Novo Som

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Novo Som
Informação geral
Origem Rio de Janeiro
País Brasil Brasil
Gênero(s) Pop, Arena rock, Rock cristão, Gospel, Música cristã contemporânea
Período em atividade 1982 - atualmente
Gravadora(s) Favoritos Evangélicos
Ns Records
MK Music
Mess Entretenimento.
Página oficial site oficial
Integrantes Alex Gonzaga (Vocal)
Mito (Teclados e vocais)
Geraldo Abdo (Bateria)
Lenilton (Baixo e vocais)
Natinho (Guitarra e Vocais)
Ex-integrantes
Ney (Teclados) [em Memória]

Novo Som é uma banda de pop rock brasileira dedicada ao público cristão. É uma das mais conhecidas bandas desse segmento no Brasil. Originou-se no Rio de Janeiro, gravando seu primeiro álbum Um Novo Som para Cristo no ano de 1988.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O Novo Som surgiu de um grupo de louvor da Igreja Batista em Padre Miguel, RJ.[2] É uma das bandas gospel que surgiram nas igrejas evangélicas no início dos anos 80 e mantiveram uma carreira sólida. Gravou o primeiro álbum em 1988 e atua até os dias de hoje.[3]

A banda Novo Som conseguiu se estabelecer e acumular diversos prêmios. Apesar de manter o mesmo estilo original, novas concepções artísticas são incorporadas à musicalidade da banda, que já possui reconhecimento também fora do Brasil. Em novembro de 2002, o Novo Som fez seu primeiro show fora do país, em Lowell (Boston) e depois disso passou a realizar turnês por várias cidades dos EUA, que já acontecem desde 2003. A banda já esteve também em todos os estados brasileiros e em grandes casas de espetáculos, inclusive, em uma das maiores casas de shows da América Latina, o Metropolitan, atual Citibank Hall.[4]

Em sua carreira, o Novo Som conquistou vários prêmios da crítica especializada e com vendagens expressivas de CDs (que já são quinze álbuns gravados, com mais um milhão de cópias vendidas em toda a carreira) e dois DVDs.

Em 2006 o Novo Som grava o CD/DVD intitulado "Na Estrada"[5] [6] , o trabalho foi realizado na cidade de Manaus, no Amazonas, sendo o primeiro DVD gospel gravado na cidade. O Lançamento aconteceu em meados de 2007.

Em 2009 sai outro CD com canções inéditas intitulado "Estação de Luz". O álbum conta com canções inéditas e com as regravações das canções "Desacreditado" da Banda e Voz, e da canção título "Estação de Luz", da banda "Praise Machine" e "Recomeçar" composta por Edson Gadelha e David Fantazzini (ex-participante do reality show "Fama" da Rede Globo e ex-vocalista da banda Praise Machine). O álbum também trouxe três canções românticas (uma delas de autoria do ex-baixista da banda, Lenilton).[7]

Em 2012 a banda, (através do programa "Canções Para Sempre", apresentado por Alex Gonzaga na Rádio Melodia), anuncia sua saída da gravadora MK Music, da qual fazia parte há 12 anos. Anunciaram também que em 2013 a banda lançará CDs e DVDs em comemoração os 25 anos de ministério.[8]

Também em 2013, a banda fecha uma parceria com a Mess Entretenimento, lançando a coletânea "Novo Som Para Sempre", com 3 volumes.

Em 2013 a banda lança o projeto Mais que Amigos = Irmãos, em parceria com a Banda Catedral.[9]

Ainda no mesmo ano, a banda anuncia o retorno de Lenilton (baixo) e Natinho (guitarra) para uma turnê comemorativa de 25 anos, que será marcada pela gravação do DVD de 25 Anos da banda.[10]

Formações[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, a banda contava com vários músicos dentre eles estava: Alex Gonzaga, Lenilton, Mito, Marcio Antunes e Sérgio Antunes.

Marcio Antunes e Sérgio Antunes saem no início da carreira da banda e Geraldo Abdo ingressa no Novo Som.

Mito sai e Ney assume seu posto. O álbum Ao Vivo Vol.1 (Rio Sampa-RJ) conta com a participação de Mito em algumas faixas junto com Ney. O que levanta a possibilidade do retorno de Mito assumindo os teclados juntamente a Ney na formação oficial do Novo Som. Porém, antes mesmo do lançamento do álbum ao vivo, Ney veio a falecer devido um AVC.[11]

Mito retorna ao grupo e o Novo Som se mantém estabilizado com Alex, Lenilton, Mito, Natinho e Geraldo Abdo.

Ainda nos anos 90, Natinho deixa vago o seu posto no Novo Som e a banda passa a contar com guitarristas freelancer em shows e gravações.

