Mirante AM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mirante AM
{{{alt}}}
Mirante AM
Rádio Litoral Maranhense Ltda.
País Brasil
Frequência(s) AM 600 kHz
Sede São Luís, MA
Slogan A rádio do Maranhão
Fundação 10 de maio de 1988 (35 anos)
Fundador Fernando Sarney
Pertence a Grupo Mirante
Proprietário(s) Fernando Sarney
Formato Comercial
Género Entretenimento, Jornalismo e Esportes
Faixa etária Público de 30 a 75 anos
Afiliações anteriores CBN (1995-1997)
Idioma (em português brasileiro)
Prefixo ZYH 920
Nome(s) anterior(es) CBN Mirante (1995-1997)
Emissoras irmãs
Cobertura Mesorregião do Norte Maranhense e áreas próximas
Coord. do transmissor 2° 34' 38.1" S 44° 18' 9.1" O
Dados técnicos Potência ERP: 10 kW
Webcast Ouça ao vivo
Página oficial imirante.com/miranteam/

Mirante AM é uma emissora de rádio brasileira instalada na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão. Opera na frequência AM 600 kHz, e pertence ao Grupo Mirante, do qual também fazem parte a Rede Mirante (afiliada a Rede Globo), o jornal O Estado do Maranhão e a Mirante FM, ambos de propriedade da Família Sarney. Seus estúdios ficam localizados no bairro do São Francisco, onde está a sede do Sistema Mirante de Comunicação, e sua antena de transmissão está no bairro da Vila Embratel.

História[editar | editar código-fonte]

1988-1995[editar | editar código-fonte]

A primeira transmissão foi realizada no dia 10 de maio de 1988. Naquele período, a música era o forte da programação, feita com os hits mais marcantes da época. Com o passar dos anos, a Mirante AM passa a adotar uma programação diversificada com informação, prestação de serviços, esporte e interatividade.

1995-1997[editar | editar código-fonte]

A Mirante AM afiliou-se à Central Brasileira de Notícias (CBN) em 1995, depois de operar sete anos como emissora independente.

Durante a afiliação, a produção local ficou restrita ao jornalismo e músicas.

1997-1999[editar | editar código-fonte]

Em 1997, com o término de contrato de afiliação com a CBN, a própria Mirante começa aos poucos formar cadeia de rede regional de rádio, depois que a emissora passou ser transmitida através por via satélite. As rádios AM do interior do estado passaram transmitir a recém criada rede.

1999-2006[editar | editar código-fonte]

Em 1999, a Mirante perdeu diversas afiliadas AMs para a Rede SomZoom Sat, que fazia sucesso na Região Nordeste. Apesar disso, manteve outras afiliadas e devido a grande abrangência, a Mirante buscou indicadores para mensurar seu esforço de comunicação e sua posição diante da concorrência.

A necessidade leva a Mirante a iniciar no mesmo ano, a parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), umas das empresas de pesquisa mais conceituadas do Brasil, para a realização de pesquisas periódicas sobre a audiência da emissora em todas as emissoras AMs em São Luís.

Estúdio da emissora na Expo Indústria Maranhão 2022

Em 2001, consciente do processo de convergência de mídias, a Mirante AM iniciou a participação também na internet, através do site www.miranteam.com e o lançamento foi recebido positivamente como oportunidade de ampliar a divulgação da rádio, assim como garantir mais ouvintes e também novos internautas.

Em 2007, a rádio ganhou novas afiliadas e está presente em grande parte do território maranhense.

Em março de 2009, a rádio reafirma a liderança apresentando 35,89% de share de frequência dentre todas as emissoras AM em São Luís.[1]

Em abril de 2024, o Grupo anunciou que a Rádio Mirante irá migrar do AM 600 para o FM 104.1 e mudará o nome para Mirante News FM, mantendo a programação jornalística, esportiva e de prestação de serviços além de contar com uma nova plástica e um novo estúdio.[2]

Referências

  1. Fonte: Pesquisa Ibope Easy Media 3. Meio Rádio. Grande São Luís. Período: 23 a 30 de março de 2009.
    Share da Freqüência: é a parcela que cada emissora possui da audiência total da freqüência que opera (AM) (Fonte). Arquivado em 4 de fevereiro de 2010, no Wayback Machine.
  2. «VÍDEO: Rádio Mirante vai mudar em breve para Mirante News FM 104,1». Imirante.com. 15 de abril de 2024. Consultado em 17 de abril de 2024 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.