Stuart Roosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Stuart Roosa

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 16 de agosto de 1933
Durango, EUA
Morte 12 de dezembro de 1994 (61 anos)
Falls Church, EUA
Missões Apollo 14
Insígnia
da missão
Apollo 14-insignia.png

Stuart Allen Roosa (Durango, 16 de agosto de 1933Washington, DC, 12 de dezembro de 1994) foi um astronauta norte-americano, comandante do módulo de comando da missão Apollo 14, a terceira missão tripulada à Lua.

Em seus anos anteriores à NASA, Roosa foi piloto de caça da base da força aérea em Langley e piloto de testes da Base Aérea de Edwards durante os anos 1960. Em 1966, foi selecionado para a equipe de astronautas da agência espacial.

Seu primeiro e único vôo espacial foi como tripulante da missão Apollo 14, junto aos astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell. Enquanto Shepard e Mitchell desciam na Lua, Roosa orbitou o satélite a bordo do módulo Kitty Hawk, realizando uma grande série de experiências.

Numa delas, ele levou ao espaço três sementes, que germinaram na volta para a Terra e foram plantadas através dos Estados Unidos, passando a ser conhecidas como “As Árvores da Lua”.

Stuart Roosa morreu aos 61 anos, no estado da Virgínia, de complicações provocadas por uma pancreatite, e foi sepultado no Cemitério Nacional de Arlington.

Ver também[editar | editar código-fonte]