modo que o time com o pior desempenho da temporada anterior tenha mais chances de obter escolhas superiores. O processo de loteria determina somente as três primeiras escolhas; o resto das escolhas de primeira rodada é disposto em ordem contrária ao desempenho de vitórias-derrotas da temporada anterior.

As primeiras escolhas, porém, não culminam, necessariamente, com a escolha de grandes jogadores. O nome draft bust é dado quando jogadores selecionados com as primeiras escolhas não correspondem às expectativas.

Drafts notáveis[editar | editar código-fonte]

Alguns dos drafts da NBA mais notáveis ocorreram em 1984, 1996 e 2003. Foram selecionados, em 1984, jogadores como Michael Jordan, John Stockton, Hakeem Olajuwon e Charles Barkley; em 1996, foram escolhidos nomes como Kobe Bryant, Allen Iverson, Steve Nash, Ben Walace e Ray Allen. Em 2003, foi a vez de jogadores como LeBron James, Dwyane Wade, Chris Bosh e Carmelo Anthony.

Ícone de esboço Este artigo sobre basquetebol é um esboço relacionado ao Projeto Basquetebol. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.