Mushroomhead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mushroomhead
Informação geral
Origem Cleveland, Ohio
País  Estados Unidos
Gênero(s) Metal alternativo
Metal industrial
New Metal
Período em atividade 1993 - Atualmente
Gravadora(s) Megaforce Records
Afiliação(ões) Tenafly Viper
Ventana
Circus of Dead Squirrels
Nothing
Foose
Scelestus
Hed PE
Página oficial www.mushroomhead.com
Integrantes Jeffrey Nothing (Vocais)
J Mann (Vocais)
Waylon (Vocais)
Shmotz (Teclados)
Skinny (Bateria)
ST1TCH (Dj, Percussão)
Church (Guitarras)
Dr. F (Baixo)
Roberto Diablo (Percussão)
Ex-integrantes Lil Dan
Gravy
Roxy
Pig Benis
Bronson
J.J. Righteous
Dinner
Mr. Murdernickel
DJ Virus

Mushroomhead é uma Banda de Metal Industrial de Cleveland, Ohio. Formada em 1993 pelo baterista Skinny, seus integrantes utilizam pseudônimos e se apresentam com figurino grotesco, como máscaras e corpse paint.

A sonoridade do grupo sintetiza elementos da música alternativa, Heavy Metal e Metal Industrial, fortemente marcada pelo uso de guitarras de 7 cordas e teclados.

Um jornal de Cleveland, Plain Dealer, definiu o Mushroomhead como "sofisticado, denso, enérgico, com passagens melódicas e letras negras que não confiam em meramente palavras repetidas".

Eles estiveram no topo do Cleveland World Series of Metal durante os anos de 1997, 1998, 1999 e 2000. Já tocaram com bandas como Marilyn Manson, Avenged Sevenfold, Lamb Of God ,Meshuggah, Type O Negative, Gwar, Misfits, Anthrax, Down, Hed PE, Crowbar, Overkill, Six Feet Under e Nile.

História[editar | editar código-fonte]

Álbum Debut, Superbuick E M3[editar | editar código-fonte]

Em 1993 o Mushroomhead foi criado como um projeto paralelo. Para se diferenciarem dos membros de outras bandas e para dispenssar quaisquer conceitos sobre o som do grupo e conteudo músical a banda adotou uniformes, máscaras e apelidos. Mushroomhead tocou seu primeiro show em 1993. Dias depois o octeto se encontrou ao lado da já famosa banda Gwar. O baterista da banda, Skinny, disse:

" Nós tocamos nosso primeiro show no sábado, nós iriamos tocar nosso primeiro show na sexta, mas eu tinha que trabalhar, então isso acabou acontecendo no sábado ".

Em 1995, o Mushroomhead liberou o seu primeiro álbum chamado Mushroomhead, com a sua própria gravadora, a Filthy Hands Co. (também chamado de "Mushroom Co."). Para os membros, o Mushroomhead se tornou uma prioridade para suas bandas anteriores se romperem. Embora o alinhamento da banda sofreu muitas mudanças em toda a década de 1990, a banda permaneceu ativa, lançando constantemente músicas e ganhando fãs. Em 1996, eles liberaram o Superbuick o segundo álbum da banda. Em 1999, Mushroomhead libera o M3, que foi o último álbum auto-financiado e auto-lançado pela banda.

XX e XIII[editar | editar código-fonte]

Em 2001 Mushroomhead lançou um álbum compilação chamado XX, que é pronunciado "Double X". O álbum foi lançado pela gravadora independente Eclipse Records. Depois nesse ano a banda assinou com a gravadora Universal Records e o álbum foi remasterizado e re-lançado internacionalmente. O re-lançamento levou o Mushroomhead a maiores turnês nacionais, como o Ozzfest 2002 e a shows internacionais e também o primeiro clipe da banda a ser exibido na TV. O clipe foi gravado para o único single do álbum, "Solitare Unraveling".

