Edgar Mitchell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Edgar Mitchell

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 17 de Setembro de 1930 (84 anos)
Hereford, Estados Unidos
Ocupação
atual
membro do Institute of Noetic Sciences

consultor do Institute for Cooperation in Space

Missões Apollo 14
Insígnia
da missão
Apollo 14-insignia.png

Edgar Dean Mitchell (Hereford, 17 de setembro de 1930) é um astronauta, engenheiro e piloto norte-americano, o sexto homem a pisar na Lua, como piloto do módulo lunar Antares na missão Apollo 14, em 9 de fevereiro de 1971.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Doutor em Ciências pelo Massachusetts Institute of Technology[1] , Mitchell foi oficial da Marinha dos Estados Unidos, entre 1953 e 1972, e entrou para a NASA em 1966. Sua viagem para a Lua, junto com Alan Shepard e Stuart Roosa na Apollo 14, foi seu único vôo espacial. No satélite, ele e Shepard exploraram por nove horas a região de Fra Mauro, cumprindo o objetivo da missão anterior, a Apollo 13, que não pôde pousar na Lua por causa de um acidente com a nave no espaço.

Mitchell na Lua

Depois de deixar a NASA, Mitchell recebeu o título de doutor honoris causa de quatro universidades norte-americanas.

Outros interesses[editar | editar código-fonte]

Mitchell realiza palestras e escreve artigos sobre o desenvolvimento da consciência e sua relação com a física quântica. Tem se dedicado também a defender a paz mundial. É um dos fundadores do IONS, na Califórnia, organização não-lucrativa dedicada à financiar pesquisas em áreas desvalorizadas pela ciência oficial, como fenômenos psíquicos e consciência.

De todos os astronautas que pisaram na Lua, Mitchell foi o maior entusiasta de teses sobre fenômenos paranormais e de vida extra-terrestre. Ele expressou publicamente sua opinião de que tinha 90% de certeza de que “muitos dos milhares de OVNIS avistados desde a década de 1940 eram de visitantes de outros planetas” e de que estes OVNIS tinham sido “objetos de desinformação pelos governos, de maneira a desviar a atenção dos povos em geral e criar confusão para evitar que a verdade viesse à tona”, escrevendo livros sobre o assunto.

Atividades atuais[editar | editar código-fonte]

Participou dos documentários In the Shadow of the Moon, The Phoenix Lights...We Are Not Alone, e The Living Matrix.

Mitchell é consultor do Institute for Cooperation in Space, organização não governamental dedicada a educar governantes sobre o banimento de armas espaciais[2] .

É um dos iniciadores da campanha para estabelecer um parlamento mundial a partir da ONU[3] .

Livros[editar | editar código-fonte]

  • The Way of the Explorer: An Apollo Astronaut's Journey Through the Material and Mystical Worlds (1996), G. Putnam & Sons, ISBN 1-56414977-3
  • Psychic Exploration: A Challenge for Science (1974), G. Putnam & Sons, ISBN 0-399-11342-8

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Página pessoal