Museu Nogueira da Silva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museunogueirasilvabraga.jpg
O jardim

O Museu Nogueira da Silva está localizado em Braga, Portugal

O Museu deve a sua fundação ao legado, feito em Setembro de 1975, a favor da Universidade do Minho por António Augusto Nogueira da Silva (Porto, 29 de Janeiro de 1901 - Lisboa, 1 de Outubro de 1976). Originário de uma família bracarense, desenvolveu uma actividade filantrópica pelo que foi distinguido com várias ordens honoríficas.

A dimensão do edifício da autoria do Arquitecto Rodrigues Lima, o jardim e a situação no centro da cidade, tornaram possível a disponibilização de espaços para actividades culturais complementares ao Museu, como a Galeria da Universidade onde se realizam exposições temporárias; auditórios para conferências e concertos; a Fototeca onde se conservam vários arquivos fotográficos.

Edifício[editar | editar código-fonte]

O edifício é da autoria do Arquitecto Raul Rodrigues Lima.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O museu possui uma colecção variada de pintura, escultura, mobiliário, tapeçaria, ourivesaria, porcelana, vidros e faiança.

Tem dois retratos de Henrique Medina, um de Nogueira da Silva, e outro de sua esposa.

Jardim[editar | editar código-fonte]

A casa possui um jardim de inspiração francesa, com canteiros rodeados por buxo, sendo coroado ao fundo por magnólias rodeando uma fonte barroca originária de uma antiga quinta de Gualtar.

O jardim é ainda decorado com esculturas, fontes, pequenos lagos, azulejos várias peças de cerâmica de Jorge Barradas, etc.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Museu Nogueira da Silva

Ligações externas[editar | editar código-fonte]