OpenAL

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
OpenAL
Desenvolvedor Creative Technology
Lançamento 1997
Versão estável 2.1.0.0 (fevereiro de 2010)
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) API
Licença LGPL
Página oficial connect.creativelabs.com/openal

OpenAL (Open Audio Library) é uma API livre e multiplataforma desenvolvida para lidar com audio multicanal tridimensional. É usado normalmente com OpenGL.

História[editar | editar código-fonte]

OpenAL foi originalmente desenvolvido pela empresa Loki Software com o objetivo de facilitar a portagem de jogos criados em Windows para o sistema operacional Linux. Após o fim da empresa o projeto foi mantido pela comunidade de software livre, atualmente o projeto pertence à Creative Technology onde recebe grande apoio da empresa norte-americana Apple e entusiastas do software livre.

API e Funcionalidades[editar | editar código-fonte]

As funcionalidades da biblioteca estão baseadas em três conceitos: source objects (objetos que emitem som), audio buffers (som que será emitido por algum objeto) e um único listener (ouvinte da cena). Um source object conterá uma referência para um buffer além de também atributos como velocidade, posição, direção e intensidade. O ouvinte é determinado através dos atributos velocidade, posição e direção. A biblioteca é capaz de criar efeitos de atenuação de acordo com a distância e efeito Doppler automaticamente.

Diferente da especificação do OpenGL, a especificação do OpenAL inclui duas seções diferentes da API: o núcleo consistindo de toda a base do sistema e o ALC (Audio Library Context) que é utilizado para conectar o núcleo da biblioteca ao sistema operacional presente. Também existe uma biblioca de funcionalidades auxiliar denominada ALUT (análoga à biblioteca GLUT do OpenGL).

Com o objetivo de proporcionar novas funcionalidades no futuro, OpenAL utiliza um mecanismo para lidar com extensões. Diferentes fabricantes de hardware de som podem incluir suas próprias extensões para o OpenAL em seu equipamento.

Plataformas[editar | editar código-fonte]

OpenAL está disponível nas seguintes plataformas:

Aplicativos[editar | editar código-fonte]

Diversos aplicativos bastante conhecido utilizam OpenAL em seu desenvolvimento (principalmente jogos).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]