Prix Ars Electronica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Prêmio Golden Nica

Prix Ars Electronica (do francês, latin e espanhol, traduzida livremente para "Prêmio de Artes Eletrônicas") é um dos mais importantes prêmios anuais no campo da arte interativa, eletrônica, da música e da animação e cultura digitais.[1] [2] Tem sido atribuído desde 1987 pela Ars Electronica (Linz, Áustria), um dos maiores centros mundiais para a arte e tecnologia.

Em 2005, a Golden Nica, seu maior prêmio, foi dividido em seis categorias: "Animação Computacional/Efeitos Visuais", "Músicas Digitais", "Arte Interativa", "Net Vision", "Comunidades Digitais" e o prêmio "u19" (menores de 19 anos), para "computação freestyle". Cada um deles vem com um prêmio no valor de 10.000, com exceção da última categoria, onde é de 5.000. Além disso, cada uma possui também um Prêmio de Distinção e Menções Honrosas.

A Golden Nica é uma réplica da escultura grega Vitória de Samotrácia. Medindo aproximadamente 35 centímetros de altura, com uma envergadura de aproximadamente 20 cm, com base em pedestal, é uma estatueta de madeira artesanal, banhada a ouro, fazendo assim cada troféu ser único. O símbolo para o Ars Electronica Center (disponível aqui) foi escolhido numa competição de design de 95, para sua inauguração. Ela representa a conectividade e o renascimento dos ícones anciãos, fazendo assim também uma referência atual ao se parecer com uma placa de circuito impresso.

Ganhadores[editar | editar código-fonte]

Animação Computacional / filme / vfx[editar | editar código-fonte]

Na categoria "Gráficos Computacionais" (1987-1994) foram abertos para diferentes tipos de imagens de computador. A partir de 98, a "Animação Computacional" (1987-1997) foi substituída pela atual "Animação Computacional/Efeitos Visuais".

O artista e músico nova-iorquino John Fekner recebeu prêmios honorários por Concrete People e The Last Days of Good and Evil, em 1987 e 1988.

Gráficos Computacionais[editar | editar código-fonte]

Animação Computacional[editar | editar código-fonte]

Animação Computacional/Efeitos Visuais[editar | editar código-fonte]

Cris Lavis com a Golden Nica por seu trabalho em "Madame Tutli-Putli" (2008)

Música Digital[editar | editar código-fonte]

Nesta categoria concorrem aqueles que trabalham com música eletrônica e arte de som digital. De 1987 à 1998 ela era conhecida como "Música Computacional". Duas Golden Nicas foram entregues em 1987, mas nenhuma em 1990 e 1991.

Arte Híbrida[editar | editar código-fonte]

Helen Evans e Heiko Hansen na Prix Ars Electronica 2008

[a próxima ideia] Arte voestalpine e Concessão de Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Arte Interativa[editar | editar código-fonte]

Julius von Bismarck na Prix Ars Electronica 2008

Os prêmios na categoria de arte interativa são atribuídos desde 1990. Nela aplica-se a muitas categorias de trabalhos, incluindo instalações e desempenhos, caracterizados por participação do público, realidade virtual, multimídia e telecomunicação.

Timo Toots Prix Ars Electronica Golden Nica 2012

Categorias relacionadas a Internet[editar | editar código-fonte]

Na categoria "World Wide Web" (1995-96) e ".net" (1997-2000), vários projetos baseados na rede foram nomeados, baseados em critérios como especialidades, orientação-comunidade, identidade e interatividade. Em 2001, veio a ter um novo nome "Net Vision / Net Excellence", com retribuições pela inovação no meio online.

World Wide Web[editar | editar código-fonte]

.net[editar | editar código-fonte]

Net Vision / Net Excellence[editar | editar código-fonte]

Comunidades Digitais[editar | editar código-fonte]

Danny Wool, representando a Wikipédia, recebe o Golden Nica de 2004

Uma nova categoria iniciou-se em 2004 com o apoio do SAP (e uma cerimônia separada em Nova Iorque dois meses antes da principal pela Ars Electronica) para celebrar o 25º aniversário da Ars Electronica. Foram condecorados dois Golden Nicas.

Referências

  1. Site brasileiro Overmundo vence trofeu Golden Nica (em português) Ministério da Cultura do Brasil, através da Folha de São Paulo. Página visitada em 1 de janeiro de 2010.
  2. Overmundo Ganha Troféu Golden Nica Divisão de jornal online do Terra.
  3. História da Prix (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Prix Ars Electronica