Mikhail Kravchuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mikhail Kravchuk
Mikhail Kravchuk
Nascimento 27 de setembro de 1892
Chovnytsia
Morte 9 de março de 1942 (49 anos)
Kolimá (União Soviética)
Cidadania Império Russo, República Popular da Ucrânia, Estado Ucraniano, União Soviética
Ocupação matemático, professor universitário
Empregador(a) Instituto Politécnico de Kiev Igor Sikorsky
Obras destacadas polinômios de Kravchuk, matrizes de Kravchuk

Mykhailo Pylypovych Kravchuk, também Krawtchouk (em ucraniano: Миха́йло Пили́пович Кравчу́к; Chovnitsy, Volínia, 27 de setembro de 1892Kolimá, 9 de março de 1942) foi um matemático ucraniano que, a despeito de ter morrido cedo publicou cerca de 180 artigos sobre matemática.

Escreveu principalmente artigos sobre equações diferenciais e equações integrais, estudando tanto sua teoria como aplicações. Sua monografia em dois volumes sobre a solução de equações diferenciais e integrais lineares pelo método dos momentos foi traduzido ca. 1938–1942 por John Atanasoff, que julgou seu trabalho como de valor em seu projeto de computador (Atanasoff–Berry Computer).[1]

Kravchuk foi professor catedrático de matemática do Instituto Politécnico de Kiev Igor Sikorski. Dentre seus alunos constam Sergei Korolev, Arkhip Lyulka e Vladimir Chelomei, futuros projetistas de foguetes e motores a jato. Kravchuk foi preso pela polícia secreta soviética em 23 de fevereiro de 1938 acusado de crimes políticos e espionagem. Foi sentenciado a 20 anos de prisão em setembro de 1938. Kravchuk morreu em um Gulag na região de Kolimá em 9 de março de 1942. Em setembro de 1956 foi absolvido postumamente de todas as acusações.

Foi readmitido postumamente como membro da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia em 1992. É epônimo dos polinômios de Kravchuk e matrizes de Kravchuk.

Em 1924 obteve a habilitação com Dmitry Grave, com o trabalho Über quadratische Formen und lineare Transformationen. Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Toronto (1924), em Bolonha (1928) e Zurique (1932), onde esteve em contato com, dentre outros, Jacques Hadamard, Richard Courant, David Hilbert e Francesco Tricomi.

Referências

  1. Mollenhoff, Clark R. (1988). Atanasoff: Forgotten Father of the Computer. Ames: Iowa State University Press. ISBN 0-8138-0032-3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]