Okonomiyaki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um Homem preparando okonomiyaki em um restaurante em Hiroshima, Japão
Queijo e camarão okonomiyaki misturado com molho, maionese, katsuobushi e aonori em Osaka, Japão
Sinal luminoso para clientes em um restaurante de okonomiyaki

Okonomiyaki (お好み焼き?) é um tipo de panqueca fina frita japonesa com vários ingredientes.

Okonomi significa "o que você quer" ou "do seu desejo," e yaki significa "grelhado" ou "frito" (ps. yakitori e yakisoba); sendo assim, o nome desse prato quer dizer "cozinhar aquilo que você gosta, da maneira que você deseja".

A massa é feita com farinha e acrescenta-se caldo de vegetais ou peixe dashi, ovos e repolho finamente picado, e usualmente contém ingredientes como cebolinha, cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo e regado com finas tiras de maionese.

O Okonomiyaki é associado geralmente como sendo uma omelete, pizza, ou panqueca, e comumente referido como sendo a “pizza japonesa" ou como a “panqueca japonesa".

Muitos restaurantes de okonomiyaki são no estilo "faça você mesmo", onde os próprios clientes recebem uma porção dos ingredientes, misturam e grelham em chapas quentes.

Em Osaka aonde acredita-se que o prato tenha a sua origem, o okonomiyaki é chamado de "butatama" e é preparado muito parecido com uma panqueca.

A mistura e os outros ingredientes são fritos em ambos os lados em uma chapa de ferro quente (‘’Teppan’’) de 3 a 5 cm de largura, usando duas espátulas de metal e depois de terminado o preparo são cortados em pedaços, como uma pizza.

Depois de preparado o okonomiyaki é coberto com molho, nori, katsuobushi, maionese e gengibre muito parecido com o molho Barbecue [ pode até levar maçãs raladas ].

Quando o okonomiyaki é servido com repolho cortado e uma camada de macarrão frito (ramen ou udon) na mistura é chamado de modanyaki (モダン焼き: "yaki moderno"). Um tipo mais fino de okonomiyaki feito com cebola é chamado negiyaki (ねぎ焼き?).

No Japão, o okonomiyaki é usualmente associado com a região de Kansai ou Hiroshima. A cobertura varia de acordo com a região por exemplo:

  • Em Kyoto, okonomiyaki é feito usualmente com verde mais escuro.
  • Em Hiroshima, os ingredientes são sempre mais cortados do que misturados. As camadas são tipicamente feitas com, repolho, bacon, e itens opcionais (lula, polvo, queijo, etc.), Macarrão frito (やきそば, yakisoba?), com ovo frito e doses generosas de molho de okonomiyaki. A ordem das camadas pode variar ligeiramente dependendo do estilo e preferência do cozinheiro, e os ingredientes também podem variar dependendo da preferência do cliente. As pessoas de Hiroshima reivindicam que esta é a maneira correta de se fazer o okonomiyaki.

Existem muitos restaurantes de okonomiyaki especializados em variações específicas do prato. Uma variação popular nos matsuri (festivais típicos japoneses) são os hashimaki (はしまき or 箸巻き?) onde o okonomiyaki é servido enrolado (maki) em torno de um par de pauzinhos (hashi) e comido como cachorro quente.

Um prato similar ao okonomiyaki, mas originado em Tokyo, é chamado de monjayaki (もんじゃ焼き?). O preparo diferencia-se quanto à mistura antes do preparo e à consistência. Ele é também comido diretamente na chapa onde foi preparado usando uma espátula de metal. Uma infinidade de grandes restaurantes de monjayaki podem ser encontrados em Tsukishima distrito de Tokyo. Eles também servem o okonomiyaki regularmente.

Ver também[editar | editar código-fonte]