Portal:Teoria da História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal Teoria da História


 ver · editar O que é Teoria da História?



   Verbetes Teoria da História   


 ver · editar Verbetes destaque
Iluminura do século XII representando a torre e o scriptorium do mosteiro de São Salvador de Tábara, na Espanha

A palavra scriptorium (IPA: [scriptorium] ouvir) (no plural scriptoria) designa o espaço em que os livros manuscritos eram produzidos na Europa durante a Idade Média. É ainda incerta a origem dessa acepção da palavra e sabe-se que diferentes usos foram dados para o termo. Ao longo da história, scriptorium chegou a designar as ferramentas de escrita, o local de produção, o conjunto de uma obra, uma coleção de livros de algum monastério, o que mostrava sua proximidade com as bibliotecas, ou ainda mesas de trabalho associadas à atividade escriturária.

Saiba mais... Outros destaques...
 ver · editar Biografias
Ernst Bloch fotografado em 1956

Ernst Bloch (LudwigshafenTübingen) foi um dos principais filósofos marxistas alemães do século XX. Escreveu durante sua vida, longos 92 anos, sobre os mais diversos assuntos, mas especialmente sobre utopia, pelo qual hoje é conhecido. Exerceu uma influência difusa em diferentes ambientes intelectuais: Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, os teólogos Jürgen Moltmann, Johann Metz e Gustavo Gutiérrez (e com ele a Teologia da Libertação), o movimento ecologista na Alemanha, Herbert Marcuse, Fredric Jameson, Hans Heinz Holz , dentre outros.

Nasceu em Ludwigshafen am Rhein, filho de um casal de judeus não religiosos, Bloch trabalhava na administração do sistema ferroviário da Baviera, e Bertha Feitel. Desde cedo, o adolescente Ernst Bloch interessou-se pela filosofia, mas encontrou uma dura oposição dos pais. Diante dessa resistência, e sempre que podia, o garoto fugia para Mannheim, logo do outro lado do Rio Reno, para se refugiar na Biblioteca Real, onde podia se dedicar tranquilamente aos estudos da filosofia alemã.

Saiba mais... Mais artigos...
 ver · editar Coisas a fazer

A maioria dos artigos relacionados à Teoria da História não possuem qualidade satisfatória ou são inexistentes. Devido à abrangência e à diversidade dos temas, muitos continuam sendo somente esboços, enquanto outros sofrem de muitos problemas como falta de referências e má formatação. Por isso sua ajuda é muito importante. Se você se interessa por temas relacionados à Teoria da História, ajude a melhorar a qualidade dos artigos, de forma a construir uma enciclopédia livre onde o conteúdo de qualidade é acessível a todos. A seguir estão algumas dicas de como você pode contribuir.

  • Se você ainda não está familiarizado com as ferramentas de edição da Wikipédia, dê uma olhada nesse simples tutorial com dicas simples, mas valiosas;
  • Melhore a qualidade dos artigos sobre História em geral. Muitos deles carecem de fontes, o que compromete sua credibilidade;
  • Ajude a manter este portal atualizado. Dê sugestões de novos artigos, imagens e notícias que podem ser incluídas nas seções acima. Se quiser fazer uma crítica, sugestão ou elogio sobre o portal em geral, utilize a página de discussão.
  • Coloque a predefinição {{Portal3|Teoria da História}} nos artigos relacionados. Dessa forma você ajuda a divulgar este portal.


 ver · editar Projetos externos

   Teoria da História na Wikipédia   

O projeto "Teoria da História na Wikipédia" é uma iniciativa dos professores Drs. Flávia Florentino Varella e Rodrigo Bragio Bonaldo do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, e visa contribuir para a disseminação do conhecimento histórico para amplas audiências em uma plataforma de acesso aberto e universal, a Wikipédia.

A iniciativa também alia-se ao projeto “Wikipédia na Universidade” e consta com o suporte de um dos seus embaixadores, Felipe da Fonseca. O objetivo do projeto, conforme consta em seu sítio, é “estimular estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, produção colaborativa de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português”.

Por fim, o projeto também está aliado à campanha do grupo Wiki-Sul, onde são desenvolvidas atividades em "Wikipédia e Universidade".

Saiba mais...
 ver · editar Associações de Teoria da História
SBTHH

A Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) é uma organização sem fins lucrativos voltada ao fortalecimento de pesquisas nas áreas da teoria da história e da história da historiografia no âmbito nacional e internacional. Tem como principal objetivo integrar pesquisadores de diferentes gerações, instituições e convicções teóricas em um ambiente de cooperação e diálogo. A SBTHH é resultado de demandas no interior dos estudos históricos no Brasil e do interesse em se estudar a história da própria disciplina.

Saiba mais...
 ver · editar Você sabia que...
 ver · editar Predefinições

Predefinição 1: {{Teoria da História sidebar}}

Predefinição 2: {{Teoria da História}}

Predefinição 3: {{Portal3|Teoria da História}}

 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Teoria da História em outros projetos Wikimedia