Miopatia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Miopatia
Miopatia nemalínica congênita
Classificação e recursos externos
CID-10 G71-G72- M60-M63
CID-9 359.4-359.9- 728-728
DiseasesDB 8723
MeSH D009135
Star of life caution.svg Aviso médico
Miopatia miotubular
Miopatia mitocondrial

Miopatia (do grego μυοπάθεια, myo=músculo, pátheia=padecença, doença) é designação genérica das afecções e doenças musculares em que as fibras musculares não funcionam em muitas vezes, o que resulta em fraqueza muscular. Cãibras musculares, rigidez, espasmo, tetania e o "manobrismo do levantar" são sintomas e sinais associados à miopatia.

Tipos de Miopatia[editar | editar código-fonte]

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

O diagnóstico é baseado na clínica, dosagem de enzimas musculares e exame do DNA. Quando o exame do DNA não detecta as deleções, que são as alterações mais comuns do gene, realiza-se então a biopsia de músculo com estudo da distrofina por meio de métodos imunoistoquímicos. Embora não haja um tratamento específico, o uso de deflazacort na dosagem de 1 a 1,5 mg/Kg/dia V.O. tem apresentado aumento no tempo de deambulação dos pacientes. Obtém também diagnóstico a partir do exame eletromiógrafo ou eletroneuromiógrafo.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Os diferentes tipos de miopatias são causadas por diversas maneiras, não existe um tratamento único para todas as miopatias. Os tratamentos vão desde o tratamento dos sintomas muito específicos tratamentos de segmentação. A terapia medicamentosa, fisioterapia, a cirurgia, massagens, e até mesmo acupuntura são os tratamentos atuais para uma variedade de miopatias.

O tratamento é sintomático da miotonia e fisioterapia. Nos procedimentos cirúrgicos deve-se evitar o uso de succinilcolina devido a piora da miotonia. O relaxante muscular de escolha deve ser a d-tubocurarina. O tratamento cirúrgico para correção das deformidades, dentre elas as retrações articulares permanentes e escoliose, dependerá da causa da miopatia e do seu prognóstico.

A avaliação cardiológica e respiratória é essencial em todos os casos de miopatia, pois muitas distrofias musculares são acompanhadas de comprometimento também do músculo cardíaco e redução da capacidade vital.

As miopatias podem ser tratadas com o uso de mexiletina, sulfato de quinino, procainamida, fenitoína, ou carbamazapina.

Ver também[editar | editar código-fonte]

   A fonoadudiologia atua na musculatura da mímica facial, musculatura da mastigação, deglutição e possíveils distúrbios auditivos associados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.