Domenico Ghirlandaio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Visitação

Domenico Ghirlandaio (144911 de Janeiro de 1494, Florença, Itália) foi um pintor renascentista italiano contemporâneo de Botticelli e Filippino Lippi. Formou toda uma geração de excelentes artistas. Michelangelo foi um dos seus aprendizes.

Seu nome completo era Domenico di Tommaso Curradi di Doffo Bigordi.Era filho de Tommaso Bigordi e da sua primeira mulher, Antonia di ser Paolo Paoli. Ele era o mais velho de seis crianças.O seu nome artístico derivava da sua "alcunha": Il Ghirlandaio (o fabricante de guirlandas). Foi aprendiz de Alessio Baldovinetti no estudo da pintura e do mosaico.

Trabalhou em Florença, em obras no Palazzo Vecchio, e em Roma, onde criou, para o Papa Sisto IV, um afresco para a Capela Sistina, chamado Cristo chamando Pedro, André e seus Apóstolos. Suas outras obras em Roma estão perdidas. Na Toscana, sua obra mais famosa é uma série de afrescos para a Igreja de Santa Maria Novella, na capela da Família Sassetti. A série retrata a vida da Madonna e de São João Batista, com vários detalhes de cenas históricas, uma especialidade de Ghirlandaio.

Um dos grandes legados de Ghirlandaio foi ter sido um dos primeiros professores de Michelângelo. Outro aprendiz famoso foi Francesco Granacci.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Domenico Ghirlandaio
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.