Portal:Maurícia/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Maurícia (português europeu) ou Maurício (português brasileiro), oficialmente República da Maurícia ou República de Maurício, é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a norte: as ilhas São Brandão e Agalega. A Maurícia disputa ainda com Madagascar e a França a ilha de Tromelin.

Está localizada a cerca de 800 km a leste da ilha de Madagascar e os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seicheles, a norte. A capital é Porto Luís. Forma juntamente com a Líbia e com Seicheles, o grupo de países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

Os campos de cana-de-açúcar são ocupantes de mais de 50% da ilha. Vulcões negros sem vegetação, encontram-se elevados dentre os pés cultivados de cana-de-açúcar. O açúcar é a planta mais produzida na agricultura da ilha.

A ilha foi descoberta em 1505 pelos portugueses e colonizada em 1598 pelos neerlandeses. Posteriormente, a França e, depois, o Reino Unido foram os países governantes da ilha. A independência da Maurícia foi proclamada em 1968. Porto Luís, um aglomerado urbano cuja população ultrapassa 140 mil pessoas, é a capital e porto mais importante.