Myrmecophagidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mirmecofagídeos)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTamanduá
Tamanduá-bandeira no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca

Tamanduá-bandeira no Zoológico de Copenhague, na Dinamarca
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Superordem: Xenarthra
Ordem: Pilosa
Subordem: Vermilingua
Família: Myrmecophagidae
Gray 1825
Géneros
Myrmecophaga

Tamandua

Myrmecophagidae é uma família de mamíferos pertencentes à ordem Pilosa, conhecidos popularmente por tamanduás ou papa-formigas.[1] Vivem nas florestas e savanas das Américas Central e do Sul, desde o Belize até a Argentina.

Alimentam-se de formigas e principalmente de cupins (térmitas), que retiram dos cupinzeiros com a sua longa língua – chega a ter 50 cm de comprimento – alojada dentro de um focinho também afunilado. Para desfazer os cupinzeiros, os tamanduás têm garras fortes e curvas nas patas dianteiras, que lhes dificultam o andar.

O peso do tamanduá-bandeira adulto pode atingir quarenta quilogramas e seu comprimento, 1,80 metros, incluindo a cauda, que pode chegar à metade desse tamanho. Este tipo de tamanduá, o Myrmecophaga tridactyla, se encontra em perigo de extinção. Suas fêmeas têm um único filhote por ano, muito pequeno e frágil, que é carregado nas costas da mãe até cerca de um ano de idade, tornando-se, assim, muito vulneráveis aos predadores. Outro grande problema que pode afectá-los é a destruição do seu habitat.

É quase cego e surdo, mas, por outro lado, tem excelente olfato. Ele pode sentir o cheiro de uma presa ou de um predador a dezenas de metros de distâncias.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Tamanduá" é um termo derivado da palavra tupi tamãdu'á[1] .

Tipos de Tamanduá[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 643

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Myrmecophagidae

Galeria[editar | editar código-fonte]