Oswald Mosley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Placa comemorativa da oposição a Oswald Mosley, na batalha de Cable Street.

Sir Oswald Ernald Mosley 6º Baronete (Londres, 16 de Novembro de 1896Orsay, 3 de Dezembro de 1980) foi um dos principais líderes fascistas da Inglaterra, fundador da União Britânica de Fascistas.

Seu partido possuía ideais como o protecionismo, anticomunismo e o nacionalismo de forma autoritária, se necessário fosse. Promoveu ainda a criação de um grupo paramilitar, os Camisas Negras, com características similares à milícia de mesmo nome dirigida pelo lider fascista italiano, Benito Mussolini.

Foi, também, membro de partidos tanto de direita, quanto de esquerda, como, por exemplo, o Partido Conservador (1918–1922) e o Partido Trabalhista (1924–1931). Foi membro também da socialista Sociedade Fabiana juntamente com sua esposa, foi deputado no parlamento britânico e ministro do trabalho no período em que esteve afiliado ao Partido Trabalhista.

Após a Segunda Guerra Mundial, procurou defender a ideia Europe a Nation, que tinha como objetivo instaurar um Estado-nação que se estendesse à toda Europa.

É o pai do ex- presidente da FIA, Max Mosley.

Sir Oswald Mosley faleceu no dia 3 de dezembro de 1980 em sua casa na comuna francesa de Orsay; seu corpo foi cremado em Paris e suas cinzas espalhadas no lago de Orsay.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.