Paul Weitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Paul Weitz

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 25 de julho de 1932 (82 anos)
Erie, EUA
Missões Skylab II, STS-6
Insígnia
da missão
Skylab1-Patch.pngSts-6-patch.png

Paul Joseph Weitz (Erie, 25 de julho de 1932) é um astronauta norte-americano que participou de missões ao espaço dos programas Skylab e do ônibus espacial Challenger.

Weitz recebeu suas asas de vôo em 1956, após servir por um ano na Marinha dos Estados Unidos a bordo de um destróier, fazendo parte de vários esquadrões navais de combate e interceptação até ser selecionado para a equipe de astronautas da NASA em 1966.

Em abril deste ano, Weitz juntou-se ao grupo de dezenove pilotos escolhidos pela agência espacial para o quinto grupo de astronautas. Após anos de treinamento e atividades em terra, ele subiu ao espaço em 25 de maio de 1973 como tripulante da missão Skylab 2, em companhia dos astronautas Charles Conrad e Joseph Kerwin para um período de 28 dias a bordo da estação em órbita da Terra, na primeira missão tripulada Skylab, durante o qual passou cerca de duas horas fora da nave em atividades extra-veiculares.

Paul Weitz voltou ao espaço dez anos depois, como comandante da viagem inaugural da nave Challenger, em 4 de abril de 1983 aos 50 anos de idade, na missão STS-6, que realizou diversas experiências de processamento de materiais em gravidade zero e lançou um satélite em órbita, além de testar diversos equipamentos destinado ao suporte de futuras caminhadas no espaço.

Após 120 horas em órbita, Weitz comandou a Challenger de volta a Terra, pousando na Base Aérea de Edwards e completando um total de 793 horas no espaço. Depois de um período como diretor do Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, aposentou-se da NASA em maio de 1994.

Ver também[editar | editar código-fonte]