No Wave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
No Wave
Origens estilísticas Punk rock
Avant-garde[1]
Contexto cultural Década de 1970 em Nova Iorque[1]
Instrumentos típicos Guitarra elétrica, baixo elétrico, bateria, teclados, saxofone
Popularidade Nenhuma[2]
Gêneros de fusão
Dance-punk - Noise rock - Punk jazz

No Wave foi uma curta, mas influente cena de música underground, filmes, performances artísticas, vídeos, e arte contemporânea que teve seu início durante a metade da década de 1970 em New York City.[1] O termo No Wave é, em parte, um jogo de palaras satírico rejeitando os elementos comerciais do gênero musical então popular New Wave ("new", em inglês, significa "novo" e "no" é traduzido como "não"). Algumas vezes a cena é relacionada com o início do movimento punk. O No Wave busca inspiração em gêneros musicais fora do mainstream, como punk underground, rock gótico, noise rock, música industrial entre outros.

O jornalista e critico musical Simon Reynolds, autor do livro "Rip It Up and Start Again: Postpunk 1978-1984", escreveu (livre tradução)[3] :

Cquote1.svg E apesar de "afeto" ser possivelmente uma palavra estranha para se usar em referência a um grupo de niilistas, eu sinto afeto pelo povo "No Wave". As músicas de James Chance são realmente muito boas, e há grandes momentos em toda a discografia de Lydia Lunch. As canções do Suicide são bonitas. Cquote2.svg
Simon Reynolds

Vários artistas de sub-cultura no wave do post punk de NY entre 1980 e 1981 são citados ou participam do filme Downtown 81 (2001), estrelado pelo artista plástico Jean-Michel Basquiat.

Músicos de No Wave[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c In: Romanowski, P.. The New Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll. Revised edition ed. New York: Fireside, 1995. 717 p. ISBN 0-684-81044-1
  2. Romanowski, p.717: "Isso pareceu ter o seu próprio tempo curto de vida construído no seu princípio."
  3. Slate:Sobre o livro "Rip It Up and Start Again" de Simon Reynolds

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.