Em 2003 a banda lançou o álbum XIII, que foi o primeiro álbum com material novo também lançado pela Eclipse Records. O álbum continha o single Sun Doens’t Rise que foi apresentado na MTV: Headbangers Ball e a música também foi incluída na trilha sônora do filme Freddy vs Jason. Além disso continha uma faixa escondida da música "Crazy" que é uma música gravada originalmente pelo cantor Seal. O álbum estreou no número 40 no gráfico da Billboard Top 200 e vendeu 400,000 cópias ao redor do mundo ao longo do tempo.

Depois de uma extensiva turnê mundial, o vocalista J.Mann anúnciou que estava deixando a banda em Agosto de 2004 causada pela exaustão e razões pessoais. A maior razão pela sua saída foi o fato de que seu pai estava doente e ele queria estar lá por ele. Ele foi substituído pelo vocalista da banda 3 Quarters Dead, Waylon Reavis. Em 2005 a banda auto-lançou o primeiro DVD, chamado Vol.1, pelo selo da própria gravadora da banda, a Filthy Hands Inc. Produzido, dirigido, filmado e editado pela banda, Vol.1 abrange a ascensão da banda nos anos 2000 com montagens de vídeos de performances da banda ao vivo, os clipes e imagens da turnê.

Enquanto estavam na estrada em 2005 eles começaram o processo de composição de nóvas músicas e gravação de novo material para um novo álbum. Em Dezembro de 2005 a banda assinou com a Megaforce Records, garantindo a disponibilidade de novos álbuns nacionalmente e internacionalmente. Em 6 de Junho de 2006 (coincidentemente o dia 6 de junho de 2006) a banda lançou o Mushroom Kombat que era um jogo interativo que contava como parte do site oficial da banda. O mini-game colocava os integrantes da banda uns contra os outros no estilo Mortal Kombat (filme no qual os integrantes são fãs), com os membros tendo cada um único Fatality.

Mushroomhead liderou com Dope, Nocturne e Invain o The Music For Freedom Tour patrocinada pela Jägermeister na casa de shows House Of Blues na cidade de New Orleans, do estado de Louisiana em 16 de Agosto de 2005. Esse show foi um dos últimos grandes acontecimentos antes do furacão Katrina destruir New Orleans em 29 de Agosto de 2005, 13 dias depois da banda ter tocado na cidade.

Savior Sorrow e próximo álbum[editar | editar código-fonte]

Savior Sorrow foi lançado em 19 de Setembro de 2006 e estreou nos gráficos da Billboard Top 200 em 45º com as vendas ultrapassando 12,000 cópias na primeira semana. A gravadora da banda declarou que as vendas estavam perto de 25,000 com a inclusão das vendas do CD durante os shows da banda na turnê. Como resultado a SoundScan emitiu um pedido de desculpas no dia seguinte à divulgação dos dados de vendas do CD devido a erros cometidos na contagem. A razão primária dada foi a falta de inclusão na contagem das vendas realizadas na rede varejista Best Buy. As vendas do Savior Sorrow chegaram perto de 26,000 e o local de entrada do gráfico foi mais próximo à 30º a marca de 73º. A posição de estréia nos gráficos do Savior Sorrow foram re-ajustadas a 50ª posição. Simple Survival, que foi o primeiro single do álbum, foi colocado no 39º lugar no Billboard Mainstream Rock Tracks uma semana depois de seu lançamento.

Em 29 de Dezembro de 2007 a banda ganhou o Vídeo do ano de 2007 com 12 Hundred na competição da MTV: Headbangers Ball.

Em 17 de Setembro de 2008 a banda anúnciou que iria lançar o DVD Vol.2 em 28 de Outubro de 2008 através da Filthy Hands e Megaforce Records. O DVD contem duas horas e meia de conteúdo incluindo imagens ao vivo da turnê de quase 3 anos do Savior Sorrow, clipes das músicas 12 Hundred, Simple Survival, Burn, Tatoo, Save Us e Embracing The Ending. Comentários da banda em alguns vídeos e filmagens da turnê.

