R-Type

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
R-Type
Produtora Irem
Editora(s) Irem, Nintendo
Plataforma(s) Arcade
Série R-Type
Conversões/
relançamentos
Amiga,Amstrad CPC, Android, Atari ST, Celular, Commodore 64, Game Boy, iOS, MSX, PC Engine, Master System, Sharp X68000, Super Nintendo, ZX Spectrum, PSOne, PSP, Virtual Console
Data(s) de lançamento 1987
Gênero(s) Jogo de tiro
Modos de jogo Single player, Multiplayer
Requisitos mínimos 384 x 256
Controles Joystick
Último
Último
R-Type II
Próximo
Próximo

R-Type era um jogo de fliperama lançado pela fabricante de software japonesa Irem. Esse jogo foi lançado em 1987 apenas no Japão, possuía uma resolução gráfica de 384 x 256 pixel e uma paleta de 512 cores. O jogo é comumente caracterizado como jogo de tiro bidimensional. R-Type logo ganhou uma versão similar para o sistema de vídeo game Master System, da Sega,o que ajudou esse jogo a tornar- se bastante popular também no Ocidente, sobretudo nos Estados Unidos.

Na versão para vídeo game, R-Type possuía 4 megabit de dados e era praticamente similar ao arcade em todos os aspectos, como: efeitos sonoros, gráficos, dificuldade e jogabilidade. Logo, em 1989, a Irem lançou o novo R-Type II somente para o fliperama, com gráficos e som melhorados, mas mantendo a essência e estilo do primeiro jogo. R-Type II acabou ganhando uma versão um pouco modificada para o sistema Super Famicom / Super NES (Super Nintendo) em 1991, com o nome Super R-Type. Em 1992, foi lançado também R-Type Leo, mas somente para o fliperama. Em 1994, a Irem lançaria para o sistema Super Nintendo o game R-Type III, apresentando um dos mais atraentes jogos de tiro de sua geração.

A série não terminaria por aí.Depois de um longo período,ele retornaria ao console da Sony,o PSX em sua versão R-Type Delta, moderna com graficos de última geração e jogabilidade apaixonante,mantendo suas características e original em seu enredo. Novamente,para o novo console da Sony o PS2 seria lançado R-Type Final,sendo considerado um dos mais difíceis da série. Sua última aparição deu-se em 2008, com o inovador R-Type Command, para PSP, game que mesclava tiro espacial com estratégia, tendo apenas recepção mediana pelo público e pela imprensa especializada.

A série R-Type é lembrada pelos veteranos jogadores de vídeo game como um dos mais belos jogos de tiro já lançados para o vídeo game, com sua concepção futurista original e estilo único.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. R-Type Remake Creator: Downloadable Game Market 'A Godsend'. Gamasutra.com (June 11, 2009). Página visitada em 2009-06-11.
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.