Psiônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Psiônica é o estudo ou prática do uso da mente para produzir fenômeno paranormal. Exemplos disso incluem empatia, telepatia, telecinese, etc. É um termo muito usado em ficção, ou em outros trabalhos sobre fantasia e ficção científica bem como em vídeo games, especialmente nos RPGs.

Por sua vez, o fator ou energia utilizado para obter um evento para psíquico é chamado psiônico. Embora esta energia e as habilidades adquiridas por meio dele sejam controversas, pesquisadores dos fenômenos para psíquicos têm desenvolvido numerosas hipóteses sobre o assunto.


História e terminologia[editar | editar código-fonte]

B. P. Wiesner e Robert H. Thouless criaram o termo pela primeira vez em psi de 1942 como o termo geral para Percepção extrassensorial e psicocinese. A terminologia original proposta dividiu psi em psi-gamma, para casos de percepção, e psi-kappa, para as ações. Estes termos foram mais tarde modificados para psi passivos e psi ativos. </ref>1

Em 1952, John W. Campbell propôs o termo "psionicos", de psi (‘psique’) e a terminação -onicos de eletrônicos (equipamento), que implica serem os poderes paranormal da mente mesuraveis.2 3

A Psiônica na pratica[editar | editar código-fonte]

A pratica Psiônica tem se popularizado. Muitas comunidades na internet clamam ser psionicas e serem capazes de instruir seus membros a realizar atos de psicocinese e ESP, O os distingue os diversos grupos psíquicos é que alguns acreditam que psi é um tipo de energia cerebral manifesta sob a forma de formas de pensamento, e usam um terminologia para tal, construções. Eles acreditam que estas habilidades estão sujeitos aos pensamentos do seu criador. A origem exata dessa ideia é bastante vaga, mas parece ter se iniciado no final do século XX. 4 5

Energia[editar | editar código-fonte]

A energia psi é frequentemente referida como uma forma de bio-energia, termos relacionados incluem o Qi no Qigong ou prana na filosofia Indiana.

Embora alguns digam que qualquer energia possa ser manipulada pela mente é considerada psi, outros contestam propondo que existem distinções entre as formas de energia. Estas distinções são a energia vital, energia eólica, e a energia psi. Aqueles que defendem esta distinção entretanto não tem base além da pura intuição baseada em uma sensibilidade, até o momento, é impossível de ser determinada. Desta forma a energia pode ser manipulada através da sua geração, mudando de sua direção ou velocidade, densidade, e formato. Isto é feito com a intenção (força de vontade), focalização e visualização. Existem teorias que os mecanismos de manipulação destas energias estão conectados a mente subconsciente, e a técnicas de respiração especificas.

Psionicos são habilidades mentais que não incluem a mágica ou rituais. A principal fonte desta força é a mente, e existem teorias que propõem uma distinção entre elas e a espiritualidade. Entretanto, existem também teorias que defendem alguma relação entre as mesmas. O que causa uma indistinção entre psiônicos e místicos.

Construções[editar | editar código-fonte]

De Acordo com algumas praticas psiônicos, construções são formações de energia psiônica que se mantém em um formato especifico e realizam uma tarefa especifica. Esta pode ser uma coletânea de escudos (um escudo é uma construção que regula ou detém a passagem de energia através dele), sobre uma entidade artificialmente criada, ou construções de percepção programada. Um exemplo simples disto é a bolapsi, que é essencialmente uma simples construção programada para manter uma forma esférica.

Habilidade Passivas[editar | editar código-fonte]

As habilidades Passivas geralmente lidam com a mente e/ou o sistema nervoso. Neste departamento estão incluídos a telepatia (Sensorialidade ou pressentimentos), empatia (sensorialidade ou afetar emoções), precognição (predeterminar eventos futuros), visão remota (observar um local sem o uso dos olhos físicos), e efeitos sistemáticos (sensibilizar ou afetar o sentidos e/ou nervos de outrem).