Em suporte ao DVD a banda caiu na estrada com outras bandas durante 3 de Outubro até 2 de Novembro.

Depois da turnê a banda retornou aos estúdios em Junho de 2009 para gravar o próximo álbum. Porém a gravação foi interrompida por causa da turnê Hed To Red Tour, que o Mushroomhead liderou com a banda Hed PE.

A banda também fez 3 shows no Mayhem Festival e anúnciaram durante um show que o novo álbum seria lançado em 10 de Fevereiro de 2010. Também foi confirmado que J.Mann fará uma participação especial no novo álbum.

A banda fez o show de Halloween que acontece anualmente em Cleveland, Ohio, celebrando seus 16 anos. O show foi filmado e resultará no primeiro DVD ao vivo da banda, ainda sem data de lançamento.

Influências[editar | editar código-fonte]

Tanto a estética do grupo, como sua inicial direcionamento musical remetem uma influência ao grupo californiano Mr. Bungle. A banda foi reconhecida no final dos anos 80 pela mistura não-convencial de ritmos musicais, como heavy metal Funk e Jazz, também presentes nos primeiros trabalhos do Mushroomhead. O Mr. Bungle também usava máscaras e fantasias em suas apresentações ao vivo.

Em entrevistas, o vocalista Jeffrey Nothing afirmou ser influenciado por Iron Maiden, Judas Priest, Grandfunk Railroad, Faith No More, Mr. Bungle, Bjork .

A banda também declarou ser influenciado pelo diretor David Lynch (o nome "Mushroomhead" inclusive, foi tirado de um trecho de Veludo Azul, de Lynch) e pelo compositor Angelo Badalamenti.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns De Estúdio[editar | editar código-fonte]

Compilações[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonoras[editar | editar código-fonte]

  • Escorpião Rei Soundtrack - Ano 2001 - Pela Gravadora Universal Records, Com A Música Along The Way.
  • Triplo X Soundtrack - Ano 2002 - Pela Gravadora Universal Records, Com A Música Before I Die
  • Freddy X Jason Soundtrack - Ano 2003 - Pela Gravadora Roadrunner, Com A Música Sun Doesn't Rise.
  • O Massacre Da Serra Elétrica - Ano 2003 - Pela Gravadora RTE/DRT Records, Com A Música 43.
  • De Volta A Casa Da Colina - Ano 2006 - Pela Gravadora Megaforce Records, Com A Música Simple Survival.
  • The Rage - Ano 2008 - Pela Gravadora Megaforce Records, Com As Músicas Damage Done E 12 Hundred .
  • Jogos Mortais VI - Ano 2009 - Pela Gravadora Megaforce Records, Com A Música Your Soul Is Mine.

Videografia[editar | editar código-fonte]

Video-Clipes[editar | editar código-fonte]

'Mushroomhead'' - Simpleton'[editar | editar código-fonte]
XX - Solitaire Unraveling[editar | editar código-fonte]
XIII - Kill Tomorrow[editar | editar código-fonte]
XIII - Sun Doesn't Rise[editar | editar código-fonte]
XIII - Eternal[editar | editar código-fonte]
Savior Sorrow - 12 Hundred''[editar | editar código-fonte]
Savior Sorrow - Simple Survival''[editar | editar código-fonte]
Savior Sorrow - Burn''[editar | editar código-fonte]
'Savior Sorrow' - 'Damage Done '[editar | editar código-fonte]
'Savior Sorrow') - 'Save Us '[editar | editar código-fonte]
Savior Sorrow - Embrace The Ending'[editar | editar código-fonte]
Savior Sorrow - Your Soul Is Mine'[editar | editar código-fonte]
'Beautiful Stories For Ugly Children - Come On'[editar | editar código-fonte]

Cronologia[editar | editar código-fonte]


DVDs[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.