Alfred Worden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alfred Worden

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 7 de Fevereiro de 1932 (82 anos)
Jackson, EUA
Missões Apollo 15
Insígnia
da missão
Apollo 15-insignia.png

Alfred Merrill Worden (Jackson, 7 de fevereiro de 1932) é um ex-astronauta norte-americano, piloto do módulo de comando da missão Apollo 15, a quarta missão tripulada a pousar na Lua em julho de 1971.

Worden formou-se na Academia Militar de West Point em 1955, passando a integrar a Força Aérea como piloto de caça e piloto instrutor, até juntar-se à NASA em 1966.

Integrante das tripulações reservas das missões Apollo 9 e Apollo 12, ele foi ao espaço como piloto do MC Endeavour, na missão Apollo 15, entre 26 de julho e 7 de agosto de 1971, junto com os astronautas David Scott e James Irwin. Permaneceu em órbita da Lua, enquanto Scott e Irwin pousavam na região dos Montes Apeninos lunares e usavam pela primeira vez os jipes lunares para a exploração de três dias ao canal Hadley e ao sopé e às encostas das Montanhas Apeninas.

Worden foi o primeiro astronauta na história a exercer atividades extra-veiculares na travessia do vácuo entre a Lua e Terra, no retorno da missão, passando um total de 38 minutos fora da Apollo em suas excursões ao compartimento de equipamentos científicos do módulo de comando.

Após um período de quatro anos em cargos de funções científicas na agencia espacial, retirou-se da NASA em 1975.

Ver também[editar | editar código-fonte]