Peter Lawford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Peter Lawford no filme The Picture of Dorian Gray (1945).

Peter Lawford cujo nome verdadeiro era Peter Sydney Ernest Aylen (Londres, 7 de setembro de 1923Los Angeles, 24 de dezembro de 1984) foi um ator norte-americano, nascido na Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Aos sete anos fez sua primeira aparição no cinema em Poor Old Bill. Aos treze anos conhece Hollywood e consegue o papel de um dos seis garotos em Lord Jeff. Seu pai era oficial britânico e a família vivia em constantes viagens. Isso o afastaria de novas oportunidades no cinema e, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, foi trabalhar como qualquer rapaz de classe média.

O fascínio pelo cinema o fez voltar a Hollywood em fins de 1940, onde. em 1942, participou de White Cliffs of Dover, da Metro. Contratado pelo estúdio, fez vários filmes de sucesso a partir de 1944. Ele se desligou da companhia em 1951 e foi fazer televisão.

Em 1954 casou com Patricia Kennedy, irmã do futuro presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, com quem teve quatro filhos e de quem se divorciou em 1966. Lawford se casou novamente em 1971, com a dançarina Mary Rowan e, em 1976, com Deborah Gould. Patricia Seaton foi sua quarta esposa, e com ela se casou em julho de 1984 e viveu até a sua morte em dezembro do mesmo ano.

Atuou em mais de 60 filmes e morreu aos 61 anos, em consequência de uma insuficiência cardíaca.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Peter Lawford
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.