Mensa International

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Mensa International é a maior, mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com QIs nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Roland Berrill, um advogado australiano e o Dr. Lancelot Ware, jurisconsulto e cientista inglês, fundaram a Mensa na Inglaterra em 1946. Eles haviam tido a idéia de formar uma sociedade para pessoas brilhantes, a única qualificação para tornar-se membro era ter um alto QI. Os objetivos originais eram, como ainda são hoje, a criação de uma sociedade não-política livre de todas as distinções raciais ou religiosas. A sociedade dá as boas vindas a todas as pessoas, independentemente de sua origem, cujos QIs preencham o critério, com o objetivo dos membros apreciarem a companhia uns dos outros e participarem de uma vasta gama de actividades sociais e culturais.

Mensa aceita indivíduos cuja pontuação esteja dentro (ou acima) dos 98% em testes-padrão de QI tais como o Stanford-Binet. Novas pontuações em certos testes comuns, tais como o SAT e o GRE, não são mais aceitos, seja porque não são mais considerados testes de inteligência, seja porque não medem mais pontuações acima de 98%, embora resultados antigos destes testes sejam aceitos. No SAT, por exemplo, pontuações de 1994 e anteriores são aceitas. A Mensa administra seus próprios testes para aqueles que ainda não têm pontuações qualificativas em outros testes; cada grupo nacional da Mensa têm suas próprias regras e procedimentos para a aplicação de testes. Dado que testes diferentes são parametrizados diferentemente, não é significativo comparar pontuações totais entre testes, somente percentuais.

A Mensa International tem mais de cem mil membros, sendo mais de cinqüenta mil somente nos Estados Unidos. Em acréscimo ao encorajamento de interacção social entre seus membros, a organização está também envolvida com programas para crianças superdotadas, alfabetização e bolsas de estudo. O nome provém de mensa, a palavra latina para "mesa" e indica que é uma sociedade de iguais que se sentam à volta de uma mesa.

A Mensa está presente em mais de 100 países. A Mensa Internacional possui uma estrutura que delega a administração a grupos nacionais organizados. São três as categorias de "Mensas Nacionais": A Emerging, a Provisional e a Full. A última é a com maior grau de autonomia. Para a Mensa Nacional ser promovida de categoria é necessário ter progressivo aumento de número de membros, além da promoção de atividades de intercâmbio e benefícios para os membros existentes. Os presidentes das Mensas Nacionais Full formam o IBD (International Board of Directors). Para uma Mensa Nacional ter direito a um voto neste conselho, é necessário pelo menos 500 membros. Uma Mensa Nacional pode ter direito a mais de um voto, proporcionalmente ao número de membros que esta possui. Nos países onde não existem Mensas Nacionais organizadas, os membros são filiados diretamente à Mensa Internacional.

Em Agosto de 2006, a Mensa comemorou em Orlando, Florida - EUA, 60 anos de fundação - jubileu de diamante, em um encontro mundial chamado de WG (World Gathering) - nome derivado do usual AG (Annual Gathering), encontro nacional realizado por todos os capítulos nacionais da Mensa anualmente.

Mensa em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal ainda não existe uma Mensa local, sendo até há bem pouco tempo (antes das últimas expansões) o único país da União Europeia onde tal acontecia. Tal deve-se sobretudo ao reduzido número de membros. Em 2002, haveria cerca de 25 membros, que organizaram em Setembro desse ano um encontro dos membros nacionais da Mensa, em Tomar. Desde então, organizou-se a realização de testes em Portugal (até então feitos através da Mensa International ou da Mensa Brasil), criou-se a página da Mensa em Portugal, e alargou-se o número de membros até cerca de 75 (em 2007). O objetivo é atingir o número de membros necessários a Mensa Emergente e, futuramente, a criação da Mensa Portugal.

A Azinhaga, no interior de Portugal, tem sido progressivamente escolhida como a "capital" dos Mensanos Portugueses, e são concorridos os almoços de convívio que se realizam duas a três vezes no ano. Também ocorre, por vezes, um encontro-almoço noutros pontos do País.

Em 2007, alguns Mensanos e amigos da Mensa, participaram do reality-show "A Bela e o Mestre", como forma de aumentar a mediatização da Mensa.

Actualmente, os Mensanos Portugueses denominam-se "Grupo de Membros Portugueses da Mensa Internacional (GMP-Mensa)" e foram autorizados a realizar testes de admissão; há Mensanos no Porto, Algarve, Lisboa e Azinhaga, responsáveis pela organização de sessões periódicas de testes. O contacto com o GMP-Mensa pode ser feito através do seu site www.mensa-pt.org.

Como pertencer à Mensa[editar | editar código-fonte]

Para assegurar a igualdade de acesso a Mensa International utiliza um teste próprio para ser aplicado a todos os candidatos, preferencialmente em condições controladas por um Psicólogo ou equiparado. Dependendo das condições locais, podem ser organizados testes individuais ou coletivos. A Mensa International assegura a realização dos testes em todos os países, sobretudo nos que não possuem uma Mensa nacional, e existem responsáveis nomeados para a realização de tais testes (chamados "Proctor"). Após a sua realização, os testes são enviados para correção em Londres, sendo o candidato depois contactado com a comunicação do resultado e, se tiver resultado favorável, um convite para inscrição na Mensa International.

No Brasil, os testes também são aplicados por psicólogos, em diversas cidades, com agendamento prévio através do site http://www.mensa.org.br/agendamento_de_teste.php. A Mensa Brasil é reconhecida como Mensa Full pela Mensa Internacional.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]