Monkey Business (1952)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monkey Business
A Culpa Foi do Macaco (PT)
O Inventor da Mocidade (BR)
 Estados Unidos
1952 • preto e branco • 97[1] min 
Direção Howard Hawks
Produção Sol C. Siegel
Roteiro Ben Hecht
Charles Lederer
I.A.L. Diamond
Baseado em uma história de Harry Segall
Elenco Cary Grant
Ginger Rogers
Marilyn Monroe
Charles Coburn
Gênero Comédia maluca
Ficção científica
Idioma Inglês
Música Leigh Harline
Cinematografia Milton R. Krasner
Edição William B. Murphy
Estúdio 20th Century Fox[2]
Distribuição 20th Century Fox
(1952) (EUA) (cinema)
20th Century Fox
(2002) (EUA) (DVD)[3]
Lançamento Estados Unidos 02 de setembro de 1952
Portugal 09 de fevereiro de 1953[4]
Receita US $2,000,000
Página no IMDb (em inglês)

Monkey Business (br: O Inventor da Mocidade / pt: A Culpa Foi do Macaco)[5] é um filme americano de 1952, do gênero comédia maluca, dirigido por Howard Hawks,[6] e estrelado por Cary Grant, Ginger Rogers, Charles Coburn, e Marilyn Monroe.

O roteiro, baseado numa história de Harry Segall, foi escrito por Ben Hecht, Charles Lederer e I.A.L. Diamond.[7]

Para evitar confusão com o famoso filme de mesmo nome de 1931 dos Irmãos Marx, este filme é as vezes chamado de Monkey Business de Howard Hawks.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Marilyn Monroe e Cary Grant em Monkey Business

Dr. Barnaby Fulton (Cary Grant), um distraído químico que faz pesquisas para a empresa química Oxly, está tentando desenvolver um elixir da juventude. Ele é impelido pelo seu ganacioso chefe Oliver Oxly (Charles Coburn). Um dos chimpanzés do Dr. Fulton, Esther, fica solto no laboratório e, tendo visto o Dr. Fulton fazer algo semelhante, mistura um béquer de produtos químicos e despeja a mistura no bebedouro - químicos estes que por acaso têm o efeito rejuvenescedor que Fulton está procurando.

Sem saber da travessura de Ester, Fulton testa sua mais recente mistura experimental (x58 com um proposto nome de lançamento de "B4") em si mesmo, e a toma com água do bebedouro. Ele logo começa a agir como se tivesse 20 anos, e passa o dia na cidade com a secretária do seu chefe, Lois Laurel (Marilyn Monroe). Quando a esposa de Fulton, Edwina (Ginger Rogers) descobre que o elixir "funciona", ela bebe um pouco e toma-o com a água do bebedouro, e se transforma em uma estudante brincalhona.

As coisas ficam fora de controle quando Edwina faz uma ligação impetuosa à sua antiga paixão, o advogado de família, Hank Entwhistle (Hugh Marlowe). Sua mãe, que nada sabe do elixir, acredita que Edwina está verdadeiramente infeliz em seu casamento e quer o divórcio.

Barnaby toma mais elixir e faz amizade com um grupo de crianças brincando de índios. Eles capturam e "escapelam" Hank (dando-lhe um penteado moicano). Enquanto isso Edwina se deita para dormir e passar o efeito da fórmula. Ao acordar, um bebê nu está ao seu lado e as roupas de Barnaby estão próximas, então ela presume que ele tenha tomado demais da fórmula e regrediu para um bebê. Ela leva a criança a Oxly para resolver o problema.

Enquanto isso, mais e mais cientistas (e o Sr Oxly) no laboratório estão bebendo a água e regredindo à uma segunda infância, com resultados previsivelmente hilariantes. A fórmula é perdida quando o resto da água acaba sendo jogada fora.

O adágio de despedida é "você fica velho apenas quando esquece que é jovem."

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. MONKEY BUSINESS(1952): Additional Details - Duration(mins) (em inglês) TCM. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  2. MONKEY BUSINESS(1952): Additional Details - Production Co (em inglês) TCM. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  3. O Inventor da Mocidade (1952): Company Credits - Distributors (em inglês) IMDb. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  4. O Inventor da Mocidade (1952): Release Info - Release Dates (em inglês) IMDb. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  5. O Inventor da Mocidade (1952): Release Info - Also Known As (AKA) (em inglês) IMDb. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  6. MONKEY BUSINESS(1952): Cast & Crew - Director (em inglês) TCM. Página visitada em 28 de setembro de 2014.
  7. O Inventor da Mocidade (1952): Full Cast & Crew - Writing Credits (em inglês) IMDb. Página visitada em 28 de setembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]