Habilidades físicas[editar | editar código-fonte]

Psiônicos que afetam o mundo físico são as vezes meramente referidos como telecinese ou psicocinese (abreviados para TK ou PK, respectivamente)... fontes diferentes podem apresentar uma outra terminologia. declaração de um seleto grupo de pessoas ser capaz de mover pequenos objetos com a sua mente (força de vontade) é controverso e muitas experimentos tentam verificar a validade destas declarações. Os Psiônicos possuem habilidade na Projeção Astral, que é a capacidade de projetar a sua consciência para fora do corpo físico através do perispírito (espirito ou corpo astral).

Festas psiônicas[editar | editar código-fonte]

São festas nas quais pessoas se reunirem para praticar as suas habilidades psiônicas. A primeira começou em Jack Houck, que criou a primeira Festa da Psicocinese. Nestas festas vários indivíduos se reunissem e alegam entortar utensílios e outros objetos de metal com a psicocinese. Estas festas se espalharam incluindo outros campos tais como a telepatia e construtores psi.

Ficção[editar | editar código-fonte]

Psiônicos na ficção cientifica ficam próximos a uma forma de magia, e são frequentemente entrelaçados profundamente com vários fenômenos relacionados ao paranormal ou a ficção científica.

A habilidade psiônicas mais usadas na ficção é a telepatia, que é frequentemente atribuída a mágica 6 ou a avanços tecnológicos ou civilizações com avanço evolucionários. Como por exemplo:

  • As habilidades Psiônicas são mostradas por seres que tiveram ou estão em processo de transcender a sua condição física para outro tipo de existência (tais como humanos na ficção cientifica clássica, O fim da infância de Arthur C. Clarke).
  • telecinese e precognição, como mostrados pelos Jedis em Star Wars são exemplos comuns deste tipo de abordagem.
  • No game Command and Conquer Red Alert 3 the Empire of the rising sun a arma definitiva e chamada Psyonic Decimator.
  • Na serie de ficção Babylon 5, humanos telepatas são obrigados a entrar numa organização chamada Psi Corps.
  • No gibi 2000 AD Judge Dredd, o departamento de justiça tem um divisão especial chamada Psi Division que consistem de juízes que tem habilidades psiônicas.
  • No anime Akira (baseado no manga), poderes psiônicos são a razão de um projeto de pesquisa secreto o departamento militar Japonês que resulta na criação de um criança com poderes psiônicos.
  • No game StarCraft, habilidades psiônicas tem um papel importante na explicação de muitas das habilidades e poderes das unidades especiais e dos alienígenas do game.
  • Muitos contos de H.P. Lovecraft aludem as habilidades psiônicas tais como na residencia de K'n-yan. O poderes se manifestam frequentemente. Em seus contos criatura poderosas como Cthulhu induzem a loucura por um tipo telepatia devastadora nas mentes caqueles que se aproximam dele.
  • Na serie Earthbound, psiônicos tem um papel maior. Muitos deles são protagonistas que utilizam os poderes psiônicos como uma habilidade de desenvolvimento secundário. Ela consiste de um desenvolvimento do PSI elemental, a condição PSI,a reativação PSI, etc. Os protagonistas – Ninten e Ana no episodio Mother; Ness, Paula, e Poo em Mother 2(Earthbound); e Lucas, Claus e Kumatora em Mother 3 – utilizam poderes psiônicos.

Em Talents universe, composto por duas séries de livros escritos por Anne McCaffrey, a prova conclusiva de habilidades psiônicas leva a aqueles que a possuem, intitulados de “Dotados”, a usar suas habilidades, como um prestação de serviço, oferecendo diversos serviços para a humanidade. Há um particular interesse nos “Dotados” com grande potencial psiônico, que combinam a sua capacidade de explorar fontes de energia para ampliar as suas habilidades, eles podem telecineticamente mover objetos e se comunicar telepaticamente instantaneamente através de distâncias interestelares. Com a ajuda destes Dotados, a humanidade consegue colonizar outros planetas e sistemas estelares, sem desenvolver os meios técnicos para as viagens interestelares.


psiônicos aparecem por toda a obra de [ [E. E. Smith] ], particularmente em " [ [Lensman] ]" série de dois romances [ [Exploradores do Subspace]] e a sua sequencia [ [Encontro no Subspace] ].

