Pietro Perugino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auto-retrato

Pietro di Cristoforo Vanucci, ou Pietro Perugino, ou simplesmente Perugino (1450-1523) foi um pintor italiano, nascido na Città della Pieve (Perugia), daí seu apelido. Formou-se através do conhecimento das mais importantes obras de Piero della Francesca, disseminadas pela Úmbria, Marche e Toscana. Foi um dos mais importantes artistas da Alta Renascença.

Nasceu Pietro Vannucci, na Úmbria. Foi aprendiz de Benedetto Bonfigli, Fiorenzo di Lorenzo ou mesmo Niccolò da Foligno. Pietro pintou em Arezzo e depois foi para Florença. Trabalhou no ateliê de Andrea del Verrocchio, junto com Leonardo da Vinci. Aprendeu a perspectiva com Piero della Francesca. Perugino foi um dos primeiros artistas a trabalhar com o óleo.

Em 1480, foi para Roma, trabalhar nos afrescos da Capela Sistina. Muitos de seus afrescos foram mais tarde destruídos para que Michelangelo pudesse pintar O Julgamento Final. Mais tarde, embrenhou-se em uma discussão com o próprio Michelangelo, que o acusou de elaborar trabalhos mal feitos. Diz-se que um de seus apredizes foi Rafael.Por 1505, suas obras entraram em descrédito, visto que muitas eram simplesmente executadas por seus aprendizes.

Perugino morreu de peste em 1524.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pietro Perugino
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.