James McDivitt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
James McDivitt

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 10 de Junho de 1929 (85 anos)
Chicago, EUA
Missões Gemini IV, Apollo 9
Insígnia
da missão
Gemini Four patch.jpg Apollo-9-patch.png

James Alton McDivitt (Chicago, 10 de junho de 1929) foi um astronauta norte-americano, comandante de missões dos programas espaciais Gemini e Apollo.

Após participar de mais de uma centena de missões de combate como piloto de jato na Guerra da Coréia, nos anos 1950, Jim McDivitt juntou-se à NASA em 1962, como parte do grupo de astronautas da segunda equipe montada pela agência espacial. Em junho de 1965 comandou a missão Gemini IV, que completou 66 voltas em órbita da Terra, várias experiências na falta de gravidade e atividades extra-veiculares, sendo o primeiro do seu grupo de astronautas a comandar a própria missão.

Em 1969, foi o comandante da missão Apollo 9, a primeira a ir ao espaço com um módulo lunar acoplado, que realizou diversos testes de funcionamento na órbita terrestre. Dois meses após esta missão, McDivitt assumiu o cargo de gerente de operações de pouso lunar, liderando a equipe que planejou o programa de exploração lunar, e redesenhou a nave para que ela pudesse realizar a missão.

Retirou-se da NASA e da Força Aérea em 1972, passando a trabalhar em altos cargos executivos de empresas privadas e atualmente é vice-presidente executivo da empresa Rockwell International Corporation.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]