  • Psiônicos tem uma forma de telepatia, empatia, e telecinese em Binger Ray novela de horror, O herdeiro.
  • Psiônicos aparecem frequentemente na sobras de Philip K. Dick, principalmente na novela Ubik.
  • Habilidades Psionicas (sob o nome de "habilidades metafisicas") estão disseminadas por toda a obra de Julian May ou seja a Saga do exilio de Pliocene e Serie Milieu Galáctico entre ambas humanas e não humanas especies de Milieu; muitas são protagonizadas por seres de poderosas habilidades psiônicas. Os vários poderes são classificas em cinco tipos: criacionistas (criação ou transmutação da matéria e energia), psicocinese, pressentimento (ESP), coerção (controle mental) e corretivos (cura física e mental).
  • No universo Bionicle , Psiônicos tem poderes Elementais, usados pelos personagens Toa, Ce-Matoran (prefixo "Ce-" deriva da palavra "cerebral" e "cerebelo", termos relacionados a anatomia do cérebro), Makuta, e varios outros seres.
  • No filme Resident Evil: Extinction, Alice usa multipla habilidades psionicas, elas as adquiriu de uma mutação do T-Virus. Os computadores da corporação Umbrella monitoram os incidentes Psiônicos e desta forma localização o Projeto Alice.

Habilidades psiônicas são comuns em na serie Avery Cates de Jeff Somers, em vários formatos incluindo telecinese, controle mental (chamado "pushing"), e precognição limitada.

RPG e outro jogos[editar | editar código-fonte]

Psiônicos são usados em uma gama de variedades de role-playing games incluindo o popular d20 System, com um substituto para os poderes mágicos. Uma das classes básicas deste sistema esta em psiônicos. 8 O primeiro role-playing game a usar o termo psionicos foi o jogo Traveller, publicado pela GDW em 1977. O jogo StarCraft e suas sequencias tem uma raça chamada Protoss que são psiônicos. Psiônicos foram utilizados como um poder paranormal dos agentes na série de jogos para computadores X-COM da MicroProse, que foram inspirados na apreciação dada às habilidades psiônicas de alienígenas pela cultura popular. As habilidades psiônicas podem incluir controle mental e telecinese. Alguns personagens do SNES RPG Earthbound (Mother 2 no Japão) usam uma habilidade chamada "PSI" como um variante da magia na ficção cientifica. No vídeo game Second Sight, a pesquisa parapsicológica é muito utilizada. Você interpreta (joga) o papel que permite a você utilizar estes poderes psíquicos em certos níveis. O jogo é classificado como realístico (Ficção científica Realística) Neste jogo de computador System Shock 2, O jogado pode usar um variedade de poderes Psiônicos com a assistência de um equipamento chamado Psi-amp. O OSA, uma filial de uma UNN militar, no enredo do jogo, são especialista em habilidades psiônicas e suas aplicações em situações de combate.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. The History of Psi
  2. Psionics
  3. [ http://www.etymonline.com/index.php?term=psionic].
  4. http://psionicsinstitute.org/index.php?option=com_k2&view=item&id=70:history-of-the-psi-sites/
  5. http://psionguild.org/education/articles/constructs/basic-construct-design-programming/
  6. Poul Anderson, Magic and psionics however, are two different subjects "Fantasy in the Age of Science", p 270, Fantasy ISBN 48-51518
  7. Robert A. Heinlein, "Part Two: His Preposterous Heritage" and "Part Four: His Scandalous Career", pp 227, 317, etc., "Stranger in a Strange Land", Ace Science Fiction (Ace Books, New York, 1961) ISBN 0-441-79034-8
  8. http://www.wizards.com/d20/files/v35/PsionicClasses.rtf