Entre os guitarristas que passaram pela banda, estão:

  • Sérgio Knust (guitarrista do Yahoo que integrava o grupo ao vivo desde os tempos de Natinho na guitarra, permanecendo após sua saída, assumindo todas as guitarras da banda. Gravou todas as guitarras dos álbuns Meu Universo e Não é o Fim, participando deste último também como compositor).
  • Duda (que entrou dias antes do show que originou o álbum Ao Vivo Vol.2.
  • Dudu Ramos (que foi indicado à banda para a gravação do álbum Herói dos heróis. Primeiro trabalho da banda pelo selo MK Music. A faixa "Encontrei a Luz" é de sua autoria).[12]
  • Joey Summer (que integrou a banda de 2002 a 2009[13] , é também autor de vários sucessos do Novo Som, incluindo "Águas" e "Um dia a Mais")

Todos eles faziam parte dos vocais da banda ao vivo, alguns também em gravações.

Em 2002, Lenilton (baixista e principal compositor da banda) deixa o Novo Som após a turnê do álbum Um Dia a Mais.[14] , restando apenas da formação oficial: Alex Gonzaga (Vocal), Mito (Teclado) e Geraldo Abdo (Bateria).

De 2002 a 2013, a banda contou com a participação de Charles Martins (baixo), inclusive na gravação dos álbuns: Vale a Pena Sonhar, Na Estrada (Ao vivo em Manaus) e Estação de Luz..

Em 2013 a banda anuncia uma turnê comemorativa de 25 anos, e o retorno de Lenilton (baixo) e Natinho (Guitarra).

A banda ainda conta com Leandro Silva (Teclados) e Marcelo Horsth (Guitarra).

Discografia[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

  • 1998 - 15 Anos
  • 2005 - As 10 mais - CD Ouro
  • 2010 - Falando de Amor
  • 2013 - Para Sempre - Coletânea (Volumes. 1, 2 e 3)

Videografia[editar | editar código-fonte]

Outros projetos[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Durante a carreira a banda recebeu diversos prêmios, sendo os principais:

  • Troféu Imprensa, da Folha Cristã como Melhor Banda Gospel de 1994
  • Melhor Capa em LP de 1994
  • Melhor Banda de 1995 (Folha Cristã)
  • Disco de Ouro, como Melhor Música, de 1995
  • Trofeu Imprensa, da Radio 105 Fm, como Melhor Banda de 1995
  • Melhor Compositor 1995 - Lenilton, pela 105 Fm
  • Prêmio de Melhor Banda de 1995, da Rádio Cidade FM, de Belo Horizonte
  • Prêmio de "Melhor Banda de 1999
  • CD de Ouro - álbum Herói dos Heróis 2000 (Tiragem inicial de 100 mil cópias)
  • CD de Ouro - álbum Um Dia a Mais 2002 (Mais de 60 mil cópias vendidas)
  • CD de Ouro - álbum Vale a Pena Sonhar 2004 (Mais de 50 mil cópias vendidas)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Redação Clip Gospel Music. Novo Som - Pop Rock romântico evangélico. Clip Gospel Music. Página visitada em 17 de abril de 2013.
  2. Alexander S. Santos. Novo Som: Dados Artísticos. oocities.com. Página visitada em 18 de abril de 2013.
  3. Elvis Tavares. Os 20 anos do Novo Som. Efrata Music. Página visitada em 12 de abril de 2014.
  4. Redação Som Gospel. Biografia Novo Som. Somgospel.com. Página visitada em 18 de abril de 2013.
  5. Grupo MK de Comunicação. Novo Som grava DVD em Manaus. Casa Gospel. Página visitada em 11 de janeiro de 2013.
  6. Gospel Mais. Na Estrada: Banda carioca Novo Som lança CD & DVD gravados ao vivo em Manaus. Gospel Mais. Página visitada em 11 de janeiro de 2013.
  7. Jornal Gospel News. Notícia sobre o lançamento do cd "Estação de Luz. Jornal Gospel News. Página visitada em 15 de janeiro de 2013.
  8. Tomaz Campos. Banda Novo Som e Alex Gonzaga Anunciaram Sua Saída Da Gravadora MK Music e Irão Gravar Um CD e DVD Com a Banda Catedral. Tomaz Campos.com. Página visitada em 18 de abril de 2013.
  9. Redação Efrata Music. Catedral e Novo Som gravarão disco juntos. Efrata Music. Página visitada em 18 de abril de 2013.
  10. Tiago Chagas. Novo Som fará show online com formação original em comemoração aos 25 anos da banda. Gospel Mais. Página visitada em 12 de abril de 2014.
  11. Som13. Biografia Novo Som. Site Som13. Página visitada em 12 de abril de 2013.
  12. Dicionário Cravo Albin da música popular brasileira. Discografia Novo Som. Dicionário MPB. Página visitada em 12 de abril de 2013.
  13. Reginaldo Franco. Ex-guitarrista do Novo som fala sobre a sua saída da Banda em entrevista exclusiva. iGoospel.com. Página visitada em 11 de janeiro de 2013.
  14. Marcos Bin. Lenilton fala de sua nova banda e da saída do Novo Som. Universo Musical. Página visitada em 11 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]